Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Saiba como ter uma sessão fotográfica inesquecível com registros espontâneos de toda a família

Olá, tudo bem?!

Celebrar momentos e criar memórias são dois aspectos maravilhosos que a fotografia de família proporciona. O ensaio de fotos com família e filhos, por exemplo, oferece muito mais que um livro de fotografias. Ele se torna uma memória de uma conexão de amor entre os pais e as crianças.

Como cada família tem história, personalidade e aspectos particulares, as fotografias representam um recorte dessa singularidade. Por isso é muito importante que o fotógrafo consiga registrar olhares, afetos e a união.

Aqui no estudo, a intenção é proporcionar um dia agradável e gostoso, principalmente às crianças para que criem memórias e lembranças. As clientes que fizeram mais de uma sessão em família comigo sabem que algumas crianças retornam para uma nova sessão e dizem:

“ Tia Laura, posso pegar aquela sua camerazinha emprestada. Ou você tem um balão na minha cor favorita?”, cheios de alegria. Isso porque o ensaio é mais do que registrar, é uma experiência para criar memórias.

Se você está pensando em organizar este ensaio, abaixo listei tudo que você precisa saber antes de planejar seu ensaio de fotos com família e filhos.

Você também pode gostar:
Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho
10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos
6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamentos de bebês e crianças

Porque fazer fotos de família com filhos

A característica mais bacana do ensaio de família é esta que citei, ele vai além do registro fotográfico. A sessão representa um momento gostoso em família, ter registros que semprem irão remeter a bons sentimentos. E isso é algo que envolve muito a criança. 😊

Quem não lembra de um dia gostoso assim da infância, não é?

Por isso, procure este tipo de sessão. Aqui no estúdio as fotos com família e filhos se transformam numa grande brincadeira, fazemos tudo em um ritmo gostoso respeitando o tempo de todos os envolvidos, mas principalmente das crianças.

A experiência acumulada ao longo de 10 anos fotografando famílias me mostrou que as crianças precisam se sentir parte importante do momento para ficarem mais soltas no ensaio. Eu incluo diversas brincadeiras para que se envolvam e fiquem bem à vontade.

Ainda mais neste momento de pandemia, onde percebo que os pais encaram a sessão como um grande programa em família, esse momento acaba sendo uma atividade prazerosa. Com a diferença de que você terá fotos espontâneas e naturais para o resto da vida.

Deixe a criança mais tranquila no ensaio de família

Existe uma frase que escuto com frequência entre as minhas clientes: “ah, mas o meu filho não gosta de fazer foto”.

É verdade que algumas crianças têm um pouco de resistência ao serem fotografadas, percebo que desenvolvem uma espécie de “trauma” causado por experiências anteriores. Isso pode acontecer porque ela relaciona “ser fotografada” com o “ter que parar de brincar”, por exemplo.

Mas, não se preocupe. Esta é a primeira ideia que vamos desconstruir com a família. A brincadeira vai ser tanta que o seu filho nem vai lembrar que estamos fotografando, rs!

Um ponto que recomendo é que a atenção dos pais neste dia precisa estar voltada completamente às brincadeiras com as crianças. Isso faz com que se sintam prestigiadas criando uma atmosfera agradável, leve e tranquila.

Outra dica importante é não deixar a criança muito ansiosa nos dias que antecedem o ensaio, como, fazer comentários de como será o dia. Isso pode prejudicar o sucesso da sessão.

Tenha fotos espontâneas no ensaio com família e filhos

A naturalidade é uma característica marcante no meu estilo fotográfico. Por isso, não costumo incluir muitas trocas de roupa durante a sessão. Na verdade, isso deixa o dia mais longo e cansativo para a criança. Bastam 2 ou no máximo 3 trocas para ter uma sessão linda!

Inclusive, alguns pais me questionam se é preciso comprar brinquedos novos para usar na sessão, mas não há necessidade. Aqui no estúdio, por exemplo, possuímos um acervo bem completo de brinquedos, livros, acessórios, etc.

Usar os itens que tenho no estúdio proporciona o fator novidade na hora de fotografar e potencializa os resultados. A biblioteca funciona muito bem neste ensaio, por aqui temos o acervo da Editora Bamboozinho.

Aliás, os livros são sempre uma ótima forma para entreter e se conectar com as crianças. Os pais vão mostrando o livro, contando as histórias… Pouco a pouco, começam a interagir na prática com o momento familiar. Assim, consigo registrar expressões reais e naturais de todos.

Nem preciso dizer que as fotos ficam lindas, né?! Abaixo separei algumas fotografias que fiz para inspirar. 🧡

Ensaio em família em estúdio ou externo?

