Índice desta página
Veja os melhores ensinamentos sobre o ensaio de família e como ele registra o amor da forma mais genuína
Olá, queridas!
A fotografia de família já me permitiu acompanhar milhares de histórias lindas, em imagens que falam direto com o coração. Ao longo desses 11 anos trabalhando com bebês e famílias, aprendi muito sobre a representação de afeto neste tipo de ensaio.
Para se ter ideia, o ensaio em família possibilita viver uma experiência única e que no futuro poderá ser revisitada sempre que você desejar. Assim, as famílias podem manter as melhores memórias vivas, lembrando da brincadeira preferida da época, a personalidade que cada um possuía, etc.
Como funciona o ensaio de família?
Para mim, o ensaio de fotos em família é uma das formas mais genuínas de registrar cumplicidade e conexão. Ele conta a história, a identidade e o crescimento das pessoas que você ama nos grandes momentos da vida.
Aqui no estúdio, os ensaios de família funcionam como uma grande brincadeira, onde incluímos muita interação, diversão e risadas. Isso resulta em cliques naturais, espontâneos e cheios de verdade.
E hoje, depois de conhecer tantas histórias lindas de amor ao longo desses anos, quero compartilhar com você as 5 principais lições sobre afeto que aprendi com a fotografia de família.
Você também pode gostar de ler:
Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos
5 motivos porque você deve ter fotos impressas
1. O ensaio de família é uma celebração à vida
Tenho a crença de que nós, fotógrafos, temos a habilidade de tocar o mundo. Pode parecer sonhador da minha parte, mas acredito que exercemos um papel fundamental na sociedade: de lembrar as pessoas, por meio do registro fotográfico, do que realmente importa na vida.
Claro que fazemos isso devagarzinho, onde “tocamos” a vida de uma família por vez.
Para mim, a fotografia de família captura a singularidade e a beleza que muitas pessoas acreditam que não possuem. Nos meus ensaios, por exemplo, busco fotografar as famílias para além da superfície, proporcionando a oportunidade de expressarem sua beleza interior.
Essa beleza é representada pelo afeto, pelo carinho e pela cumplicidade das relações, seja entre um casal, pais e filhos ou irmãos, em registros cheios de verdade e amor. Por isso, nestes 11 anos, aprendi que o ensaio de fotos em família abre espaço para celebrar o amor e a vida.
2. A fotografia proporciona uma imersão na família
Outra lição que aprendi é que o ensaio abre espaço para uma imersão completa na essência das famílias. Durante o ensaio, as pessoas se desconectam da rotina para viver a experiência com intensidade, focando somente na conexão uns com os outros.
Inclusive, este é um dos “super poderes” que enxergo no ensaio de família feito em estúdio. As pessoas não sofrem com distrações e têm a oportunidade de expressar seus sentimentos de uma forma pura, o que, geralmente, não acontece na correia do dia a dia.
No entanto, ressalto que para alcançar este resultado é necessário contar com um fotógrafo experiente, que domine a técnica e deixe todos confortáveis para interagir. Por aqui, gosto de proporcionar sessões mais leves e fluídas, para deixar as pessoas bem à vontade.
Percebo que essa dinâmica é responsável por resultados maravilhosos. Sempre escuto o seguinte feedback dos pais durante a sessão: “nossa, Laura, eles nunca fazem isso em casa. Como você conseguiu?”.
3. O ensaio de família cria um momento único
Outra lição que aprendi ao longo dos anos é que o ensaio de família é muito mais do que uma sessão de fotos. Ao fazer dele uma celebração, por exemplo, as famílias podem estar numa experiência que jamais sonharam viver. Mas criar essa vivência não é uma tarefa tão simples.
Por isso, planejamos o momento do ensaio com atividades e brincadeiras divertidas, onde todos podem se entregar e interagir, inclusive os homens que tem mais resistência em fazer as fotos. Assim, o tempo passa e eles nem percebem. 😉
Como fotógrafa profissional, me sinto privilegiada e grata em guiar as pessoas durante essa experiência. Até porque muitos só se dão conta do momento mágico que estão vivendo durante a própria sessão. E isso é muito bonito de se ver e, claro, eternizar.
4. O ensaio de família é um ato de amor
Sempre digo para meus clientes que o ensaio de família é um ato de amor e também a realização de um sonho. Sabe porquê? As pessoas me procuram para um ensaio porque conheceram o meu trabalho pela internet ou por indicação de amigos. Neste momento, elas ainda não sabem o quanto essa experiência será maravilhosa e única e isso demonstra que estão dispostas a investir dinheiro, tempo e até a deixar a timidez de lado, para mergulhar no “desconhecido” e registrar o afeto em forma de fotografia.
Esta é uma das mais lindas lições que aprendi em 11 anos de fotografia: a motivação para fazer o ensaio é um amor que não cabe no peito, um afeto que precisa ser eternizado e demonstrado ao mundo.
Quer maior ato de amor do que esse?
5. A vida passa muito rápido para não fazer um ensaio
A vida é feita de fases e ciclos que, na maioria das vezes, mudam com muita velocidade. Quando menos percebemos, o tempo passou e não registramos as melhores fases da vida. Com a fotografia de família, você congela os melhores momentos e lembranças.
Além disso, o ensaio pode se transformar em um álbum de família, que poderá ser folheado durante muitos anos, diminuindo um pouco saudade do que passou. Por isso que eu digo que esse ensaio transborda amor e afetividade.
Bem, eu poderia listar muitas outras lições sobre afeto que aprendi fotografando bebês e famílias. Mas acredito que esses 5 ensinamentos já podem fazer você imaginar a felicidade que é ter fotos da sua família, não é?
Se você ficou curiosa para saber mais sobre os meus ensaios, me siga no Instagram e no Pinterest e acompanhe o nosso dia a dia do estúdio. Você também pode marcar uma visita, basta enviar uma mensagem para a minha equipe. Vou amar receber você por aqui!
Até a próxima!
Beijos,
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP