Como fazer um álbum de fotos profissional (fotos de família, fotos de viagem, fotos de bebês)

Ele é um livro de memórias, que pode ser passado de geração para geração.

Olá, pessoal!

Hoje quero propor uma reflexão: imagine-se daqui a alguns meses – ou anos – tentando relembrar bons momentos. Por si só, a fotografia já é uma ferramenta poderosa para recordação. Agora, pense em potencializar essa memória com um álbum de fotos personalizado, feito especialmente pra você.

Com ele, é possível reunir toda a família, folheá-lo e se deliciar com cada memória. A sensação é diferente, não é? Abrir um álbum de fotografias junto daqueles que amamos é exatamente isso: uma viagem ao passado, como num livro de recordações.

Aqui no estúdio, além de produzir o ensaio fotográfico, nós também fazemos o planejamento, design e a diagramação do álbum de fotos. Tudo é organizado, pedacinho por pedacinho, para que seu álbum seja uma peça única.

Então, que tal aproveitar este período em casa para organizar as fotos e planejar seus álbuns comigo? Assim que o isolamento passar, você pode reunir a família e aquecer o coração de todos com várias lembranças.

Como fazer meu álbum de fotos profissionais?

Os álbuns de fotografias remontam histórias de famílias, nascimentos, primeiros dias de vida, aniversários, viagens e várias outras. Para obter um resultado profissional, é necessário contratar fotógrafo e equipe de design experientes no ramo.

Aqui no estúdio prezamos por esse profissionalismo em todos os trabalhos. Nosso primeiro passo na produção dos álbuns é definir o design, priorizando a paleta de cores, ou tema, escolhido pelo cliente durante o ensaio fotográfico.

Como no álbum que mostramos nas fotos abaixo. O ensaio fotográfico da Antonella foi intitulado de Chuva de Amor e mostra perfeitamente o trabalho profissional e o cuidado que temos com o design aqui no estúdio. Levamos o tema do ensaio Smash the Cake para o material impresso. Isso enriquece qualquer álbum e o torna ainda mais valioso.

A mamãe da Antonella faz o acompanhamento fotográfico desde a gestação e nascimento da primeira filha e tem um álbum impresso para cada momento. As meninas adoram sentar junto da mãe, folhear e se divertir com as fotos, caras e bocas.

O que é diagramação e porque contratar um trabalho especializado  

Outra etapa muito importante é a diagramação do álbum de fotos. É nesta parte que vamos decidir como será o layout, quais imagens utilizar e como elas vão ser dispostas em cada página. Aqui as fotos são valorizadas ao máximo, criando uma linda narrativa sobre o ensaio e não necessariamente seguir a ordem em que ele aconteceu.

As primeiras páginas são dedicadas a abertura onde há uma arte personalizada com o momento ou nome do fotografado. Depois, a fotos são agrupadas em uma sequência, geralmente com o mesmo cenário e look. Isso valoriza o material fotográfico e mostra uma série bacana de poses e expressões.

Por último fazemos a escolha da capa, que pode ser fotográfica ou em outro material nobre como couro ou linho. A família das fotos abaixo, por exemplo, realizou o ensaio comigo para celebrar os 25 anos de casados. Para este álbum, projetamos um acabamento que marcasse a data.

A capa de couro marrom e a escolha pelos tons terrosos foram planejadas para que o álbum fosse, de fato, um presente. Assim, sempre que folhearem o livro vão relembrar este momento incrível e único das bodas de prata.

Como valorizar as fotos com a diagramação do álbum

Ainda na etapa da diagramação, buscamos usar áreas de respiro – que são aqueles espacinhos em branco entre uma imagem e outra. A técnica deixa o resultado mais clean e com uma estética muito mais agradável aos olhos.

Para isso, o diagramador precisa ser experiente para conseguir visualizar quais são os melhores pontos. Contratar um trabalho profissional para a elaboração do seu álbum – assim como em qualquer outro segmento – garante a qualidade final do produto.

Durante a organização do álbum também surgem ideias bacanas, como abaixo. O material da gestação da Sophia, chamado de Doce Espera, ilustra bem esses insights. Fizemos um antes e depois – uma passagem da gravidez ao ensaio newborn – criando um link interessante.

Papo de grávida:  as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn.

Álbum de fotos: presente de geração para geração

A importância de se ter um álbum de fotos é o apego emocional e histórico que ele propicia – coisa que não acontece com arquivos digitais. Eles ainda podem ser passados de geração em geração, durante muito tempo, já que a qualidade da cor e do papel duram anos e sem danificar.

Além disso, é mais divertido ver as fotos em um papel fotográfico com cores reais, não é mesmo? Sentir e tocar são coisas extremamente importantes para nós, seres humanos.

Vamos planejar um livro de memórias especialmente pra você? Me envie uma mensagem no Whatsapp, e conversamos a melhor opção. No meu Pinterest, você encontra alguns álbuns que já produzimos aqui no estúdio. 😉

Beijos e até mais!

Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: