Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Olá, queridas!

As fotos de acompanhamento de bebês são uma maneira linda de registrar o primeiro aninho da criança. É neste período que ocorrem as principais mudanças físicas, sociais e motoras na vida da criança. E tudo isso passa tão rápido! Por isso, acredito que o acompanhamento seja muito importante para deixar essa fase marcada pra sempre.

O meu objetivo, quando realizo este tipo de sessão, é proporcionar um momento prazeroso em família, repleto de brincadeiras, gracinhas, risadas e alegria para contagiar toda a família. Aqui no estúdio, por exemplo, o pacote de acompanhamento de bebês prevê três ensaios realizados trimestralmente a partir do 3 mês de vida do bebê.

Os pacotes incluem fotos com os pais e com irmãos, se houver, além da entrega do álbum de fotos, um aplicativo, entrega de fotos digitais e impressas. Quer saber mais detalhes sobre nossos pacotes? Então, envie uma mensagem para a nossa equipe. 😉

No post de hoje, quero compartilhar com você um pouco mais sobre a fotografia nesta fase tão especial na vida da criança e da família. Acompanhe este post até o fim e fique por dentro de tudo o que você precisa sobre acompanhamento fotográfico de bebês.

Você também pode gostar de ler: 
10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês
Agosto dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação
5 motivos porque você deve ter fotos impressas

Como funciona o acompanhamento de bebês?

Geralmente, o primeiro ensaio fotográfico na vida de uma criança é o newborn — que realizamos no primeiro mês de vida. Depois desta sessão é que começa o acompanhamento propriamente dito. A primeira sessão do pacote pode acontecer quando a criança está na fase entre 3 a 6 meses de vida.

Depois, as sessões são agendadas de três em três meses, levando em consideração o desenvolvimento de cada criança. É neste intervalo trimestral que as mudanças mais significativas no crescimento acontecem e, assim, conseguimos registrar as principais fases.

Aliás, uma dúvida bem comum das minhas clientes é porque não realizamos o acompanhamento mensal do bebê.

Em primeiro lugar, como citei, não há mudanças tão significativas no desenvolvimento do bebê de um mês para o outro. Outro fator é que o acompanhamento mensal pode ser cansativo para a família, principalmente por causa das saídas com o bebê.

Quem mora em São Paulo sabe o quanto é desgastante se deslocar pela cidade, não é? Por isso, realizamos as sessões trimestrais, que registram o crescimento da criança, como, por exemplo, suas primeiras gracinhas, sorrisos e passinhos, para que o ensaio seja um momento especial e de muito encanto entre a família.

A importância do ensaio de acompanhamento dos bebês

Antes de mais nada, é importante ressaltar que cada bebê tem um ritmo muito particular de desenvolvimento. Por isso, nos ensaios de acompanhamento levamos em consideração o tempo de cada criança. Sempre brinco que aqui no estúdio quem manda são os bebês, rs!

Desta forma, focamos nas descobertas, nas transformações motoras e nas particularidades de cada fase, respeitando o tempo de cada um. Conheça abaixo, os três ciclos do nosso acompanhamento fotográfico de bebês:

1º ensaio: Meus Primeiros Sorrisos

A primeira sessão de acompanhamento de bebês é realizada entre os 3 e 6 meses de vida da criança. Neste ensaio, focamos nos primeiros sorrisos, nas gracinhas, na interação e no relacionamento entre mãe e bebê e pai e bebê, além do registro da família toda, é claro.

2º ensaio: Já sei sentar

Entre os 6 e 9 meses realizamos mais um ensaio fotográfico. Nesta fase, o bebê já senta sozinho e, normalmente, já está aprendendo a engatinhar. No entanto, como citei acima, cada bebê tem um ritmo muito particular de desenvolvimento.

Por este motivo, antes de cada sessão, converso com as mamães para verificar como está o desenvolvimento do bebê. Isso faz com que o ensaio seja mais assertivo e respeite as singularidades de cada criança.

3º ensaio: Meus primeiros passinhos

Já próximo de completar o primeiro aninho, entre 9 e 12 meses, realizamos o último ensaio de acompanhamento. A criança normalmente já engatinha nesta fase e começa a ficar em pé sozinha, se apoiando em bancos, mesas e outras superfícies.

Uma ideia bem bacana é incluir o ensaio Smash The Cake no fim do ciclo de acompanhamento, para marcar o primeiro aninho do bebê e ainda registrar muitas descobertas. Você sabe como funciona este ensaio?

Na galeria de fotos deste post, você confere os três ensaios de acompanhamento da fofa Maria Clara. ❤️

Comemore o aniversário do bebê com o ensaio Smash The Cake

O ensaio Smash The Cake registra uma fase de descobertas muito interessantes no desenvolvimento da criança, onde ela tem contato com novas texturas, cores e sabores. Afinal, é o primeiro contato dela com um bolo. Imagina a fofura!

