As poses mais comuns em um ensaio newborn

Bebês confortáveis e fotos lindas. Entenda como funciona meu Guia de Poses na Fotografia Newborn

Quando os papais e mamães chegam aqui no meu estúdio, na zona oeste de São Paulo, uma das coisas que mais me perguntam e chama atenção são as posições que os bebês ficam no ensaio de fotografia newborn. 

Embora existem muitas possibilidades, não dá para afirmar que teremos 100% das poses planejadas. Isso porque cada recém-nascido aceita de forma diferente as poses que dependem muito de sua própria posição uterina e irá de certa maneira guiar o ensaio de fotos e as propostas.

O mais importante é, sempre, respeitar o bebê. Eu busco sempre, em primeiro lugar,  fazer com que o recém-nascido esteja o mais confortável possível e claro, sua segurança é minha prioridade.

E é exatamente isso que vou explicar aqui: como deixar o bebê confortável e seguro durante a sessão fotográfica.

Veja aqui também algumas dicas ao fotografar newborn.

As poses mais comuns em um ensaio newborn 

O resultado e as poses que vamos reproduzir durante o ensaio newborn, variam muito de acordo com a criança: seu peso, tamanho, idade, posição uterina e semanas de nascimento são dados importantes. O papel do fotógrafo especializado em Fotografia Newborn é justamente saber identificar quais poses que o bebê vai gostar mais. 

Sim, o bebê nos dá alguns sinais para identificar isso. Vou ser sincera: precisa de muita prática e experiência para conseguir identificar isso com clareza.

Eu gosto de trabalhar assim porque esses sinais nos ajudam a identificar as posições que ele estava lá na barriga da mãe. Essas são as poses que ele vai naturalmente gostar mais e ficar confortável. Quanto mais relaxado o bebê estiver, mais lindas as fotos irão ficar!

Eu gosto de deixar isso bem claro porque, às vezes, muitas mamães sonham com determinadas fotos que viram como referência e como fotógrafos temos a pretensão ou ansiedade de reproduzir. Mas, deixo bem claro sempre que o bebê pode, por algum motivo, não gostar do fluxo ou do planejamento de poses. Precisamos estar preparados para seguir com a sessão e ficar o tempo todo muito atentos ao bebê.

Identificando as melhores poses para o bebê

Para deixar isso mais fácil de se entender, vou dar alguns exemplos. Alguns bebês que adoram ficar com as mãos perto do rosto não vão ficar bem em poses onde as mãos ficam muito escondidas ou presas para baixo. Geralmente, essas crianças ficavam com as mãozinhas no rosto lá na barriga da mãe. Muitas vezes eu comprovei isso porque as famílias me contam como o bebê estava no ultrassom. 

Então, por exemplo, já entendo que esse bebê vai gostar muito da pose no baldinho, onde as mãos ficam para cima. 

Ter essa percepção vem com a prática. A minha experiência de fotografar mais de 1000 bebês, faz com que eu enxergue esses sinais do bebê mais facilmente. Eu priorizo sempre o conforto, então eu garanto que o ensaio vai ficar lindo, com posições e imagens suficientes para um álbum maravilhoso. 

Fluxo de poses para ensaio newborn

Com todos esses anos fotografando diariamente, eu desenvolvi um esquema, um fluxo de poses para o ensaio newborn. 

Ele não é uma regra inquebrável, mas ajuda na organização e na certeza de não esquecer de nenhuma foto importante.

Então, basicamente divido o ensaio newborn em 3 etapas. Depois que eles chegam aqui no meu estúdio, os bebês mamam e seguimos para o meu fluxo do ensaio newborn:

Fotografia com a Família

Começo o ensaio newborn com a fotos de família porque é uma forma que encontrei de aproveitar a energia dos pais. Eles acabam de chegar e, de certa forma, estão ansiosos.

Também estão arrumados, a mãe está maquiada… Acho super propício aproveitar bem esse momento. Assim também vamos quebrando o gelo e o bebê pode se ambientar no novo espaço. 

