6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Entenda o segredo para fotografar recém-nascidos e garantir um ensaio seguro

Olá, tudo bem?! 😊

Já percebeu como os bebês são o elo de amor entre uma família? A importância da fotografia newborn tem relação direta com essa ligação, já que o profissional é responsável por eternizar esse amor em cenas sempre cercadas de muitos cuidados com o pequeno.

Como a fase de recém-nascido passa muito rápido, o ensaio newborn se transforma em memórias afetivas deliciosas que podem ser revisitadas por muitos anos. Mas uma fotografia newborn de excelência não é uma tarefa tão simples!

O sucesso desse estilo ultrapassa o domínio com a câmera, equipamentos, iluminação e técnicas fotográficas. Se trata de uma nova vida que ainda nem se acostumou com o ritmo do mundo.

Dada essa importância, resolvi organizar um post com 6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso, para ajudar outros fotógrafos a retratar esse novo momento na rotina familiar com maestria! 😊

1. A segurança do bebê é prioridade na fotografia newborn

Nunca esqueça que o conforto e a segurança do bebê é a prioridade na fotografia newborn!

Tenha em mente que a criança acabou de sair de um local quentinho e confortável onde morou por 9 meses. A criança precisa se sentir segura e relaxada para você ter resultados incríveis durante o ensaio com bebês.

Não esqueça que a mãe tem um papel essencial nessa história, já que o bebê está totalmente conectado a ela. Procure passar muita confiança para a mamãe e deixe-a bem tranquila.

Assim, o bebê também vai ter esse sentimento e, pouco a pouco, relaxar junto à mãe. Procuro sempre fazer com que o bebê esteja em poses que lembrem sua vida uterina, ou seja, essas posições trazem conforto e aconchego, ao contrário do que muitos pensam que possam incomodar o pequeno. São cerca de 10 anos em que eu atuo como fotógrafa de bebês e isso me traz muita segurança e experiência na hora de posicionar o bebê.

Com muita prática e estudo, o fotógrafo será capaz de reconhecer os sinais para realizar as melhores posições para o pequeno durante a sessão.

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

2. Estude sobre bebês para um ensaio newborn de sucesso

Eu já dei um “spoiler” na dica anterior, mas reforço: busque conhecimento!

É necessário conhecer muito sobre bebês, sua fisiologia e “mecânica” para um ensaio newborn de sucesso. Você deve entender o manuseio do bebê durante uma sessão de fotografia– e aqui me refiro às técnicas corretas para um bom posicionamento com segurança e conforto. Também é importante estabelecer um fluxo de trabalho durante o ensaio, sempre com o objetivo de fazer com que ele seja fluído e rápido.

Assim como fotógrafos de casamento devem saber tudo sobre o cerimonial do evento e etapas envolvidas, o fotógrafo newborn deve ser um expert em mamadas e bebês! Estude muito, quanto mais você souber, mais confiança vai transmitir aos fotografados.

E não se engane: nem todo conhecimento necessário está disponível em livros ou workshops. Um aspecto que considero essencial na fotografia newborn depende muito da empatia do profissional: ele deve entender o momento que a família está vivendo.

3. Compreenda a mudança na vida dos pais durante o ensaio newborn

Você fotografa pessoas e bebezinhos que acabaram de chegar ao mundo! Portanto, busque entender a transformação pela qual os pais estão passando, seja na rotina ou no estágio de vida. Uma criança muda completamente a forma de ver e de se relacionar com o mundo. (Quem é mãe se identifica, né?! 😂)

No ensaio newborn, a mamãe deve receber assistência e apoio total. Tenha em mente que ela acaba de passar pelo parto, muitas vezes está há dias sem dormir, mas em estado de êxtase e felicidade.

E nós, fotógrafos, temos o privilégio de fotografar essa fase tão linda da vida, mas tão difícil para a mulher em alguns aspectos. Busque se adaptar à família e o bebê para que tenham uma experiência prazerosa.

