Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Inscreva-se na plataforma EDUK e torne-se um fotógrafo de bebês de sucesso

Olá, pessoal!

A fotografia newborn é um ramo apaixonante, cheia de momentos que transbordam amor. Este estilo vem conquistando corações e ganha cada vez mais destaque no mercado fotográfico, afinal, quem não se encanta com as caretas e poses que somente um recém-nascido faz, não é? ❤️

Mas, para ser um fotógrafo newborn de sucesso é preciso dominar muito bem as técnicas fotográficas, buscar cursos e especializações, além de se manter sempre atualizado. O domínio da técnica traz segurança ao recém-nascido e, claro, a tranquilidade da família.

Durante os 10 anos em que fotografo bebês e pelos cursos presenciais e online que já ministrei desde 2012 onde ajudei a formar centenas de alunos, desenvolvi alguns cursos para você que quer se especializar nesta área e se tornar um profissional que faz da sessão de fotos um momento único, sereno, fluido e muito tranquilo.

Por isso, hoje quero dividir algumas técnicas que irão te ajudar a entender como lidar com os bebês para ter fotos incríveis e 3 dicas de cursos online sobre fotografia newborn para fazer durante a pandemia. 😉

Entenda sua câmera e as técnicas fotográficas

Dominar o seu equipamento e as técnicas fotográficas, como iluminação, composição e tratamento de imagens, por exemplo, são os primeiros passos para começar a fotografar bebês. Desta forma é possível ter fotos incríveis, sempre colocando a segurança da família em primeiro lugar.

É preciso dominar os conceitos fundamentais como abertura e profundidade de campo. Por isso recomendo que, antes de fazer um workshop de fotografia newborn, você saiba manusear sua câmera no modo manual. Afinal, na hora certa ela tem que ser a “extensão” do seu braço, para que você se preocupe apenas com o bebê no momento das fotos.

Como a fotografia newborn é uma área super especializada também é preciso ter experiência, então pratique muito antes com uma boneca, antes de pegar em um bebê real. Ao longo desses 10 anos que atuo como fotógrafa de bebês, pratiquei e estudei muito sobre poses e desenvolvi várias técnicas de fluxo com os bebês durantes as fotos.

As posições que utilizo lembram a vida uterina e deixam o pequeno super relaxado.

Assim, com o domínio da técnica, consigo focar toda a minha energia na criança, que acaba de chegar ao mundo, para mantê-la com o máximo de conforto. Aliás, eu sempre reforço o quanto a segurança é fundamental na fotografia newborn.

Inclusive, já falei aqui no blog sobre as 6 dicas valiosas para uma fotografia newborn segura e de sucesso.

Estude muito sobre bebês para ser um fotógrafo newborn

Para ser um fotografo de bebês de sucesso é preciso ir além do combo câmera + técnica fotográfica. Busque se especializar em recém-nascidos, conheça sua fisiologia e “mecânica”, já que é preciso entender do manuseio do bebê para realizar a sessão de fotos.

Também é importante estabelecer um fluxo de trabalho durante o ensaio, sempre com o objetivo de fazer com que seja fluído e rápido. É verdade que a especialização é importante em qualquer área, mas na fotografia de bebês ela é garantia de segurança e satisfação para os fotografados.

Por isso é preciso estudar muito!

Os cursos online são perfeitos para quem busca especialização, ainda mais neste momento de pandemia, porque podem ser feitos em qualquer lugar e em qualquer horário. Eu, por exemplo, possuo três cursos disponíveis na plataforma EDUK, sobre fotografia newborn e de bebês maiorzinhos.

Para quem ainda não conhece, a EDUK é uma plataforma de ensino on-line para quem quer aprender, empreender e viver da sua paixão, como a fotografia, por exemplo. Há diversos cursos bacanas, como o de Decoração de Quartos de Bebê   dá uma olhada neles!

Dê preferência para cursos com profissionais experientes

A minha principal orientação para quem está em busca de um curso de fotografia newborn é se identificar com o estilo do mentor, além de verificar sua experiência e currículo para certificar que a aprendizagem será como o esperado.

Os meus cursos online na plataforma EDUK, por exemplo, são voltados tanto para fotógrafos profissionais, que buscam especialização em newborn, quanto para os amadores que querem aprender e começar a fotografar bebês.

Outra dica é verificar se no curso escolhido você irá aprender a respeitar e entender os bebês. Tenha em mente que, como profissional, você precisa saber como se comportar com uma vida que acabou de sair do conforto da barriga da mamãe.