Esta sessão é muito lúdica e divertida. No entanto, a criança precisa se sentir atraída para interagir com o bolo. Por isso, incluímos elementos com cores vibrantes, formatos diferentes e visual chamativo.

A dinâmica do ensaio começa com fotos da família unida, para depois começar a bagunça propriamente dita, com o registro da descoberta do bolo. Ao final da sessão, podemos incluir um banho gostoso, que chamamos de Splash.

Com ele, a criança relaxa, se diverte e dá muitas risadas, além de já ficar limpinha para ir pra casa, rs! Se você quer saber mais sobre o ensaio Smash The Cake e Splash, confira neste post as melhores dicas para planejar a comemoração divertida do primeiro ano do seu bebê.

O que não pode faltar nas fotos de acompanhamentos de bebês

Os ensaios com bebês são uma delícia de fazer porque criam momentos de união e muito afeto entre a família. Sempre digo que o que não pode faltar neste dia são incentivos e brincadeiras, para motivar a interação do bebê.

Além disso, reforço que é muito importante que os pais estejam bem dispostos, com vontade de brincar e se divertir junto à criança, para criar um clima bem gostoso. Claro que, com tantos estímulos, as crianças ficam bem cansadas. Por isso, buscamos realizamos sessões mais curtinhas, com duração de 1 hora a 1h30, no máximo.

Os bebês e as crianças têm o seu próprio ritmo e vamos nos adaptar a eles a todo tempo. No entanto, pela experiência, já sabemos que essa “janela” de tempo é suficiente para que o ensaio seja fluído, sem ser cansativo.

Outro ponto importante e que não pode faltar neste tipo de sessão são brincadeiras que envolvam as crianças para que se sintam parte importante deste momento. Isso é muito importante para o sucesso do ensaio.

Como se preparar para o acompanhamento fotográfico

O foco dos ensaios de acompanhamento são as mudanças no desenvolvimento e é por esse motivo que não trabalhamos com sessões temáticas. A minha linguagem fotográfica é bem clean justamente para dar o destaque ao bebê, às suas expressões e gracinhas.

Quando há muito cenário, por exemplo, os elementos podem ofuscar a criança e roubar a cena. Por isso, a composição das minhas fotos são baseadas nas cores, texturas e nuances. Já com relação as roupas, vamos fazer de duas a quatro trocas, no máximo, para ter uma sessão linda e que seja agradável pro bebê!

Também recomendo que a família priorize o conforto no dia da sessão, para que possam brincar livremente.

Para os adultos, dê preferência a cores mais neutras, roupas sem estampas e que combinem entre si. Vamos planejar juntos os looks para que tudo fique bem harmonioso. Por exemplo, o bebê pode estar mais colorido, enquanto os adultos mais básicos.

O mesmo vale para cabelo e make: a naturalidade deve vir em primeiro lugar. Antes de qualquer ensaio, minha equipe conversa bastante com a família para alinhar detalhes e expectativas. Portanto, fique tranquila! Vamos construir o ensaio em conjunto, para tornar esse dia uma memória afetiva para a vida toda.

O acompanhamento de bebês após o primeiro ano de vida

Engana-se quem pensa que o acompanhamento fotográfico acaba após o primeiro aninho da criança. Muitas das minhas clientes continuam a fazer as fotos do crescimento da criança, após o primeiro aninho de vida, com ensaios anuais de família, por exemplo.

Este registro anual é muito interessante porque acompanha o crescimento não só do bebês, mas as mudanças de cada membro da família.

Nestes ensaios é comum incluir também fotos com os avós ou madrinhas e padrinhos, por exemplo, sendo que as datas preferidas para esse acompanhamento são os aniversários, as festas infantis e, principalmente, as sessões de Natal. Quer saber mais sobre as sessões de família? Clique aqui e conheça.

E se você deseja iniciar o acompanhamento fotográfico, conheça nosso estúdio e agende uma sessão. Estamos cheias de carinho para fotografar seu bebê e sua família. 🙂

Até a próxima!

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotógrafico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos porque você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Envie a fotografia que ama e participe do sorteio “Minha foto merece um quadro”

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamentos de bebês e crianças

As 9 melhores fotografias de família e newborn no Instagram

Monte uma bebeteca incrível para o seu filho

4 razões porque você precisa fazer um Mini Ensaio de Natal com o seu filho

Revelando o sucesso dos bolos smash the cake em ensaios de fotos

Mesa de maternidade ou batizado: ideias diferentes para celebrar a vida do bebê

Ensaio de fotos de pai e filhos: presente para eternizar além do dia dos pais

Como ter a experiência incrível do aniversário de seu filho, mesmo em tempos de isolamento

Ensaio feminino: por que eu devo fazer o meu?

Bebeteca Digital da Bamboozinho: baixe livros gratuitos para entreter e ensinar o seu bebê

Envie sua fotografia favorita e participe do sorteio “A foto da Minha Vida”

Como fazer um álbum de fotos profissional (fotos de família, fotos de viagem, fotos de bebês)

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos