Dia Mundial da Infância: como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança

Entenda como a fotografia pode ajudar na autoestima, na confiança e na construção da identidade infantil

Quem é que não gosta de rever fotos da infância e relembrar os melhores momentos com as pessoas que amamos? Se para os adultos a fotografia tem o poder de revisitar as melhores fases, para as crianças ela ainda ajuda a construir a memória e a identidade na infância.

As fotos de acompanhamento do crescimento de bebês e crianças, por exemplo, são registros muito importantes, de fases cheias de mudanças. Essas fotos dizem à criança o quanto ela é essencial no meio onde vive e ainda que é muito especial para àquela família.

Isso por si só já é uma injeção de confiança e autoestima para os pequenos, não é mesmo? Fora isso, os pais ainda podem incentivar as crianças a verem e descreverem suas próprias fotos. Esta é uma excelente maneira de reforçar a prerrogativa de cada pessoa é única do seu jeitinho.

E para falar mais sobre a importância da fotografia na vida da criança, e ainda comemorar o Dia Mundial da Infância, comemorado em 21 de março, reuni neste post os motivos pelos quais a fotografia é tão importante na vida das crianças.

Você também pode gostar de ler:

5 lições sobre afeto que aprendi com a fotografia de família
Ensaio newborn: por que incluir essa sessão de fotos no enxoval de bebê
Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

A fotografia reforça a autoestima das crianças

A fotografia tem o poder de reafirmar o nosso papel na história, seja no âmbito familiar ou na sociedade de uma forma geral. Agora, imagine essa importância para pessoas que estão em constante transformação, como as crianças?

É mágica a sensação de quando eles se veem nas fotografias! 😊

Isso proporciona aos pequenos a oportunidade de criar uma visão super construtiva sobre si e sobre o seu papel no mundo. Acredito que se ver nas fotos, seja no colo dos pais ou sozinha, aumenta a confiança e traz uma sensação de acolhimento.

Essa percepção tem um significado imenso para as crianças e as faz crescer com mais senso pertencimento, autoestima e segurança. Além disso, acredito que todas essas sensações ficam mais intensas se a fotografia for impressa, já que a impressão reforça a autoimagem e a autoconfiança da criança.

Inclusive, na galeria deste post, você confere a foto do hall de entrada da casa da minha cliente Beatriz, decorada com 15 fotos, a primeira do casamento dela e as demais todas feitas por mim, aqui no estúdio, durante os anos em que acompanho o crescimento da Valentina e da Antonella.

Acompanhamento fotográfico e a memória afetiva da criança

Além da reafirmação da autoestima, o acompanhamento fotográfico ainda fortalece a construção da memória afetiva da criança. Aliás, você sabia que a maioria das pessoas não tem nenhuma memória dos primeiros três a quatro anos de vida?

Este é um fenômeno que está em constante estudo por parte dos médicos e é chamado de “amnésia infantil”. Isso significa que não lembramos de nossas características ou de nossos familiares até essa idade, além de não recordar onde vivíamos e tantas outras informações.

É por isso que o acompanhamento fotográfico na infância ajuda a construir a memória afetiva da criança, principalmente desses primeiros anos. Com as fotos, elas conseguem criar cenas no imaginário, que ilustram as pessoas com quem conviviam, por exemplo.

Desta forma, a fotografia se transforma em um documento afetivo da sua história e do tanto de amor envolvido que seu crescimento envolveu.

A fotografia contribui com a construção da identidade

É normal que todo ser humano tenha curiosidade em saber sobre suas origens e de como era no início da vida, na infância este interesse é ainda mais forte. Por este motivo, acredito que a fotografia ajuda a construir a identidade da criança no mundo, tanto individual quanto coletiva.

Além disso, se o acompanhamento fotográfico se transformar em um álbum, por exemplo, a criança vai crescer folheando essas páginas, acompanhando a história da sua família e ainda entendendo cada vez mais o seu lugar no mundo.

O tempo passa tão rápido e é superimportante acompanhar as melhores fases da vida, por meio de belos registros fotográficos, não é?

Tenha lembranças dos melhores momentos da infância

Ao longo desses 11 anos em que faço o acompanhamento de bebês e famílias, percebo o quanto um ensaio de foto pode mudar a vida das pessoas e representar todo o afeto que existe na relação familiar, criando memórias de momentos incríveis.

Mas para criar momentos incríveis nos ensaios de fotos com crianças é importante que a sessão seja baseada em em diversão! Aqui no estúdio, por exemplo, temos muitos brinquedos e possibilidades bacanas para deixar os pequenos bem felizes.

Priorizamos a diversão, a alegria e as risadas para que as crianças fiquem livres para serem elas mesmas. Com isso, consigo entrar nesse mundinho infantil e fazer registros cheios de afeto, naturais e super espontâneos, com muita riqueza de detalhes e emoções.

Proporcione a experiência do ensaio de fotos para as crianças

Dada a importância da fotografia para contar a história, muitas famílias fazem o acompanhamento anual das crianças e ainda continuam esse “ritual” por muitos anos, até a vida adulta. Por isso, acho importante ressaltar que no estúdio não temos um limite de idade para esse acompanhamento.

As irmãs Valentina e Antonella, por exemplo, que citei neste post, fazem esse registro ano a ano, desde que nasceram. O acompanhamento proporciona um recorte com as principais mudanças das meninas ao longo dos anos, além de contar a história para da família para o mundo.

Eu conheço as duas desde pequenininhas e posso afirmar que o tempo passa rápido demais, por isso é muito importante registrar esses primeiros anos de vida.  Para facilitar a vida dos pais com relação à agenda das fotos, por exemplo, sugiro escolher datas marcantes para o ensaio anual.

Muitas famílias preferem fazer no aniversário da criança, ou de outro familiar, ou ainda durante os mini-ensaios de Natal. Essas são datas bem difíceis de esquecer, não é?

Bem, por hoje é só! Espero que este post tenha ajudado a entender a importância da fotografia na infância.

E se você deseja saber mais detalhes de como realizamos o acompanhamento fotográfico aqui no estúdio, envie uma mensagem para a minha equipe. Ou, se preferir, você pode me chamar no Whatsapp, vou adorar conversar com você.

Até a próxima!

Beijos!
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As melhores razões para você ter um álbum de foto em família

Ideias inspiradoras para fazer o ensaio de fotos com crianças

Descubra por que é tão importante fazer um ensaio de Dia das Mães

Páscoa: por que aproveitar a data para fazer um ensaio de fotos?

Dia Mundial da Infância: como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança

5 lições sobre afeto que aprendi com a fotografia de família

As fotos de ensaio newborn e de família mais curtidas no Instagram em 2021

As melhores fotos de Natal para celebrar em família

O que esperar do ensaio de fotos com bebês de 3 a 6 meses?

Saiba porque você deve ter um álbum de fotos da sua família

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos pelos quais você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

As 9 melhores fotografias de família e newborn no Instagram

Monte uma bebeteca incrível para o seu filho

Mesa de maternidade ou batizado: ideias diferentes para celebrar a vida do bebê

Ensaio de fotos de pai e filhos: presente para eternizar além do dia dos pais

Como ter a experiência incrível do aniversário de seu filho, mesmo em tempos de isolamento