Conheça as principais dicas para planejar o ensaio mãe e filho

Veja neste post o que não pode faltar para ter fotografias de mãe e filhos perfeitas

Sabe aqueles momentos deliciosos com os filhos, cheios de carinho e cuidado, que nos fazem pensar: quero guardar isso num potinho para não esquecer? O ensaio de fotos entre mãe e filhos cumpre essa tarefa e preserva recortes desta relação em forma de fotografia.

Esta sessão é muito emocionante de fazer e capaz de despertar sensações únicas nas pessoas. Eu atribuo essa emoção ao poder da fotografia em valorizar a história, a troca e a afetividade, que somente o amor incondicional entre mãe e filhos proporciona.

Ressalto que meu objetivo neste ensaio também é proporcionar um dia inesquecível aos envolvidos. Inclusive, iremos incluir brincadeiras para envolver os bebês ou crianças, para que se sintam parte da sessão e se entreguem ao momento.

E você? Já pensou em registrar o amor desta relação e ainda criar lembranças de aquecer o coração? Então, confira neste post as principais dicas para planejar o seu ensaio mãe e filho.

Você também pode gostar de ler:
Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês
5 motivos porque você deve ter fotos impressas
Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Ensaio eterniza a conexão entre mãe e filho

Sabe qual a palavra que me vem à cabeça, quando penso na relação entre mãe e filhos? Conexão. Essa afinidade é uma parte viva no dia a dia da mulher, depois que ela se torna mãe, mas dificilmente é registrada em imagens. O ensaio de fotos entre mãe e filhos traz à tona, em cenas de aconchego, o amor incondicional presente nesta relação.

Se for um bebê, por exemplo, as fotos vão eternizar as trocas de olhares na amamentação, a mamãe cheirando o “chulezinho” nos pés da criança ou fazendo um cafuné. Já para as crianças maiores, as cenas são outras, mas contém o mesmo nível de troca e emoção.

Aliás, aqui no estúdio, realizamos a sessão de mãe e filhos com crianças de qualquer idade. Na galeria deste post, inclusive, separei alguns exemplos pra você se inspirar. 💛

Reconhecimento da mulher como mãe empoderada

Ser mãe é uma dádiva, mas sabemos que nem tudo são flores nessa função. Afinal, as mulheres acumulam tantas atribuições na rotina atualmente que, muitas vezes, esquecem de perceber a beleza e a felicidade dos pequenos momentos maternos.

Por isso, reforço que o meu objetivo neste ensaio é fazer com que a mulher viva uma experiência gostosa, que desapegue da sua rotina diária e se perceba linda como mãe. E, claro, com a vantagem de ter um registro maravilhoso deste dia, para guardar para sempre.

Acredito que a sessão mãe e filhos, além de registrar a conexão, também ajuda a empoderar a mulher e até melhorar a sua autoestima. Aliás, para valorizar ainda mais a beleza da mulher, aqui no estúdio contamos com uma equipe especializada de maquiadores.

Se interessou por esse serviço? Clique aqui, saiba mais sobre nossos make-up artists e verifique a disponibilidade.

Valor sentimental do ensaio mãe e filho

Acompanhar a história da família por meio de fotos profissionais promove uma sensação única. A experiência começa no olhar, quando contemplamos a beleza e a composição das imagens. Depois, evolui para o tato, quando as pessoas conseguem sentir o toque das fotografias.

A fotografia entre mãe e filhos valoriza a memória familiar e se transforma num produto carregado de valor sentimental. Eu escuto, diariamente relatos sobre o quanto as crianças amam se ver nos álbuns de fotos de família.

Quando são mais velhas, por exemplo, podem sentir todo o amor envolvido no seu crescimento, somente ao folhear as fotografias antigas da infância. Isto é muito importante na construção da memória afetiva, já que a criança passa a ilustrar a sua história junto com a família.

Aliás, os álbuns tem uma relevância enorme na construção da história familiar, proporcionando uma viagem ao passado a qualquer momento. Veja aqui como você pode fazer um álbum de fotos profissional.

Ensaio deve refletir a naturalidade do cotidiano da mãe e do filho

A verdade e a espontaneidade das emoções fazem muita diferença neste ensaio e ajudam a remontar o cotidiano da mãe e dos filhos dentro do estúdio. Por isso, eu gosto de ter uma conversa com a mulher antes da sessão e compreender seus anseios e desejos.

E também entender quais são as brincadeiras e momentos favoritos que ela tem no dia a dia com os pequenos. Desta forma, eu dirijo o ensaio fotográfico de uma maneira que as cenas reflitam fielmente o cotidiano dos dois.

Isso faz com que a fotografia seja bonita visualmente, sem deixar a essência da família de lado. Além disso, a paleta de cores, tons das roupas e da maquiagem arrematam a naturalidade e delicadeza deste tipo de fotografia.

Vamos construir toda essa estética em conjunto, tá? Por falar em maquiagem, já escrevi bastante no blog sobre esse tema. Para saber mais, clique aqui e veja 3 dicas infalíveis sobre make para ensaios fotográficos lindos e super naturais.

Como funciona o ensaio entre mãe e filho na prática?

Apesar do foco deste ensaio ser a mãe e a criança, ou seja, o núcleo da família com o papai envolvido também, é claro que outros familiares, como os avós, também podem participar. Normalmente, solicito que entrem somente no final do ensaio, porque podem interferir na dinâmica da sessão ao permanecerem muito tempo no estúdio.

Outra dúvida bem comum das mamães é se iremos fazer foto da criança sozinha durante o ensaio. É claro que sim! Mas ressalto que o objetivo principal será eternizar a conexão e todo o amor envolvido nessa relação, viu?! 😊

Além disso, é muito importante que a sessão com bebês e crianças seja mais curtinha, para que seja fluída e todos fiquem durante os cliques. Por isso, a minha sessão dura entre 1 hora e 1h30.

Ah, e agora que você já sabe tudo sobre ensaios de fotos de mãe e filho, que tal planejarmos um para chamar de seu? Me envie uma mensagem no Whatsapp, vou adorar participar dessa experiência mágica com você.

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

O que esperar do ensaio de fotos com bebês de 3 a 6 meses?

10 ideias inspiradoras para ensaio gestante

Saiba porque você deve ter um álbum de fotos da sua família

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Ensaio Gestante: guia prático para uma sessão de sucesso

Conheça as principais dicas para planejar o ensaio mãe e filho

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

Conheça ideias super criativas para o seu ensaio gestante

5 motivos porque você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Envie a fotografia que ama e participe do sorteio “Minha foto merece um quadro”

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças