5 motivos porque você deve ter fotos impressas

Como seria a história da sua família sem fotos impressas? Conheça a importância da impressão na fotografia

Oi, tudo bem?

Você já vivenciou a felicidade de sentir a fotografia impressa, de folhear álbuns e se emocionar relembrando bons momentos? Este sentimento vem à tona porque as fotos quando são impressas têm o poder de materializar momentos, tornando nossas memórias ainda mais duradouras.

É verdade que, nos últimos anos, o mundo digital fez com que nos habituássemos a observar as imagens mais dentro de uma tela, do celular ou do computador. Entretanto, a sensação de felicidade que uma fotografia impressa, em alta qualidade e definição, propicia ao coração não mudou com a tecnologia. 💜

Por exemplo, já parou para imaginar como seria contar a história da humanidade sem registros? E para a história da sua família, eternizando os ensaios fotográficos? Por causa desta reflexão, decidi organizar um post para falar sobre a relevância e o valor histórico que existe neste ramo.

Para isso, nada mais justo do que conversar com quem entende do assunto. A Adriana Navarro é proprietária do Laboratório da Adriana e especialista neste tema, além de ser parceira do estúdio Laura Alzueta há algum tempo. Ela é uma das responsáveis pelas impressões fotográficas maravilhosas dos ensaios que realizo.

Com 15 anos de atuação no mercado, ela acumulou muitas experiências sobre a importância da impressão fotográfica. Hoje, ela compartilha com você os 5 motivos principais pelos quais você deve ter suas fotos impressas. Ah, e sugiro você acompanhar até o fim, porque tenho uma novidade bem bacana.

Você também pode gostar de ler:
Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico
Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos
Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Motivo #1. Impressão fotográfica materializa nossos melhores momentos

Quando falo em fotos impressas, geralmente as pessoas lembram daquelas fotografias reveladas que víamos na infância. Essas imagens estampavam porta-retratos, quadros ou até álbuns, que eram apreciados pelas famílias para revisitar os melhores momentos da vida, de nascimento a aniversários.

Atualmente, a impressão de fotos é bem menos popular do que na nossa infância, já que as câmeras digitais e os celulares mudaram muito o mercado. De acordo com a Adriana, as novas gerações, por exemplo, são menos apegadas ao papel, sendo mais acostumadas com as telas.

Às vezes, inclusive, não conheçam a sensação de felicidade que existe folhear um álbum de fotos. 😞

Mas, assim como houve a evolução dos equipamentos fotográficos, a impressão fotográfica também se modernizou, acompanhando as transformações digitais. Isso fortaleceu a principal característica e particularidade da fotografia impressa: o poder de materializar e documentar boas memórias.

Ter uma foto impressa em mãos é capaz de despertar sensações maravilhosas, principalmente aquelas que são relacionadas ao tato. Podemos segurá-las, tocá-las, senti-las! Acredite, isso pode trazer bem mais vivacidade para as suas fotos de ensaios.

Motivo #2. Memórias mais vivas com as fotos impressas

Quem me acompanha há mais tempo sabe que meu objetivo é transformar o dia do ensaio de fotos num momento prazeroso em família, né?! Ao imprimir as fotografias da sua sessão fotográfica, você enriquece, e muito, o material e a durabilidade do registro.

Sabe aqueles momentos, datas e celebrações que desejamos guardar para sempre?

Enquanto a fotografia documenta estes momentos, a impressão fotográfica, com sua qualidade, robustez e beleza, é uma excelente forma de mostrá-los. Para a Adriana, por exemplo, com a imagem impressa é possível sentir, reviver, relembrar e compartilhar destes momentos.

A nossa especialista, inclusive, ressalta que deixar de imprimir suas fotos de ensaios pode ser um erro, tornando mais fraco o poder que elas têm em nos remeter ao passado, de retornar ao tempo e de revisitar o motivo pelo qual aquele momento era tão especial e valorizado.

“Quando não revelamos as fotos passamos despercebidos e sem memória da nossa própria história”, afirma Adriana.

Motivo #3. A fotografia impressa valoriza e fortalece nossas relações

Para mim, como fotógrafa, a sensação de folhear e sentir a fotografia impressa é indescritível. A impressão fotográfica tem um valor afetivo enorme na vida. Inclusive, ela é capaz de reunir gerações familiares inteiras para apreciar um lindo álbum fotográfico.

Este é um poderoso exemplo da relevância da fotografia impressa. É muito mais emocionante olhar uma foto impressa, no álbum ou no quadro, com a família e os amigos ao redor. Além disso, Adriana ressalta que imprimir as fotos representa com verdade o recorte da vida familiar e documenta determinado período ou fase de vida.

Com ela, conseguimos enxergar como estávamos, como nos vestíamos, onde estávamos, como era a nossa casa, como foi uma viagem, etc.

“Você já parou para pensar como seria se não tivéssemos os registros impressos? Temos que pensar que um dia seremos eles. Cabe a nós valorizarmos estes momentos, documentados em papel fotográfico”, explica.

