Ideias inspiradoras para fazer o ensaio de fotos com crianças

Descubra nesse post, as melhores dicas para fazer fotos divertidas e espontâneas com crianças

Olá, queridas!

Tenho a premissa que o ensaio de fotos com crianças precisa ser leve, divertido e muito prazeroso. Afinal, essa é uma fase tão gostosa da vida… Quem não tem boas lembranças da infância, não é? Por isso, quero compartilhar ideias inspiradoras de fotos nessa etapa da vida.

Hoje, vou ficar focar na fotografia com crianças na idade entre 3 e 7 anos. Nesta fase, busco fazer ensaio bem lúdicos com o objetivo de tornar tudo numa grande brincadeira. Assim, percebo que as crianças relaxam e aproveitam o momento.

Essa técnica me permite fazer cliques super espontâneos e descontraídos, onde captamos olhares e sorrisos carregados de emoção. No entanto, além do conhecimento técnico, você sabe o que mais é necessário ter fotos incríveis neste ensaio?

Continue lendo esse post e descubra as ideias mais inspiradoras para fazer fotos com crianças, que aprendi ao longo de 11 anos como fotógrafa. Vamos lá?

Leia também:
Como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança
Descubra por que é tão importante fazer um ensaio de dia das mães

Como fazer fotos criativas com crianças?

Antes de mais nada, é preciso se aprofundar no universo infantil e entender sua essência, para ter fotografias criativas. Por exemplo, você sabia que, a partir dos 3 anos, a criança entra em uma fase que os americanos chamam de toddler, ou seja, ela deixa de ser um bebezinho para se tornar um ser independente.

Nesta fase, as crianças são muito ativas, curiosas e gostam de brincar – comportamento que permanece por alguns anos. Para fazer fotos criativas neste período é preciso envolver a criança. Eu busco fazer ensaios infantis, onde tudo se torna uma grande brincadeira.

Assim, elas interagem e é possível clicar fotos criativas, divertidas e super espontâneas. Para envolver as crianças, é como se eu fosse uma nova professora da escola que entra, orienta e faz uma sequência de brincadeiras.

No geral, os pequenos se envolvem e se deixam levar pelas minhas orientações. Entretanto, nem todas as crianças são iguais e algumas são mais difíceis de “conquistar”.

Por isso, uma boa dica é não colocar tanta expectativa na criança antes do ensaio, porque isso pode deixá-la ansiosa e dificultar o ensaio. O importante é que a criança esteja relaxada no dia das fotos, para que se sinta confortável e bem.

Aproveite independência recém-descoberta pela criança

Uma boa dica para ter fotos inspiradoras é explorar a independência, geralmente recém-descoberta pelas crianças. Nesta fase, elas adoram se sentir úteis, assim como querem participar ativamente de tudo que ocorre a sua volta, não é?

Por isso, durante o ensaio eu busco envolvê-las em pequenas “tarefas”, para que interajam e os cliques sejam feitas de cenas reais, com muita naturalidade. Temos no estúdio, por exemplo, uma mini câmera, que dou às crianças para que me “ajudem a fotografar”.

Percebo que essa estratégia reforça a independência da criança e elas respondem muito bem.

Acompanhe o ritmo da criança na sessão de fotos

Outro ponto que observo é que as crianças têm um ritmo muito específico, que deve ser respeitado no ensaio fotográfico. É por isso que recomendo fazer a sessão de fotos em estúdio, onde podemos controlar o tempo, as exigências e as necessidades da criança.

Inclusive, neste post expliquei todas as vantagens de fazer o ensaio em estúdio fotográfico especializado. Acompanhar o ritmo da criança é importante porque ela leva algum tempo para se acostumar com o novo espaço e as pessoas que estão ali e, assim, se soltar! 😉

Aqui no estúdio, por exemplo, buscamos fazer dessa sessão um momento bem lúdico e interativo com as crianças. O respeito ao seu ritmo é fundamental para que ela se sinta à vontade e segura para brincar.

Assim, conseguimos captar os mais lindos sorrisos, além dos chamegos e brincadeiras com os pais. Com este cuidado, as fotos serão cheias de afeto, amor e espontaneidade.

Período ideal para fazer o acompanhamento de fotos com crianças

Normalmente, eu recomendo que os ensaios para acompanhar o crescimento da criança aconteçam a partir dos 2 anos de idade. No primeiro ano é possível fazer o acompanhamento, conforme o ciclo de crescimento do bebê. Conheça detalhes neste post.

Após o segundo ano, você pode planejar um ensaio anual, no Natal ou aniversário da criança, por exemplo, para marcar o seu desenvolvimento. A verdade é que a infância passa tão rápido e as crianças mudam muito, por isso é fundamental esse registro a cada ano.

E você, como mãe, pode estender esse acompanhamento por muitos anos e criar um lindo livro de memórias da sua família. Neste post, eu falei sobre a importância do álbum de família para a construção da história familiar.

O registro anual pode ser feito no aniversário da criança?

O aniversário é sempre muito especial e um marco na vida. Por isso, recomendo aproveitar a data para fazer ensaios anuais. No entanto, não recomendo fazer o registro no dia da festa propriamente dito, onde haverá muitos convidados e informações diferentes para a criança.

Assim, como há muita dispersão, dificilmente conseguiremos fazer uma foto que capture bem a essência, os traços da personalidade e quem é aquela criança. As fotografias feitas em eventos acabam contando a história da festa e não necessariamente da pessoa.

No estúdio ou no parque, por exemplo, a família vai estar sozinha com a criança, sem muita interferência externa. Assim, captaremos a conexão da família num ambiente controlado de luz e de emoções.

Essa configuração permite mais liberdade à família e um fluxo melhor de fotos.

Como se preparar para o ensaio de fotos com crianças?

Agora que você já conheceu as melhores dicas para ter um ensaio inspirador com crianças, vamos as informações mais práticas. Ressalto que vamos ter uma conversa longa, para conhecer a dinâmica e a personalidade da família e ter um ensaio mais íntimo.

Abaixo, deixo algumas dicas básicas para o ensaio de fotos com crianças ser um sucesso:

  1. ROUPAS: nós vamos produzir de 3 a 4 looks juntos que tenham a cara da criança, coordenando a família no seu estilo para que fique harmonioso. Nosso estilo é bem clean e não priorizamos cenários, até porque o foco é a criança. Para as meninas, recomendo saias e vestidinhos e para os meninos, uma bermudinha simples ou com suspensórios. Fica muito fofo!
  2. ACESSÓRIOS: eles são exatamente o que o nome diz, acessórios. Por isso, não nos preocupamos com temas, mas com as cores que irão compor e combinar melhor entre si durante o ensaio.
  3. HORÁRIOS: a sessão de fotos leva em torno de 1h30, no máximo 2 horas, para não deixar a criança muito cansada. Além disso, sempre recomendo às mães que tragam lanchinhos ou frutas. O importante é que todos estejam bem saciados e confortáveis.

Que tal fazer um ensaio de fotos com seu filho?

Bem, espero que este post traga inspiração para você marcar uma sessão com seu filho (a). O meu estúdio fica numa casa bem charmosa no bairro de Pinheiros, em São Paulo, planejado exclusivamente para atender bebês, crianças e famílias, sempre com o carinho e a atenção que necessitam.

Quer conhecer o meu espaço de pertinho? Envie uma mensagem para a minha equipe, vamos adorar receber você.

Reforço que, como uma das fundadoras e atual membro do conselho da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN), a segurança da sua família é sempre a minha prioridade. Fique tranquila, vamos fazer tudo num ritmo gostoso, confortável e muito seguro.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida, chame a gente Whatsapp. E antes de finalizar, deixo na galeria deste post alguns registros que fiz com crianças, que são de puro amor e alegria.

Beijos e até a próxima! 😊

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Tudo o que você precisa saber sobre as fotos de Dia dos Pais

Passo a passo de como se preparar para o ensaio em estúdio fotográfico

As melhores razões para você ter um álbum de foto em família

Ideias inspiradoras para fazer o ensaio de fotos com crianças

Descubra por que é tão importante fazer um ensaio de Dia das Mães

Páscoa: por que aproveitar a data para fazer um ensaio de fotos?

Dia Mundial da Infância: como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança

Envie sua foto e participe do sorteio “Amo Muito Essa Foto”

5 lições sobre afeto que aprendi com a fotografia de família

As fotos de ensaio newborn e de família mais curtidas no Instagram em 2021

As melhores fotos de Natal para celebrar em família

O que esperar do ensaio de fotos com bebês de 3 a 6 meses?

Saiba porque você deve ter um álbum de fotos da sua família

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos pelos quais você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Envie a fotografia que ama e participe do sorteio “Minha foto merece um quadro”

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças