Ensaio Gestante: guia prático para uma sessão de sucesso

Conheça as principais dicas e informações para uma sessão de gestante super prazerosa e cheia de emoção

Olá, queridas!

Acredito que existe uma energia muito particular e única nos ensaios gestante. A mulher passa por um turbilhão de emoções nesta fase, ao mesmo tempo que começa a se enxergar em um novo papel na vida: o de ser mãe.

A sessão de gestante é um dia inesquecível para curtir o barrigão e a família. Acima de tudo, é um momento para valorizar a mulher, de marcar as transformações de seu corpo, da vida do casal e ainda da sua história de vida.

Como mãe e fotógrafa, acho essencial registrar a emoção desta etapa tão importante para a mulher, de se olhar com carinho e afeto, ver o quanto seu corpo mudou e o quão incrível é gerar uma nova vida.

E para ter uma sessão cheia de cliques diferentes, divertidos e inspiradores é preciso ficar atenta a algumas informações. Por isso, listei as principais dicas num guia prático para você ter um ensaio de gestante de sucesso.

Você também pode gostar de ler:
Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal
Agosto dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação
Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

Porque você deve fazer um ensaio gestante

Como citei acima, o ensaio gestante é um momento muito especial para a mulher, já que a gravidez é a realização de um sonho para muitas de nós. O book de gestante tem a vocação de valorizar as transformações vivenciadas pela mulher nesta fase.

Com este ensaio, busco fazer com que as gravidinhas se enxerguem lindas neste papel. Muitas vezes, por causa da rotina e até dos hormônios, as mulheres ficam cansadas e deixam de se ver desta forma. O ensaio de gestante quebra este paradigma.

Além disso, esse ensaio tem uma importância enorme para a história familiar, marcando os primeiros registros de um novo serzinho e o início da memória afetiva da criança. Aliás, posso afirmar que é mágico ver como as crianças se encantam quando se veem nas fotos da barriga da mãe.

Parece que isso ativa uma espécie de “gatilho”, onde adoram se imaginar tão pequeninos dentro do útero. Você já viu uma criança se olhando no seu álbum? É lindo!!

Por onde começar a planejar o seu ensaio da gravidez

O ensaio de gestante é um momento para se sentir bem. Portanto, para começar a planejar as suas fotos, acredito ser importante pensar em alguns pontos principais: roupas, maquiagem e como você quer se ver nas fotografias.

A minha linguagem fotográfica é clean e orgânica, por isso gosto de um estilo mais casual. Ao agendar um ensaio aqui no estúdio Laura Alzueta, é importante você ter esse estilo como base. Além disso, quero que o ensaio tenha a personalidade da mamãe, por isso gosto de usar as roupas da própria gestante.

Inclusive, neste post, separei algumas ideias super criativas para o seu ensaio da gravidez, para que você possa se inspirar e começar a pensar no seu dia especial. 💜

Os melhores looks para fazer fotos da gravidez

Como o objetivo é fazer a mulher se sentir bem e confiante, não realizo sessões padronizadas, onde a mamãe se sente “fantasiada” de outra pessoa. O objetivo é que ela se transforme na melhor versão dela mesma.

Assim, oriento a optar pelo básico, clássico e atemporal, com peças que você já está acostumada a usar. Gosto muito do jeans, camisas brancas, blusas leves e transparências que marcam bem a silhueta e proporcionam um resultado muito bonito e harmônico.

Além disso, acho super bacana usar um vestidão, que você ache bonito e se sinta bem. Adoro os que são feitos em malha ou tricô, que são justinhos e marcam bastante as curvas. Aliás, não recomendo usar roupas muito largas neste dia, porque não valorizam e não mostram as transformações da gestação. O ideal é que marque bem a barriga.

Em relação as cores, recomendo usar as mais neutras, como preta, branca, creme ou cinza. Se você quiser, podemos usar roupas estampadas, mas é importante coordenar a paleta de cores com as roupas do restante da família. Já no caso das lingeries, dê preferência às calcinhas largas e aos soutiens que possam ser usados como top.

Como deve ser a maquiagem da gestante

A make é um ponto chave para que a mulher se sinta mais plena no dia do ensaio. Mas, isso não significa que a maquiagem precise ser super carregada, muito pelo contrário… Sempre digo que a make para o book de gestante precisa ser iluminadora, leve e corretiva.

Quanto as cores da maquiagem, vale a mesma regra das roupas. Portanto, dê preferência as cores neutras e em tons naturais. A naturalidade também vale para os cabelos, recomendo fazer uma escova, babyliss ou deixar o seu cabelo ao natural. Já para as unhas, procure usar esmaltes mais clarinhos.

Uma dúvida bem comum que recebo das minhas clientes é se a maquiagem deve ser feita na barriga também. Eu indico não utilizar nada neste local, porque, além de sujar a roupa, este será um ajuste que faremos no tratamento das imagens. Mas somente se for necessário, viu?!

Aqui no estúdio, contamos com o serviço de make e cabelo feito por profissionais, que estão acostumadas a este tipo de ensaio e à nossa luz natural. Consulte a disponibilidade aqui.

Qual a melhor fase para fazer o book de gestante

A principal característica do ensaio de gestante, além das que já citei, é marcar e valorizar as transformações no corpo da mulher durante a gestação. Neste sentido, recomendo fazer as fotos entre as semanas 28 e 34.

É nesta fase que ainda nos sentimos bem dispostas, os enjoos já foram embora e a barrigona já aparece bem. E, claro, ainda não estamos cansadas ou até inchadas — o que costuma acontecer no finalzinho da gravidez.

Tudo isso faz com que o ensaio transcorra de maneira leve e com muita fluidez, deixando a mulher super confortável para mostrar todas as suas curvas. 😍

Como funciona na prática o ensaio gestante

Geralmente, o ensaio de gestante abrange quatro etapas aqui no estúdio. Na primeira parte do ensaio, gosto de salientar as transformações no corpo da mulher, usando looks mais justinhos e que marquem bem a barriga.

Depois, fotografamos “você no dia a dia”, onde vamos clicar os looks do seu cotidiano. A terceira etapa é uma sequencia de feminilidade, usando peças que remetam a essa característica, como as lingeries, por exemplo.

A última etapa é sobre a silhueta da mamãe. Aqui entram as famosas “fotos na janela”, onde valorizamos e damos forma às curvas do corpo da mulher. Além disso, nessas etapas vamos incluir fotos com o pai e com outros filhos, se houver.

Algumas mulheres ainda incluem fotos nuas, que refletem a naturalidade e beleza da gravidez. Já contei detalhes sobre este ensaio aqui no blog. Saiba mais clicando aqui.

A dinâmica do ensaio com gestante

Outro ponto que destaco é em relação a dinâmica do ensaio. Quando a mulher está na primeira gestação, por exemplo, consideramos um ensaio mais humanizado, visto que é a realização de um sonho que se materializa por meio das fotografias.

Já com as demais gestações, a dinâmica é completamente diferente. Isso porque o romantismo que envolve a primeira gravidez cede espaço para a alegria, a diversão em família e o registro dos outros filhos.

Em geral, percebo que a presença dos outros filhos acaba roubando um pouco a cena, porque a mãe adora ver a criança interagindo come ela e com o irmão. Inclusive, há toda uma expectativa de como será a reação do irmão mais velho em relação ao menorzinho.

Assim, a sessão de gestante se transforma numa atividade para aproveitar a família, onde o registro fotográfico cria uma grande brincadeira e um encontro familiar.

As vantagens de se fazer o book gestante em estúdio

Percebo que muitas pessoas acreditam que os ensaios fotográficos da gravidez devem ser feitos ao ar livre ou até em casa. Mas, ao longo destes 10 anos em que fotografo bebês e famílias, sinto o quanto é prazeroso fotografar no meu estúdio, que se parece a uma casa, super aconchegante e cheio de luz.

Ele foi planejado exclusivamente para receber gestantes e bebês.

Primeiro porque dificilmente as mulheres conseguem se desconectar da rotina quando estão em casa ou em ambiente externo. Já no estúdio, o comportamento e a dinâmica da família muda, proporcionando um dia onde a única preocupação é aproveitar cada momento.

Além disso, a sessão no estúdio se torna mais prazerosa para a mãe, porque há mais privacidade e conforto. Aqui no estúdio, a mulher pode trocar de roupa à vontade, sem interferências. Isto faz com que ela se sinta bem, resultando em fotos espontâneas e maravilhosas.

Como agendar o seu ensaio de fotos?

Agora que você já sabe tudo sobre ensaio de fotos da gravidez, que tal começar a documentar a história de amor da sua família? Espero que você se inspire neste post e planeje comigo esse ensaio que é pura emoção.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre as fotografias de gestante, agende uma visita pelo Whatsapp e venha conhecer o meu estúdio. Vou adorar receber você. 😉

Na galeria deste post, separei algumas fotos da Lartna, que está à espera do pequeno Samuel, com diferentes looks e inspirações para você começar a sonhar com o seu ensaio. Ah, e no meu Pinterest você encontra mais ideias criativas e originais para ensaios com gravidinhas.

Beijos e até a próxima!
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

10 ideias inspiradoras para ensaio gestante

Ensaio Gestante: guia prático para uma sessão de sucesso

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça ideias super criativas para o seu ensaio gestante

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

Trabalho remoto e digital: uma maneira fácil de mães retomarem ao mercado de trabalho

3 dicas infalíveis de maquiagem para o ensaio de gestante

Cinco fotógrafos de gestante para você seguir e se inspirar

Ensaio gestante com segundo filho: como fotografamos grávidas com filho mais velho

Coronavírus e isolamento: como ficam o book de gestante e as fotos de recém-nascidos?

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

4 etapas do book de gestante: como se preparar

Looks para ensaio de gestante

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

Como é um Ensaio Nu de Gestante?

Ensaio de gestante com pets: lindas fotos com cães

Ensaio de gestante | Esperando Maria Carolina

Dicas para fazer um book gestante com filhos

5 dicas infalíveis para fotografar a gravidez

Dúvidas frequentes no Ensaio de gestante

Fotos de gravida

Ensaio de gestante | Esperando Nicholas

Fotos gestante | Esperando Gustavo

Ensaio gravida | Esperando Valentina

Book de grávida: o que usar no ensaio de fotos de gestante?

Fotos gestante | Esperando Alice

Ensaio gravida | Esperando Olívia

Ensaio gestante | A espera de Manuela