4. Estabeleça conexão com a família na fotografia newborn

Outro ponto importante é criar vínculos e conexões com as pessoas no ensaio newborn! Mas como se comunicar com um bebe recém-nascido? Regrinha básica: antes de se conectar com ele, conecte-se com a mãe. Saber ouvir e perguntar é um bom começo.

Antes de começar a fotografar se interesse pela família e pelo bebê: pergunte sobre o momento do parto ou por exemplo, se a criança já foi na primeira consulta com o pediatra e como ele tem se desenvolvido desde o nascimento. É essencial conhecer um pouco de seu histórico!

Somente após essa ligação com a mãe – ouvindo e entendendo o seu momento – é que você vai se aproximar da criança, pegá-la no colo e começar um vínculo por meio de uma linguagem não-verbal. Os olhares contam muito!

Eu sempre digo que os bebês são como esponjinhas e sentem tudo que se passa ao seu redor. Por isso, se você estiver seguro e transmitir confiança, tenho certeza que o bebe vai relaxar com você.

Você também pode gostar de ler:
6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamentos de bebês e crianças
Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

5. Respeite o tempo e as necessidades do recém-nascido

Informe-se sobre as necessidades básicas da criança: se já mamou, a que horas vai mamar, como são as mamadas, qual duração dos intervalos e por aí vai. Essas informações são importantes para o ensaio e ainda demonstram a sua preocupação com o bem-estar do bebê.

Respeite o indivíduo: cada um reage de uma maneira, cada bebê tem seu tempo. Não tenha pressa, mas aproveite cada minutinho para que a sessão seja fluída.

Outro ponto de atenção é o sono. Ele é imprescindível para o desenvolvimento do recém-nascido. Seja paciente! Os recém-nascidos dormem cerca de 18 a 20 horas por dia, em períodos de 3 a 4 horas.

Portanto, se o bebê estiver bem alimentado e aquecido ele vai dormir e você pode clicar cenas maravilhosas no ensaio de fotos newborn, como as que citei neste post.

6. Crie uma memória afetiva para a família com o ensaio newborn

Eu já comentei que o tempo nessa fase passa voando, né? Já pensou como a sua fotografia newborn será uma memória afetiva incrívelmente valiosa na vida da família? Aproveite isso durante o ensaio e abra espaços para celebrar a vida!

Eu sempre busco, em primeiro lugar, criar uma experiência positiva e inesquecível aos envolvidos. E isso só é possível no ensaio newborn com muito amor e paciência.

Para ser um fotografo newborn de sucesso é preciso carregar os valores que citei acima sempre com você. Ah, já ia me esquecer, este manual também vai ajudar muito na sua rotina durante os ensaios.

Quer saber mais dicas sobre Fotografia Newborn? Me manda uma mensagem, vou adorar trocar figurinhas com você!

Um beijo!
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Um manual prático inédito sobre fotografia newborn

As caretas mais fofas de recém-nascidos que você já viu

Atendimento de excelência em estúdio de fotografia newborn

Fotos de acompanhamento de bebês: as fases mais importantes

Ensaio Newborn com Gêmeos: como funciona e quais acessórios usar

Dicas de uma obstetra: segurança do ensaio newborn e o puerpério

Semana da Amamentação: O que amamentar significa para as mães

Conheça a ABFRN e como a associação ajuda os fotógrafos newborn

Nosso estúdio de fotografia newborn

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

As principais dúvidas dos pais nas fotos newborn

7 segredos de fotografia newborn para aprender em um workshop

Ensaio Newborn de Gêmeos: 5 dicas para anotar antes de agendar sua sessão

Dicas importantes para fazer as fotos newborn

Ensaio Newborn Trigêmeos

Ensaio newborn | Arthur, 20 dias

Ensaio gêmeos: Marina e Olívia

Ensaio Newborn | Davi, 16 dias

Book Newborn em São Paulo

Ensaio newborn | Melia

Newborn Gemeos

Ensaio Newborn | Cecilia, 15