Motivo #4. A impressão fotográfica de alta qualidade dura por gerações

O grande diferencial das impressões do Laboratório da Adriana, parceiro do estúdio, é a qualidade, a robustez, a longevidade e o custo baixo. O laboratório possui um grande controle nos processos e um “set up” pessoal, que garante a excelência na qualidade das impressões.

Desta forma, as impressões que realizamos, em parceria com o laboratório, podem durar anos.

De acordo com Adriana, os fabricantes dos papeis fotográfico garantem uma longevidade de até 100 anos. No entanto, é importante ressaltar que a durabilidade depende do armazenamento deste material. Isso porque, para manter sua foto sempre linda e com qualidade, é preciso seguir alguns cuidados.

Por exemplo, evite guardá-las em locais que com muita exposição à luz solar, à umidade ou a altas temperaturas, isto estraga a impressão. Assim, seguindo os cuidados necessários, você manterá a história da sua família ainda mais viva, além de ter uma herança que poderá ser passada de geração em geração.

As impressões dos ensaios de acompanhamento de bebês, por exemplo, demonstram muito bem a qualidade e a importância de revelar as fotos. Esta fase, do nascimento até a primeira infância, passa com uma rapidez impressionante e o registro dos principais momentos é essencial.

Além disso, pela minha experiência, percebo que as crianças adoram se enxergar, tocar e sentir as fotografias de quando ainda eram apenas bebês. Inclusive, neste post, expliquei um pouco mais sobre as fases mais importantes e ideias que não podem faltar no seu álbum de família.

Motivo #5. Imprimir fotografias tem uma boa relação custo X benefício

Outra característica que o avanço digital proporcionou ao mundo da fotografia é a facilidade de fazer uma curadoria do material, selecionando as principais fotos para serem impressas, dentre as centenas que geralmente são capturadas nos ensaios fotográficos.

Para Adriana, a tecnologia trouxe a oportunidade de eternizar somente o que realmente importa. Isto deixou o custo com a impressão fotográfica mais baixo, variando de acordo com a escolha do cliente.

“Antigamente você era praticamente obrigado a revelar tudo, para saber se tinham saído todas as fotos, sendo com qualidade ou não de captura”, exemplifica.

A fotografia impressa ainda pode se transformar em presentes exclusivos, super pessoais e de impacto. Aqui no estúdio, por exemplo, temos muitos produtos lindos que as clientes adquirem no pós-ensaio, para dar a quem ama. Se você gostou desta ideia, envie uma mensagem para a nossa equipe para consultar as opções.

Além disso, como a impressão pode durar anos, é um excelente investimento a longo prazo.

Qual a principal diferença entre revelação e impressão de fotos?

Agora que você já sabe os principais motivos para imprimir as fotos dos seus melhores momentos, é importante compreender que, atualmente, existem diferentes procedimentos na hora da impressão: processo químico, gráfico, térmico e sublimático.

A maior diferença entre revelar fotos e imprimir fotos, por exemplo, está no processo utilizado. A Adriana explica que a revelação é feita por meio de um processo químico, onde o papel fotográfico tem que ser sensibilizado, em escuridão total.

Depois, ele entra em banhos químicos — revelador, branqueador e estabilizador — e termina com a secagem da foto na estufa. Já a impressão é realizada por um processo a base de tinta, bem diferente do processo de revelação. Bom, antes de finalizar o post, aposto que está ansiosa para saber da novidade que citei no início, rs!

Para aproveitar a expertise da Adriana no processo de impressão e a minha nos ensaios fotográficos, decidimos unir nossos saberes e fazer um bate-papo sobre este tema. Simmmm, vai ter LIVE para tirar todas as suas dúvidas.  Separe suas perguntas e venha conosco conhecer mais sobre a fotografia impressa.

A transmissão acontece no dia 6 de julho, terça-feira, às 18 horas, pelo meu Instagram. Conto com você!

E se você quer mais informações sobre os ensaios de fotos no estúdio Laura Alzueta, me envie uma mensagem no WhatsApp pra gente conversar, viu?

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotógrafico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos porque você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

As 9 melhores fotografias de família e newborn no Instagram

Monte uma bebeteca incrível para o seu filho

Mesa de maternidade ou batizado: ideias diferentes para celebrar a vida do bebê

Ensaio de fotos de pai e filhos: presente para eternizar além do dia dos pais

Como ter a experiência incrível do aniversário de seu filho, mesmo em tempos de isolamento

Ensaio feminino: por que eu devo fazer o meu?

Bebeteca Digital da Bamboozinho: baixe livros gratuitos para entreter e ensinar o seu bebê

Envie sua fotografia favorita e participe do sorteio “A foto da Minha Vida”

Como fazer um álbum de fotos profissional (fotos de família, fotos de viagem, fotos de bebês)

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Ensaio de Natal em família: mini-ensaios temáticos natalinos

Os youtubers Tiago e Gabi retornam para mais fotos de família

Ensaio lifestyle de família: fotografando na casa dos clientes

Festa infantil: fotos lindas de batizado, aniversário e brit milah

Nosso estúdio de fotografia newborn

10 fotos de Natal que você precisa fazer com seu filho!

Ensaio de Natal | Alice, Cecília e Antonio