Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotógrafico

Olá, queridas! Tudo bem?

Quem me acompanha sabe o quanto amo captar a essência e pureza dos recém-nascidos. O ensaio newborn tem essa vocação, de registrar uma jornada muito importante na vida da família, repleta de dúvidas e emoções. Percebo que uma dúvida bem comum às mamães é sobre qual a estrutura ideal do estúdio para receber os bebezinhos.

Antes de mais nada, gosto de ressaltar que o espaço precisa ser extremamente confortável e seguro para o bebê e a mãe. E a estrutura física, seja interna ou externa, tem influência direta neste aspecto. Por exemplo, você sabia que o primeiro item que analisei ao escolher o meu espaço foi a localização?

Isso porque, em São Paulo, a localização impacta no dia a dia e até na segurança das pessoas. Pensando nisso, escolhi um espaço em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, com fácil acesso às demais zonas da cidade (com proximidade a Marginal Pinheiros  e a Avenida Faria Lima), além de estacionamento interno.

Parecem detalhes, mas este cuidado impacta até no resultado dos ensaios com recém-nascidos. Por isso, no post de hoje, quero compartilhar algumas vantagens de se fazer ensaios newborn dentro de um estúdio e algumas particularidades que talvez você não saiba sobre o meu cantinho.

Como nasceu a ideia do meu estúdio de fotografia em São Paulo?

O planejamento do meu estúdio-boutique começou em 2015, tendo como base minhas experiências em outros espaços. Como citei acima, a localização foi um fator primordial na escolha. Antes do estúdio atual, atendi num local que se adaptou muito bem as minhas necessidades por três anos.

No entanto, com o passar do tempo, percebi que poderia tornar as sessões newborn e de famílias em experiências ainda mais incríveis e gostosas para todos. Por ser uma das pioneiras deste segmento no Brasil, busquei também informações em estúdios de fotos de fora do país.

Lembro-me que, à época, fiz um workshop com uma fotógrafa americana, onde pude observar a vivência e o dia a dia dela dentro do estúdio. Nesta experiência, aprendi muito sobre a estrutura ideal para tornar o estúdio fotográfico um lugar confortável, seguro e adequado para receber mãe e bebê, inclusive com irmãozinhos pequenos, em geral na faixa de 2-4 anos.

Assim, a ideia do estúdio-boutique Laura Alzueta começou a tomar forma. 😊

Você também pode gostar de ler:
Ensaio feminino: por que eu devo fazer o meu?
6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamentos de bebês e crianças
Revelando o sucesso dos bolos Smash The Cake em ensaios de fotos

A segurança é uma das vantagens das fotos em estúdio

Sei que algumas pessoas assimilam as palavras “estúdio fotográfico” com locais frios, mais impessoais, repletos de luzes e equipamentos. No entanto, na minha opinião, um estúdio de fotos de família precisa ser super pessoal e acolhedor, por isso busquei este padrão com o projeto do meu estúdio.

O planejamento foi feito por um estúdio profissional de arquitetura, o Arquitrio, que compreendeu todas as minhas ideias e necessidades. Para priorizar a segurança, por exemplo, optamos por não ter cabos, flashes ou equipamentos muito grandes dentro do estúdio.

Quem é mãe sabe que as crianças são naturalmente curiosas, com novas descobertas a todo o momento. Elas correm, exploram e mexem em tudo. E isso é super normal! Por isso, no projeto extinguimos alguns equipamentos para deixar o ambiente mais seguro.

Aliás, acredito que a segurança seja uma das vantagens de fazer ensaios em estúdio e não ao ar livre, já que permitem mais controle sobre alguns fatores externos. Ao fazer as fotos no estúdio, por exemplo, eu garanto a qualidade das fotografias porque tenho total controle sobre a luz e ambiente. Nem sempre conseguimos este controle em ambientes externos.

Para você ter ideia, a ginecologista Marina Maekawa é minha cliente desde 2018, quando o filho Otávio nasceu. Segundo ela, um dos fatores que a fizeram realizar o acompanhamento do pequeno conosco (que agora já está com quase 3 anos) foi justamente a segurança do estúdio.

“Me sinto muito segura quando faço as fotos no estúdio da Laura. Como mãe, eu fiquei insegura de início, por levar meu bebê sem ter todas as vacinas e ser tão pequeno a um lugar desconhecido, por exemplo. Mas é tudo tão organizado e a Laura passa muita confiança, além de prestar atenção em todos os detalhes para nos deixar super confortáveis”, ressalta Marina.

A Marina fez o ensaio newborn com o Otávio com 20 dias e depois seguimos o acompanhamento dele no primeiro aninho, depois com dois e agora com 3 anos. Registramos os primeiros sorrisos, os primeiros passinhos e a descoberta dos aniversários. Abaixo, separei algumas fotos para você conhecer a Marina e o Otávio.

Estrutura aconchegante do estúdio de fotos proporciona bem-estar 

Além da segurança, quero que minhas clientes se sintam em casa no meu espaço e que fujam da ideia do estúdio tradicional que estão acostumadas. Por isso escolhi um lugar que é, de fato, uma residência aconchegante, mas foi reformada para ser apenas um estúdio fotográfico de bebês e famílias.

As arquitetas conseguiram traduzir, em cada cantinho, cinco pontos essenciais sobre o meu trabalho: luz natural, organização, independência de ambientes, estética e praticidade. Esses pontos resultaram num lugar muito acolhedor e intimista.

Acredito que locais externos não proporcionem tanto acolhimento quanto um estúdio, porque as pessoas precisam se adaptar ao espaço disponível, enquanto no estúdio temos tudo preparado para que todos se sintam bem e confortáveis.

Para fazer com que as famílias se sintam em casa, outro ponto chave é a privacidade. Aqui no estúdio, por exemplo, o escritório e a sala de reuniões ficam no andar de baixo, enquanto o estúdio e a sala da família no andar de cima. Segundo a minha cliente Marina, essa separação traz para ela uma sensação maior de conforto.

“Eu faço o acompanhamento do Otávio desde o nascimento em estúdio porque pra mim é mais seguro e confortável. No espaço da Laura, por exemplo, a família tem mais privacidade porque o estúdio é separado do restante do escritório”, explica Marina.

O cuidado com a divisão de ambientes que as arquitetas tiveram no meu projeto, deixou o espaço muito mais funcional. Isso porque consigo manter e ainda tenho total liberdade quando estou fotografando. Ficamos “isolados” no estúdio, enquanto o restante da equipe — que é pequena — pode continuar suas atividades sem interferências.

Além disso, ainda temos uma área com um lindo jardim externo, onde realizamos cliques externos e ensaios com pets.

O que o estúdio de fotos precisa ter para receber recém-nascidos

A primeira coisa pra se considerar é que nos ensaios newborn estamos lidando com seres muito pequenos e frágeis. Por isso é super importante que a estrutura do estúdio fotográfico seja projetada com foco nas necessidades do recém-nascido e dos pais.

Para se ter ideia, a temperatura é um item que reflete diretamente no conforto e no bem-estar dos bebês. Aqui no estúdio, mantemos a temperatura ambiente entre 27-28 graus. Isso porque o bebê acabou de sair de um local quentinho e confortável e isso deve ser preservado nesta nova realidade.

Contamos com uma área para trocar fraldas, poltrona de amamentação, biblioteca infantil, espaço para as crianças desenharem… Além disso, para ensaios com recém-nascidos, temos todos os acessórios necessários, como mantinhas, baldinhos, cestas e peças, dezenas de gorrinhos, chapeuzinhos e laços. E todos estes itens estão sempre à mão, deixando o ensaio mais  fluído e agradável para todos.

Tudo foi projetado e pensado para um atendimento de excelência com bebês e famílias. No projeto, por exemplo, usamos materiais bem rústicos para deixar o espaço informal, contemporâneo e aconchegante. A luz natural completa a suavidade no espaço e caracteriza o meu estilo fotográfico. E para um espaço com abundância de luz natural, nada melhor do que grandes janelas. Eles fazem sucesso por aqui, viu?! Confira abaixo as fotos maravilhosas que conseguimos captar nos nossos janelões.

Porque fazer o ensaio newborn em estúdio de fotografia 

Percebo que as vantagens de se fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico e não ao ar livre ou em casa, refletem diretamente no conforto, no bem-estar e na tranquilidade dos fotografados. Esses sentimentos ajudam a criar uma dinâmica fluída e leve, além de garantir o sucesso da sessão.

Por isso, além de um espaço bonito, acredito que o estúdio de fotografia para ensaios newborn também precise ser prático e muito funcional. Isso traz mais organização ao processo, evita imprevistos e ainda evita que o bebê fique muito cansado, já que toda a estrutura o atende muito bem!

Bem, para finalizar, quero ressaltar que o objetivo do meu cantinho é criar uma atmosfera onde as pessoas se sentissem bem, acolhidas, à vontade, num lugar gostoso de ficar. Sabe aquele lugar que você chega e não quer ir embora? É isso que eu espero.

Afinal, é com este clima que iremos criar memórias únicas, que sua família guardará para sempre!

Se você ainda não conhece o meu cantinho especial do mundo, dê play neste vídeo e conheça um pouco mais sobre o meu espaço. Ou venha me visitar pessoalmente! Para isso, envie uma mensagem por Whatsapp e agende uma visita! Vamos ter o maior prazer em receber você.

Até a próxima!

Beijos,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotógrafico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos porque você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

As 9 melhores fotografias de família e newborn no Instagram

Monte uma bebeteca incrível para o seu filho

Mesa de maternidade ou batizado: ideias diferentes para celebrar a vida do bebê

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Ensaio de fotos de pai e filhos: presente para eternizar além do dia dos pais

Como ter a experiência incrível do aniversário de seu filho, mesmo em tempos de isolamento

Ensaio feminino: por que eu devo fazer o meu?

Bebeteca Digital da Bamboozinho: baixe livros gratuitos para entreter e ensinar o seu bebê