Saiba porque você deve ter um álbum de fotos da sua família

O álbum eterniza as memórias afetivas da sua família, veja como planejar o seu.

Olá, tudo bem?!

Quer memória mais gostosa do que folhear os álbuns de fotos antigas? Os álbuns fotográficos são muito importantes na construção da memória afetiva da família e proporcionam uma viagem ao passado junto daqueles que amamos.

Costumo dizer que o álbum é um livro de recordações, cheios de histórias e recortes de momentos da vida. Aqui no estúdio, produzimos todo o ensaio fotográfico e ainda fazemos o planejamento, design e a diagramação do álbum de fotos, até a entrega final do álbum impresso.

Tudo é organizado, pedacinho por pedacinho, para que este livro de memórias seja uma peça única pra você. Por causa da importância para a história da família, no post de hoje quero compartilhar algumas das razões pelas quais você deve ter um álbum fotográfico para chamar de seu.

Você também pode gostar de ler:

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico
Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês
Ensaio gestante: guia prático para uma sessão de sucesso

1. Álbum de fotografias desperta sensações e emoções

Já parou para pensar como você contará a história da sua família para seus filhos e netos? Uma das razões pelas quais você deve ter um álbum de fotos é exatamente esta: contar a história da sua família, com muita riqueza de detalhes e emoções.

Isso porque o álbum é capaz de despertar sensações que não vivenciamos somente com a experiência de ver as fotos nas telas do celular ou computador. Ao tocar uma fotografia impressa, por exemplo, você consegue sentir o papel e ainda estimular a visão.

Afinal, sentir e tocar são coisas extremamente importantes para nós, seres humanos.

Além disso, o álbum de fotografia também possibilita manter o registro da sua família por muito mais tempo, diferente das mídias digitais. Digo isso porque, diariamente, recebo relatos de pessoas que perderam fotos antigas por guardá-las somente em HDs, pendrives ou DVD.

A verdade é que a tecnologia muda rápido e as mídias são substituídas, como foi o caso do DVD. Por isso, acredito que fazer um álbum de fotos é guardar memórias e momentos de afeto por muitas gerações.

2. O álbum de fotos constrói uma narrativa única

No estúdio, realizamos uma espécie de curadoria do material, onde criamos uma narrativa única junto com você. Por isso, não usamos templates ou modelos prontos para criar os produtos.

Assim, a diagramação vai contando uma história que valorize as fotos e harmonize desde a paleta de cores usada no dia da sessão até o momento especial que está sendo apresentado. A construção da narrativa ainda valoriza fotos que merecem muito destaque.

Por exemplo, quando o álbum é de um bebê ou criança, teremos registros dos pequenos em várias situações daquele recorte da vida, em cenas com o bebê sorrindo, brincando com os pais ou interagindo com a câmera. A fotos são agrupadas em uma sequência, geralmente com o mesmo cenário e look.

Isso valoriza o material fotográfico e mostra uma série bacana de poses e expressões. Todas essas mil situações vão estar encapsuladas neste álbum, se transformando no livro de memórias da criança. Ressalto que nossos projetos são pensados sempre a partir de 20 páginas.

3. Estampe a personalidade da sua família num livro de memórias

Outro ponto muito particular do álbum de fotografia que fazemos no estúdio é que ele estampa a personalidade da sua família.

Para se ter ideia de como iniciamos os projetos, sempre temos uma abertura no álbum, que pode ser uma gracinha da criança ou uma ilustração manuscrita com seu nome.

Além disso, as nossas coleções utilizam o mesmo papel fotográfico, qualidade de impressão e gramatura de papel, mas o design é feito de forma exclusiva, por uma equipe de designers.

Já as capas das coleções que temos disponíveis, são em papel fotográfico, courino ou em couro natural, a depender do projeto do cliente. Além disso, os projetos seguem a nossa linguagem estética, que é mais clean, orgânica e natural.

4. Álbum de fotos profissional dá vida às fotografias

Os álbuns de fotografias remontam histórias de famílias, nascimentos, primeiros dias de vida, aniversários, viagens e várias outras. Para ter um resultado maravilhoso no álbum é muito importante buscar um estúdio profissional, onde a cadeia produtiva priorize profissionais experientes.

Desta forma, você terá a garantia da qualidade do livro de memórias desde a pré-produção até a impressão. Aliás, já falei no blog sobre a importância da impressão fotográfica para tornar nossas memórias ainda mais duradouras.

A impressão em alta qualidade dá vida às fotografias e deve apresentar as cores fiéis ao registro do fotógrafo. Por isso, aqui no estúdio só trabalhamos com os melhores laboratórios de impressão fotográfico. Isso assegura que o produto final tenha resultados reais, com o grau certo das de cores.

5. Álbum de foto tem valor histórico e emocional

O álbum de fotos tem um valor histórico e emocional enormes, e ainda podem ser passados de geração em geração, durante muito tempo, já que a qualidade da cor e do papel duram anos sem danificar.

Como contamos com uma equipe bem completa, atendemos todo o processo – que vai desde a make do ensaio até a impressão do produto final. Ressalto que é possível realizar o combo ensaio fotográfico + álbum aqui no estúdio, ou ainda contratar os serviços de forma separada.

Tenho certeza que o álbum fotográfico irá proporcionar momentos divertido em família, principalmente ao se reunir ao redor deste livro e revistar memórias tão lindas e especiais.

Vamos começar a planejar o livro de memórias da sua família? Entre em contato pelo Whatsapp e agende uma visita ao estúdio para conhecer de perto o nosso catálogo de produtos.

Beijos e até a próxima!

Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As melhores razões para você ter um álbum de foto em família

Ideias inspiradoras para fazer o ensaio de fotos com crianças

Descubra por que é tão importante fazer um ensaio de Dia das Mães

Páscoa: por que aproveitar a data para fazer um ensaio de fotos?

Dia Mundial da Infância: como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança

5 lições sobre afeto que aprendi com a fotografia de família

As fotos de ensaio newborn e de família mais curtidas no Instagram em 2021

As melhores fotos de Natal para celebrar em família

O que esperar do ensaio de fotos com bebês de 3 a 6 meses?

Saiba porque você deve ter um álbum de fotos da sua família

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos pelos quais você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

As 9 melhores fotografias de família e newborn no Instagram

Monte uma bebeteca incrível para o seu filho

Mesa de maternidade ou batizado: ideias diferentes para celebrar a vida do bebê

Ensaio de fotos de pai e filhos: presente para eternizar além do dia dos pais

Como ter a experiência incrível do aniversário de seu filho, mesmo em tempos de isolamento