Outra dúvida bem frequente é em relação a qual tipo de ensaio fazer: interno ou externo? Neste caso, na verdade, não existe uma resposta correta tudo depende de como a família quer ser retratada. Eu gosto muito da ideia de usar as características da sessão lifestyle sem, necessariamente, estar na casa do cliente.

Como isso funciona na prática?

A conexão, como mencionei, é fundamental nas fotos de família, isso inclui o fotógrafo e fotografado. Junto às técnicas fotográficas, deixo a família bem tranquila para se soltarem: brincando, cantando ou fazendo aquilo que mais gostam quando estão juntos.

E sabe que as crianças pequenas acabam reagindo bem melhor, por não estarem em casa? Outra ideia que acho bacana, e recomendo às clientes, é fotografar em um parque que fica pertinho do estúdio, em Pinheiros/SP, principalmente quando os filhos já são maiores.

O lugar possui uma luz maravilhosa e é muito seguro, com bastante espaço para brincadeiras. Mas, como eu sempre digo, não existe uma regra inquebrável. Assim, vamos construir este ensaio junto com a família para realizar o seu sonho de ensaio! 😊

Escolha naturalidade nas cores e roupas para as fotos de família

O estilo mais clean é uma marca do meu trabalho, minhas fotos são compostas pelas cores, texturas e nuances. Eu oriento meus clientes o máximo que posso, com relação a roupas e cores, ao mesmo tempo que deixo abertura para que se sintam bem.

Nos ensaios com crianças, recomendo que as roupas de toda a família priorizem o conforto, para que possam brincar livremente. Dê preferência a cores mais neutras, roupas sem estampas e que combinem entre si. As crianças podem estar bem coloridas e os adultos mais básicos, por exemplo. Afinal, elas são o destaque do dia! O mesmo vale para cabelo e make: naturalidade sempre.

No estúdio temos uma equipe especializada para cuidar da maquiagem, mas é necessário verificar a disponibilidade com antecedência. Clique aqui e saiba mais.

Inclusive, dicas de maquiagem e cabelo já foram pauta no blog. Neste post, você confere três dicas infalíveis sobre make para ensaios.

O que não pode faltar na sessão de fotos com família e filhos

Antes de mais nada, eu diria para priorizar um dia em que todos estejam bem e dispostos para interagir e ter uma experiência maravilhosa. O ensaio é um momento para ser você mesmo, de conexão, descontração. Isso não pode faltar. 😊

E, para registrar tudo isso, nada melhor do que espontaneidade, né?

Gosto de registrar a personalidade, o amor entre a família do jeitinho que são. Isso significa que não teremos fotos “posadas”? Teremos, sim. As fotos mais tradicionais e clássicas são importantes, até para emoldurar e colocar num porta-retrato.

Aliás, esta é uma ideia muito bacana! Você pode aproveitar as fotos do ensaio de família para fazer cartões festivos ou de datas comemorativas e distribuir para as pessoas que você ama. Já imaginou um belo retrato de sua família estampado num cartão de Aniversário de Casamento, por exemplo?

No meu Pinterest tem várias ideias inspiradoras para você planejar seu ensaio e transformá-los em presentes ou álbuns. E se você está pensando em fazer o ensaio de família com filhos, me manda uma mensagem para pensarmos juntas.

Essa construção é muito importante para o resultado seja perfeito!

Até a próxima,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotógrafico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos porque você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

As 9 melhores fotografias de família e newborn no Instagram

Monte uma bebeteca incrível para o seu filho

Mesa de maternidade ou batizado: ideias diferentes para celebrar a vida do bebê

Ensaio de fotos de pai e filhos: presente para eternizar além do dia dos pais

Como ter a experiência incrível do aniversário de seu filho, mesmo em tempos de isolamento

Ensaio feminino: por que eu devo fazer o meu?

Bebeteca Digital da Bamboozinho: baixe livros gratuitos para entreter e ensinar o seu bebê

Envie sua fotografia favorita e participe do sorteio “A foto da Minha Vida”

Como fazer um álbum de fotos profissional (fotos de família, fotos de viagem, fotos de bebês)

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Ensaio de Natal em família: mini-ensaios temáticos natalinos

Os youtubers Tiago e Gabi retornam para mais fotos de família

Ensaio lifestyle de família: fotografando na casa dos clientes

Festa infantil: fotos lindas de batizado, aniversário e brit milah

Nosso estúdio de fotografia newborn

10 fotos de Natal que você precisa fazer com seu filho!