Aqui fazemos as fotos do bebê no colo da mãe, do pai e o bebê com pai e mãe. Se temos um irmaozinho maior, a criança também pode segurar o irmão mais novo e incluímos toda a família das fotos. 

Caso o pai só possa chegar mais tarde no ensaio, vamos optar por tornar essas fotos flexíveis e realizá-las no final do ensaio newborn.  

Fotografia do bebê em puff

Depois das fotos com o pai e com a mãe, sigo para as fotos no puff. Esse é um acessório super versátil. 

Eu arrumo dois puffes: um para o bebê ficar de barriga pra cima, com uma cor, e outro para ele ficar com a barriga para baixo, com outra cor. Nas fotos de barriga pra cima, eu costumo colocar o bebê com wrap enrolado – que é um paninho bem elástico e flexível, super confortável. Bebês adoram ficar bem embrulhadinhos, como na barriga! E aí, vou desembrulhando aos poucos, tirando os bracinhos pra cima ou pra baixo. Fica lindo!

As fotos com barriga pra baixo, na verdade, são somente no final do ensaio. Eu reproduzo uma pose, que se chama taco – nada mais é do que deixá-lo como se estivesse dentro do útero. E aí vou alterando as poses que percebo que o bebê se ajeita bem e gosta de ficar. Bebês adoram ficar de bruços e barriguinha para baixo é sempre uma das minhas posições favoritas!

Eu não fico insistindo com o bebê. Então, se eu coloquei ele em uma pose da qual ele não gostou, já tiro ele dali. 

Fotografia do bebê em props

O meio do ensaio é uma verdadeira festa de fofura. É quando usamos as poses no cesto, balde ou na caixinha. Aqui fazemos, por exemplo, aquela pose do queixinho, que fica super linda. 

Também uso o Posing Pod, que um acessório de uma parceira minha, a BabyBear. Esse acessório é uma confortável cadeirinha desenhada especificamente para os recém-nascidos e que possibilita muitas posições com o bebê. 

Finalizando as poses para ensaio newborn

É importante frisar que cada ensaio e cada criança tem seu jeitinho. Nossa missão é de capturar isso nas fotos.  Afinal, é essa memória dos primeiros dias que queremos guardar para sempre.

Então, mais importante do que as poses, é a experiência e o resultado das fotos! 

Quando você ver as fotos impressas, no álbum, vai ter certeza que o momento falou por si só e que essa vai ser a lembrança eterna dessa fase do seu filho.

Agende seu ensaio comigo. Vou ficar muito feliz de conhecer sua família.
Estamos em Pinheiros, São Paulo. Aqui no estúdio também fotografamos ensaio completos de família, gestante, acompanhamento da infância e aniversários.

Beijos!

Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Um manual prático inédito sobre fotografia newborn

As caretas mais fofas de recém-nascidos que você já viu

Atendimento de excelência em estúdio de fotografia newborn

Fotos de acompanhamento de bebês: as fases mais importantes

Ensaio Newborn com Gêmeos: como funciona e quais acessórios usar

Dicas de uma obstetra: segurança do ensaio newborn e o puerpério

Semana da Amamentação: O que amamentar significa para as mães

Conheça a ABFRN e como a associação ajuda os fotógrafos newborn

Nosso estúdio de fotografia newborn

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

As principais dúvidas dos pais nas fotos newborn

7 segredos de fotografia newborn para aprender em um workshop

Ensaio Newborn de Gêmeos: 5 dicas para anotar antes de agendar sua sessão

Dicas importantes para fazer as fotos newborn

Ensaio Newborn Trigêmeos

Ensaio newborn | Arthur, 20 dias

Ensaio gêmeos: Marina e Olívia

Ensaio Newborn | Davi, 16 dias

Book Newborn em São Paulo

Ensaio newborn | Melia

Newborn Gemeos

Ensaio Newborn | Cecilia, 15

Newborn Photography | Vincent, 13 days

ensaio newborn pb | Enrico, 14 dias