Por isso, é fundamental aprender as técnicas para proporcionar este sentimento ao recém-nascido. O meu método de ensino, por exemplo, abrange tudo que é necessário para fotografar recém-nascidos com confiança.

Método Laura Alzueta para ensinar fotografia newborn

Nos meus cursos online, você vai aprender como fazer fotografia newborn com bebês de até 15 ou 20 dias de vida, vendo na prática a transição de poses, ângulos e enquadramentos – esse aqui é um dos maiores segredos da fotografia de bebês.

Claro que eu não poderia deixar de falar dos equipamentos necessários, além das técnicas para acalmar os pequenos e otimizar o seu tempo de sessão. Isso porque, ao fazer fotos com recém-nascidos, tudo precisa ser bastante ágil para aproveitar o período em que o bebê está dormindo e relaxando.

Além disso, você também vai aprender como fazer sessões no estúdio ou até mesmo na casa do cliente. Os cursos também têm capítulos específicos sobre edição e tratamento de imagens.

Conheça os meus cursos na EDUK

Abaixo deixo um resumo dos meus três cursos na plataforma EDUK e o link para acessá-los. Vale ressaltar que em todos eles, o aluno recebe materiais complementares para continuar aprendendo. Confira:

  1. Newborn: a arte e a técnica de fotografar recém-nascidos:
    Este curso é voltado para quem está iniciando na fotografia newborn e apresenta ao aluno, de forma prática e direta, conceitos básicos de iluminação, poses, ângulos, composição, enquadramentos e posicionamento de bebês. Para saber mais, basta clicar aqui.
  2. Do bom ao perfeito: erros e acertos na fotografia newborn:
    O curso é voltado para quem já tem algum conhecimento na área de fotografia de recém-nascidos, mas quer evoluir e aprender mais para se aperfeiçoar em sua técnica. Nele, você vai aprender a lidar com os bebês e suas famílias e fotografar o newborn junto com os pais, um momento tão especial e desejado por eles.  Além disso, verá como posicionar e aperfeiçoar as poses, o certo e errado na hora de posicionar e também no enquadramento. Você também terá acesso a alguns segredos, que descobri ao longo dos meus 10 anos de carreira, para se destacar no mercado de fotografia de bebês. Acesse o curso, clicando aqui.
  3. Fotografia de bebês: o passo a passo do primeiro ano:
    Neste curso, você vai aprender as técnicas completas para ser um fotografo de bebês de sucesso, e como fazer um acompanhamento de bebês no primeiro aninho. Como dividir as principais fases do bebe? Que looks usar? Neste curso você vai assistir 3 ensaios completos, sendo o último com um aninho, o ensaio que inclui o smash-the-cake, aquelas fotos com o bolo na frente do bebe. Neste link, você acessa o curso completo.

Aproveite a pandemia para se aperfeiçoar

Sei que a pandemia e o isolamento não têm sido fácil para os fotógrafos, mas este tempo pode servir para se aperfeiçoar e buscar novas técnicas para incrementar o seu portfólio.

Espero que essas dicas ajudem quem está buscando iniciar neste ramo lindo e apaixonante que é a fotografia newborn, ou até para quem está em busca de uma mudança na carreira. Se depois deste post, você ainda ficou com alguma dúvida, é só nos chamar por aqui que teremos muita felicidade em ajudar!

Ah, e aproveito para perguntar: você já fez algum curso online durante a pandemia? Me manda uma mensagem contando sobre a sua experiência.

Pra finalizar, deixo um ensaio para você se inspirar que fiz dias atrás com a linda Catarina, com 18 dias. Aliás, ela é a filha de uma querida fotógrafa de famílias também. Uma responsabilidade a mais fotografar a família de uma fotógrafa! 😊

Um beijo e até a próxima!
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP,

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotógrafico

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Prêmios de fotografia newborn: premiando uma fotografia segura

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Curso para fotografar bebês: confira como foi o último Workshop de Fotografia Newborn Natural

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Um manual prático inédito sobre fotografia newborn

As caretas mais fofas de recém-nascidos que você já viu

Atendimento de excelência em estúdio de fotografia newborn

Fotos de acompanhamento de bebês: as fases mais importantes

Ensaio Newborn com Gêmeos: como funciona e quais acessórios usar

Fotografia newborn: palestras para fotógrafos de recém-nascidos

Dicas de uma obstetra: segurança do ensaio newborn e o puerpério

Semana da Amamentação: O que amamentar significa para as mães

Conheça a ABFRN e como a associação ajuda os fotógrafos newborn

Nosso estúdio de fotografia newborn