Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Veja o que você deve levar em consideração antes de escolher um profissional para fotografar o seu bebê

Olá, queridas!

Eu adoro falar sobre fotografia newborn. Isso não é segredo para ninguém, não é?! Rs. Pensando nisso, quero dividir com vocês um pouco da minha experiência, adquirida durante 10 anos como fotógrafa newborn, e ainda ajudar as mães e pais que têm dúvidas de como escolher o profissional para fotografar seu bebê.

Antes de continuar, quero compartilhar uma novidade que me inspirou a escrever este post.

No mesmo ano em que completo a minha primeira década como fotógrafa newborn, tive a felicidade de ser convidada para participar do Congresso SIM – Semana do Imaginário Materno, organizado pela Revista Fhox, para falar sobre fotografia de bebês, junto com outros profissionais maravilhosos do ramo.

Os conteúdos do congresso são voltados para as mães, para que possam tirar todas as dúvidas quando o assunto é fotos de bebês. Além disso, os fotógrafos convidados são todos pioneiros neste estilo no Brasil e vão dar várias dicas para quem está planejando fazer uma sessão de fotografia newborn.

Portanto é muito importante buscar o máximo de informações possíveis sobre o estilo, o espaço e suas condições de segurança para o bebê e, principalmente, sobre o fotógrafo que você vai escolher para eternizar o momento. O congresso da Fhox é um bom ponto de partida.

Depois desse convite maravilhoso, resolvi reunir as informações mais relevantes e tudo o que você precisa saber na hora de escolher um fotógrafo newborn.

Você também pode gostar de ler:
As poses mais comuns em um ensaio newborn
As maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn
Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Como escolher o profissional para um ensaio newborn? 

Durante meus 10 anos de carreira, já vivenciei tantas histórias maravilhosas de amor e superação, que envolvem gestação e maternidade. Isso porque o nascimento de um bebê é sempre um momento único e mágico na vida da mulher. Ela vivencia, ao mesmo tempo, um novo mundo cheio de amor, mas muito desconhecido para as mamães de primeira viagem, e por isso mesmo, cercado de inseguranças.

Por isso, ao escolher um fotógrafo de recém-nascidos, verifique o depoimento de outros clientes sobre o seu trabalho, sua empatia com o momento da maternidade e sua capacidade de acolhimento.

Isso é importante porque tanto a mamãe quanto o bebê precisam estar confortáveis, tranquilos e, acima de tudo, em segurança durante todo o ensaio. Este acolhimento influencia, inclusive, na qualidade do ensaio de newborn, seja no resultado das fotos ou no bem-estar da família durante a sessão, tornando-a mais fluída e leve.

Inclusive, durante o congresso da revista Fhox, eu e os outros fotógrafos newborn convidados falaremos bastante sobre a relevância que existe para a família, quando o profissional consegue transformar a sessão num momento prazeroso e inesquecível em família.

Veja como funciona o ensaio newborn do fotógrafo escolhido

Como mãe e claro, também como fotógrafa, entendo que o bebê é a mais genuína demonstração de amor e afeto entre uma família. Assim, um bom fotógrafo de bebês precisa saber retratar esta afetividade como ninguém, ter empatia e sintonia com a família. Além disso, o recém-nascido é a “estrela” do dia.

Aqui no estúdio, por exemplo, toda sessão de fotos com bebê segue o ritmo dele, respeitando as mamadas e sonecas. A mudança de poses e cliques, por exemplo, gira em torno do tempo do bebê. Isso é importante para dar o melhor fluxo ao trabalho, deixando o ensaio mais fluído e rápido.

Deste modo, ao escolher um profissional, a minha dica é: dê preferência ao que priorize o ritmo do seu filho. Isso vai garantir muito mais do que fotos perfeitas: você e sua família lembrarão deste dia como um momento delicioso e uma memória para revisitar sempre.

Normalmente, divido as minhas sessões em quatro partes: recém-nascido com a família, recém-nascido nos props (acessórios), depois no pufe de barriga para cima e, por último, no pufe de barriga para baixo. O ensaio dura, geralmente, entre 2 e 3 horas, incluindo aqui o tempo de mamadas.

No entanto, nem sempre seguimos esta ordem ou período de tempo porque, como citei, o processo sempre seguirá o ritmo do bebê. 😉

A segurança vem em primeiro lugar no ensaio com bebês

Qualquer fotógrafo que trabalha como um estilo fotográfico específico, deve entender tudo sobre o seu nicho. E com fotos de recém-nascidos, não é diferente! O profissional escolhido deve conhecer tudo sobre bebês, desde de sua fisiologia até o seu funcionamento.

