Páscoa: por que aproveitar a data para fazer um ensaio de fotos?

Olá, como vocês estão?

A fotografia de família, quando feita com técnica, sempre rende sessões com cliques divertidos e cheios de afeto. Tenho muitas clientes que aproveitam as datas comemorativas para agendar suas fotos anuais, como acontece com o ensaio de fotos de Páscoa.

Isso acontece porque as datas comemorativas, principalmente as que envolvem a reunião de pessoas queridas, como a família, são excelentes oportunidades para registrar um recorte da vida, a evolução e o crescimento das pessoas que amamos.

Agora em abril, por exemplo, comemoramos a Páscoa, uma data em que muitos celebram a vida e o amor. Então, por que não aproveitar o momento para fazer o book de família que você tanto sonha em ter?

Entenda a importância de fazer o ensaio de família na Páscoa

Percebo que os ensaios feito em datas especiais, como Páscoa, aniversários, Natal, Dia das Mães ou Dia dos Pais, trazem a oportunidade de fortalecer nossos vínculos e conexões de amor.

Acredito que cada família é única nas suas particularidades e é exatamente essa essência que busco transparecer nas minhas fotos. Acima de tudo, desejo que os clientes tenham experiências prazerosas no ensaio, onde todos se sintam à vontade e o dia se torne inesquecível.

Mas, se você ainda não tem certeza  se deve agendar o seu ensaio de Páscoa, acompanhe neste post os 3 motivos pelos quais você precisa aproveitar a data comemorativa para fazer um ensaio em família.

Você também pode gostar de ler:
Como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança
5 lições sobre afeto que aprendi com a fotografia de família

Por que o ensaio fotográfico se torna uma diversão em família: 

As datas comemorativas por si só já remetem a momentos de descontração e muita festa, não é? Aqui no estúdio, buscamos potencializar esse sentimento, transformando todos os ensaios em família numa grande brincadeira.

A intenção é fazer com que as pessoas se soltem, se sintam livres para serem elas mesmas, principalmente as crianças. E como fazemos isso? Com o uso de técnica fotográfica, como a direção de pessoas, onde possibilitamos mais conforto a todos, além de espontaneidade no resultado.

A experiência que adquiri nos 11 anos em que fotografo famílias, proporcionou a expertise para lidar com crianças até nas idades mais difíceis. Digo sempre aos pais que sou como uma professora da escola, alguém de fora que a criança presta atenção e ouve.

Assim, elas interagem com os pais e comigo e fazemos aquelas fotos tão sonhadas pelas famílias (como as que vemos no Pinterest). Essa interação também faz com que as crianças se sintam parte do momento, tornando o dia mais divertido e uma recordação inesquecível para a vida inteira.

Por que o ensaio de fotos valoriza os laços familiares: 

Como profissional, é muito gratificante perceber o quanto os ensaios de família proporcionam momentos para sair da rotina e, assim, fortalecer a conexão e os laços familiares. Sempre digo aos meus clientes para se desconectarem do mundo e apreciarem o presente, durante todo o ensaio.

As datas comemorativas são momentos oportunos para fazermos uma pausa.

Além disso, uma data comemorativa pode virar uma agenda para um ensaio anual. Isso pode ser no Natal, na Páscoa ou no aniversário da criança, por exemplo, acompanhando o seu crescimento. Inclusive, neste post, eu explico um pouco mais sobre este tipo de ensaio.

Outras datas bacanas para agendar ensaios de família são a Páscoa, como citei acima, e o Dia das Mães – que também está bem pertinho. Essas sessões rendem cenas de muita ternura, até porque carregam uma simbologia muito importante na infância, com o coelho e os ovinhos, por exemplo.

Gosto de ressaltar que a dinâmica do ensaio nessas datas não difere muito de uma sessão tradicional, funcionando da seguinte maneira: primeiro, fazemos as fotos mais clássicas em família (aquelas de porta-retrato). Depois, incluímos os elementos lúdicos, que remetam à data, fazendo fotografias dentro da temática.

Por que você dificilmente irá esquecer uma data comemorativa: 

Claro que eu recomendo realizar uma sessão fotográfica sempre que você tiver vontade, né? Rs! 😂

Mas, quando você escolhe uma data comemorativa para fazer o ensaio, fica mais fácil de lembrar e não esquecer de agendar. Afinal, dificilmente esquecemos as datas especiais do ano ou daqueles que amamos.

Um detalhe em importante é que, geralmente, realizamos ensaios com ambientação completa somente no Natal, onde decoramos todo o nosso espaço na temática e pausamos as sessões normais. Nas outras datas, incluímos elementos que remetam à festividade, sem parar os demais ensaios do estúdio, viu?

No entanto, para este ano preparamos uma surpresa muito bacana! Mudamos um pouquinho a rotina e, em 2022, teremos uma ambientação bem especial de Páscoa. A ideia foi toda inspirada no conto infantil inglês do Peter Rabbit. Você já ouviu falar?

Eu não quero dar muitos spoilers, porque desejo que seja uma surpresa linda às minhas clientes, mas compartilho um pouquinho desta temática na galeria de fotos do post, para deixar um gostinho de quero mais.

Como se preparar para o ensaio de família?

Recebo muitas perguntas de como se preparar para o ensaio de família.

Antes de mais nada, ressalto que você não precisa entender nada sobre fotografia e muito menos sobre as poses. Aqui no estúdio, fotografamos “pessoas de verdade”, que são gente como a gente e não modelos. Então, você só precisa se entregar no dia das fotos.

Claro que é super normal ficar insegura e ansiosa antes de começarem os cliques, mas fique tranquila: vamos conversar bastante antes do ensaio.

Além disso, minha equipe envia com antecedência um roteiro de produção, onde listamos todos os detalhes que você precisa saber. O mais importante mesmo é que a família esteja disposta a brincar, se divertir e ser espontânea em todos os momentos.

Espero que depois desse post, você se sinta inspirada para comemorar as melhores datas com um ensaio fotográfico, cheio de emoção e ao lado das pessoas que ama. Que tal agendar hoje mesmo a sua sessão para a Páscoa, que está chegando logo?

Ah, e para te inspirar, separei algumas fotografias feitas nas datas mais especiais do ano. Espero que gostem! 😊

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As melhores razões para você ter um álbum de foto em família

Ideias inspiradoras para fazer o ensaio de fotos com crianças

Descubra por que é tão importante fazer um ensaio de Dia das Mães

Páscoa: por que aproveitar a data para fazer um ensaio de fotos?

Dia Mundial da Infância: como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança

Envie sua foto e participe do sorteio “Amo Muito Essa Foto”

5 lições sobre afeto que aprendi com a fotografia de família

As fotos de ensaio newborn e de família mais curtidas no Instagram em 2021

As melhores fotos de Natal para celebrar em família

O que esperar do ensaio de fotos com bebês de 3 a 6 meses?

Saiba porque você deve ter um álbum de fotos da sua família

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos pelos quais você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Envie a fotografia que ama e participe do sorteio “Minha foto merece um quadro”

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamentos de bebês e crianças