Ensaio newborn: por que incluir essa sessão de fotos no enxoval de bebê

Veja neste post 4  bons motivos para planejar as fotos do seu bebê antes do nascimento

Olá, queridas!

Muitas pessoas me questionam sobre o que um ensaio newborn representa para as famílias. Sou suspeita, por que sou apaixonada pela fotografia de recém-nascidos, mas sempre digo que esta sessão traz um novo olhar sobre a maternidade.

Isso porque o nascimento de um bebê é uma fase cheia de afeto mas que, ao mesmo tempo, consegue virar a vida das mães do avesso, não é? São tantas mudanças, novidades e desafios. E a fotografia newborn tem o poder de resgatar a beleza deste momento.

Em quase 11 anos fotografando bebês, percebo no convívio com as minhas clientes a importância desta sessão, que vai bem além de um registro de fotos: ela se torna uma espécie de cápsula do tempo.

Qual o momento ideal para começar a planejar o ensaio newborn? 

O ensaio com recém-nascidos tem uma janela muito específica para a captação das imagens. Assim, recomendo começar o seu planejamento quando realizar o ensaio de gestante, entre 28 e 34 semanas de gestação, incluindo-o no enxoval do seu bebê.

Este planejamento é importante porque, após o nascimento, há muitas mudanças na rotina e a mãe pode não ter tempo hábil para agendar o ensaio. Pensando nisso, listei abaixo 4 bons motivos por que você deve incluir o ensaio newborn no seu enxoval de bebê. 

Você também pode gostar de ler:
O que esperar do ensaio de fotos com bebês de 3 a 6 meses?
Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

#1 – Registre os primeiros dias do bebê, que passam voando: 

Os recém-nascidos têm características muito particulares e que somem após poucas algumas semanas de vida. Por exemplo, você já deve ter visto aqueles pelinhos fofos que os bebês têm espalhados pelo corpo, que são chamados de lanugem, né?

Ao incluir o ensaio newborn no enxoval do bebê, você terá a oportunidade de eternizar as especificidades desta fase, sem perder nenhum detalhe. Para você ter ideia, no estúdio realizamos a agenda seguinte maneira:

  • Pré-agenda: agendamos uma data com a mãe, seguindo a data prevista do parto conforme orientação médica, para garantir seu horário perto do parto;
  • Definição de agenda: assim que o bebê nasce, solicitamos à mãe entrar em contato para definir a agenda, conforme a data real do parto. Caso ela não ligue, nossa equipe entrará em contato para alinhar a melhor data.

Sabe porque realizamos a agenda dessa maneira? Quem é mãe sabe que, por si só, a chegada de um bebê gera um turbilhão de emoções para a família. Como desejo que esse ensaio seja um dia de leveza para a rotina familiar, esse planejamento garante que todos possam se preparar com bastante calma para garantir clicks cheios de emoção.

#2 – Tenha um novo olhar sobre a maternidade com a sessão newborn: 

Ao longo da minha carreira, vivenciei situações que demonstraram o quanto o ensaio de recém-nascido significa para as famílias, indo muito além de uma sessão fotográfica: as fotos têm o poder de criar memórias e trazer novas perspectivas sobre a maternidade.

As mulheres ficam tão envolvidas nesse novo mundo, cheio de mudanças e desafios e nem sempre conseguem aproveitar o melhor do momento. O ensaio newborn registra as melhores emoções do pós-parto e do convívio com o seu bebê, cheios de olhares de amor e cumplicidade.

O meu objetivo neste ensaio é, acima de tudo, proporcionar um dia singular para a família, para que possam fazer uma pausa na rotina e desacelerar. Assim, todos aproveitam a beleza que envolve o nascimento e o melhor, você terá belos registros para contar suas memórias.

#3 – A fotografia newborn é o início da história da família

Os ensaios com recém-nascidos que realizamos no estúdio, incluem fotos dos bebês e também muitas fotos com os pais. Por isso, acredito que a fotografia newborn é a melhor forma de começar a construir a narrativa do seu filho.

As cenas de conexão entre o bebê, os pais e irmãos (se houver) são muito emocionantes e uma forma única de começar a contar a história da sua família. Neste ensaio, gosto de clicar as expressões de amor, sorrisos e olhares de forma espontânea e super natural.

Aliás, aqui no estúdio, seguimos o estilo newborn natural em todas as etapas do processo, Desta forma, valorizamos a luz natural e a espontaneidade nas fotografias. Se você quer saber mais sobre o meu estilo fotográfico, dê uma espiadinha no meu portfólio. Abaixo, também separei algumas imagens para você se inspirar.

# 4 – A fotografia será o bem mais durável do enxoval de bebê:

Você já refletiu sobre os itens que incluímos no enxoval do bebê?

São materiais essenciais à necessidade da criança, como fraldas, carrinhos, roupas e sapatinhos, mas que não são bens super duráveis. A reflexão que eu proponho neste sentido é: porque não incluir um ensaio de fotos, que irá durar por anos, no enxoval do seu bebê?

Incluir também a fotografia garante que você capture a essência desta fase única e maravilhosa em um produto que irá durar por gerações, como o álbum fotográfico, por exemplo. Essas memórias da criança permanecerão vivas por muito mais tempo, e você poderá revisitá-las sempre que quiser.

A fotografia impressa e de alta qualidade dura anos com os cuidados corretos. Inclusive, no blog já listei as melhores razões do porquê o álbum de fotos é essencial para a memória familiar. Clique aqui e confira.

Ressalto que para ter excelentes resultados no ensaio com o seu bebê, não basta que o profissional entenda sobre a técnica fotográfica, ele precisa saber tudo sobre recém-nascidos, sua fisiologia e mecânica. Portanto, fique atenta aos principais cuidados que devem ser seguidos durante essa sessão.

Como garantir um ensaio newborn seguro?

O ensaio newborn envolve seres muito pequenos e frágeis e exige muito conhecimento do fotógrafo, para garantir a segurança da família. Como uma das fundadoras, ex-presidente e atual membro do Conselho da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos (ABFRN), listei alguns cuidados para levar em consideração no seu ensaio newborn:

  •  Procure fotógrafos especializados em bebês:
    O fotógrafo newborn deve conhecer tudo sobre bebês, desde a fisiologia até o funcionamento. Por isso, ele deve possuir conhecimento das técnicas corretas para um bom posicionamento, deixando o bebê em segurança. Além disso, o profissional precisa ter habilidade para deixar todos bem tranquilos e confortáveis e assim, garantir uma sessão bem fluída e leve.
  • Contrate profissionais com prática:
    A prática do profissional faz toda a diferença na fotografia newborn e digo isso com muita propriedade. Durante os quase 11 anos em que atuo no segmento, sinto que nunca paramos de aprender e estamos em constante evolução, tanto na técnica como para garantir o máximo de segurança e conforto às famílias.
  • Escolha estúdios preparados para receber bebês:
    A estrutura física de um estúdio é muito importante para garantir a segurança do ensaio newborn, já que deve ser projetado com foco nas necessidades do recém-nascido e dos pais. E isso envolve uma série de fatores para que o ambiente seja próprio para os bebês, que vão desde o reforço da higienização até o cuidado com a temperatura ambiente. No blog, já listei as melhores dicas para você levar em consideração, ao escolher um fotógrafo newborn.

O que não pode faltar em um ensaio newborn?

Por ser uma fase cheia de mudanças para a família, ressalto que não pode faltar, além de muita segurança, um ambiente com muita paciência, carinho e acolhimento. Além disso, o profissional precisa ter muito amor pelo trabalho que faz.

Essas características refletem diretamente no resultado do ensaio de fotos, porque assim é possível criar um vínculo com a família. Eu, por exemplo, criei muita conexão com as famílias que fotografei e, até hoje, muitas vem há anos fazer o acompanhamento com ensaios de família.

Sempre digo que a experiência precisa ser prazerosa porque, para mim, isso é o mais importante.

Bem, espero que este post inspire você a começar a planejar seu o ensaio newborn para que possa incluí-lo no seu enxoval. E caso você queira viver essa experiência no meu estúdio, que fica em Pinheiros, em São Paulo, envie uma mensagem pelo Whatsapp e venha conhecer o nosso espaço. Vamos adorar receber você.

Para saber mais sobre fotografia de bebês e famílias, me siga no Pinterest ou no Instagram. Nos vemos por lá!

Até a próxima!
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

5 segredos para organizar o set perfeito para o ensaio newborn

Descubra a importância do sono para o sucesso do ensaio newborn

Dica de especialista: qual o melhor guia de poses para fotografia newborn?

5 fotógrafos newborn de referência para você conhecer e se inspirar

As 5 melhores dicas para diminuir o tempo do seu ensaio newborn

Envie sua foto e participe do sorteio “Amo Muito Essa Foto”

Ensaio newborn: por que incluir essa sessão de fotos no enxoval de bebê

Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio profissional

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Um manual prático inédito sobre fotografia newborn

As caretas mais fofas de recém-nascidos que você já viu

Atendimento de excelência em estúdio de fotografia newborn

Fotos de acompanhamento de bebês: as fases mais importantes