Pergunte ao profissional escolhido sobre as experiências anteriores com ensaios newborn, o manuseio de bebês e o conhecimento que ele possui sobre as técnicas corretas para um bom posicionamento.

Como uma das fundadoras, ex-presidente e atual membro do Conselho da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos (ABFRN), ressalto que a segurança durante o ensaio deve ser uma prioridade.

O profissional precisa ter em mente vários aspectos, entre eles a higienização (fundamental) e a temperatura ambiente que deve estar entre 28-29 graus: o bebê acabou de sair de um local quentinho e confortável e isso deve ser respeitado e preservado nesta nova realidade.

Portanto, a criança deve estar segura e relaxada para que a sessão de fotos seja prazerosa para todos. Converse bastante com o fotógrafo antes de começar a sessão, tire todas as dúvidas que desejar. O importante é você se sentir confiante e seguro com o trabalho do profissional.

Já falei aqui no blog sobre o que é preciso para garantir um ensaio newborn seguro. Clique aqui para saber mais.

Fotógrafo deve captar as particularidades de cada família

Cada família tem seu jeitinho e sua personalidade. Os ensaios fotográficos de família devem retratar esta singularidade. Afinal, como não se emocionar com um álbum de fotos que transborda a essência de quem amamos?

Desta forma, o profissional escolhido deve ser capaz de captar o jeito da sua família, conversar sobre suas expectativas e entender as particularidades dos pais e do bebê. Essas informações são importantes para o planejamento do ensaio, além de demonstrar interesse do profissional com a identidade dos envolvidos.

Eu, por exemplo, converso bastante com minhas clientes antes de começar a clicar. O meu objetivo é criar muito mais do que um ensaio de fotos, quero que todos tenham uma experiência positiva e inesquecível. E isso só é possível no ensaio newborn com muita conversa, amor e paciência.

Outro item que acho bacana ponderar durante a escolha é se o estilo fotográfico do profissional corresponde as suas expectativas. Aqui no estúdio, por exemplo, priorizamos o estilo mais clean e natural. Portanto, ressalto a importância de alinhar os detalhes com o profissional antes de começar a fazer as fotos, tá? 😉

Os 10 anos de fotografia newborn no Brasil

A fotografia de bebês cresceu muito nos últimos dez anos. Claro que sou suspeita para falar, rs, mas tenho muito orgulho de ser uma das pioneiras da fotografia newborn no Brasil. Logo no início da minha carreira, compreendi que a chegada de uma criança é uma etapa inesquecível na vida da família.

Vocês imaginam o tamanho da minha gratidão em ter a oportunidade de registrar o início de uma vida? 😊

Acredito que o bom fotógrafo newborn deve ir além das lindas poses e dos cliques. Ele deve entender o tamanho da importância do momento tem para a família, planejar uma experiência gostosa e criar a memória dos primeiros dias, que queremos guardar para sempre.

Espero que este post ajude na hora de escolher o profissional para registrar os primeiros momentos do seu bebê.  Antes de finalizar, aproveito para te convidar a acompanhar o bate-papo do congresso SIM, que vai acontecer entre 5 e 9 de julho, principalmente se você ainda tem dúvidas sobre este tipo de ensaio.

Para acessar o conteúdo, clique aqui.

E se você está pensando em fazer o ensaio de newborn do seu bebê, me envie uma mensagem no Whatsapp. Lembre-se que essa fase passa voando, então não deixe de eternizar uma memória afetiva tão valiosa! Além disso, vou adorar registrar as primeiras caretas e poses do seu bebê! 😊

Até a próxima!

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotógrafico

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Um manual prático inédito sobre fotografia newborn

As caretas mais fofas de recém-nascidos que você já viu

Atendimento de excelência em estúdio de fotografia newborn

Fotos de acompanhamento de bebês: as fases mais importantes

Ensaio Newborn com Gêmeos: como funciona e quais acessórios usar

Dicas de uma obstetra: segurança do ensaio newborn e o puerpério

Semana da Amamentação: O que amamentar significa para as mães

Conheça a ABFRN e como a associação ajuda os fotógrafos newborn

Nosso estúdio de fotografia newborn

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

As principais dúvidas dos pais nas fotos newborn

7 segredos de fotografia newborn para aprender em um workshop