Descubra por que é tão importante fazer um ensaio de Dia das Mães

Saiba mais sobre o ensaio que retrata a profundidade da relação entre mãe e filho

Gerar uma nova vida é uma dádiva dada às mulheres e que precisa ser celebrada, não é? O ensaio de fotos de Dia das Mães busca retratar a grandeza deste momento e ainda valorizar um ser humano tão fundamental na vida das pessoas. Afinal, são as mães que nos ensinam tudo o que precisamos no começo da nossa vida!

O que não percebemos é como temos poucos registros dessa relação, não é? Isso ocorre porque a mulher está ocupada desempenhando este papel, principalmente quando o filho é pequeno. Assim, ela tende a permanecer mais tempo atrás do que na frente das câmeras.

Por isso, eu digo que o ensaio Mamãe e Eu é poderoso. Ele é um divisor de águas, capaz de demonstrar a força da maternidade, a profundidade da conexão entre mãe e filho e ainda dar um up na autoestima das mamães. E, neste post, quero detalhar o porquê é tão importante fazer esse ensaio para celebrar o Dia das Mães.

Por que investir no ensaio de fotos de Dia das Mães

Uma das coisas mais mágicas que eu enxergo no ensaio de Dia das Mães é o desabrochar das mulheres. Elas se entregam com tanta suavidade às emoções e ao momento, rendendo fotos que são cheias de carinho, afeto e cumplicidade.

Por isso, com o ensaio fotográfico de Dia das Mães é possível demonstrar e registrar todo o carinho que nos une nessa data, em que celebramos quem nos deu a vida. E nada melhor do que homenagear essa grandeza com um item que durará por longos anos.

O bacana também é que as fotografias podem ir além das mídias digitais e darem vida à decoração da sua casa, aparecendo em quadros, álbuns, porta-retratos e outros objetos pessoais, por exemplo.

Você também pode gostar de ler:
Conheça as principais dicas para planejar o ensaio mãe e filho
Trabalho remoto e digital: uma maneira fácil de mães retomarem ao mercado
Tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Ensaio mãe e filho: as primeiras memórias afetivas da vida 

Percebo que há um padrão entre a maioria das mães: elas não têm muitas fotos junto com os filhos pequenos. Acredito que mudar essa regra é muito importante, principalmente nos primeiros anos de vida do bebê.

Isso porque as pessoas só conseguem lembrar das memórias da infância a partir do quarto ano de vida. Antes disso, não lembramos de nada do que aconteceu e sempre percebo o quanto o ensaio de fotos Mamãe e Eu é uma forma especial para fortalecer a memória afetiva dos pequenos.

O ensaio entre mãe e filho (a) é cheio de momentos de carinho, que valorizam o vínculo, a troca de olhares e a conexão existente nessa relação. É por isso que essa sessão é uma oportunidade incrível de estreitar os laços familiares, criando mais memórias com crianças bem pequenas.

Agora, imagina presentear uma mamãe com fotografia no dia dela? Esse presente é tão único, que talvez chegue perto da representação da dádiva de gerar uma vida.

Crie as melhores lembranças com o ensaio de Dia das Mães

O ensaio fotográfico de Dia das Mães dá a oportunidade de reunir a família e gerar uma recordação de um dia especial, que ficará no coração pra sempre. Gosto de fotos bem espontâneas, as vezes ninguém está olhando para a câmera diretamente, mas você sente a conexão entre eles, bem natural.

Aqui no estúdio, por exemplo, fazemos do ensaio de Dia das Mães uma grande brincadeira. Isso rende momentos de pura diversão e fotos lindas das mamães interagindo com as crianças. E nem preciso dizer o quanto este vínculo fica ainda mais forte nessa data tão especial, né? 💛

Outro fator para fazer o ensaio de Dia das Mães é porque o tempo passa muito depressa. As crianças crescem num piscar de olhos e todos mudam. Por isso, a fotografia tem essa importância de registro: cada mudança, cada fase estará documentada formando a sua história.

Se não bastasse, esse registro também pode se transformar em álbuns, quadros, porta-retratos e outros itens. Assim, mãe e filho podem sentir as histórias de infância e revisitar emoções, sempre que tocarem na imagem impressa.

Aliás, já escrevi no blog sobre a magia da fotografia impressa, sugiro você conferir o post aqui.

Quem pode participar do ensaio de fotos de Dia das Mães?

O ensaio de Dia das Mães é um ensaio de família, por isso é possível incluir a presença de outras pessoas, caso a mamãe deseje. Aliás, percebo que muitas mulheres se presenteiam com esse ensaio, mas há as que presenteiam outras porque sabem da importância dessa memória.

Uma ideia que eu acho muito bacana é o ensaio das gerações de mães da família, que incluí avós e bisavós, por exemplo. Essas fotografias demonstram a importância e a força das mulheres como geradoras de novas famílias.

Além de mais pessoas, os pets também são bem-vindos nos ensaios de família. No entanto, tanto para incluir pessoas ou pets, oriento avisar a minha equipe com antecedência para planejarmos como carinho a dinâmica da sessão.

Isso garante que todos fiquem confortáveis e tranquilos para arrasar nas fotos. No estúdio recebemos os pets no nosso pequeno e charmoso jardim. Não autorizamos a entrada na casa em respeito às demais famílias e bebezinhos que vêm quase diariamente aqui.

Como funciona o ensaio de fotos com as mães?

O meu estilo fotográfico é mais clean e orgânico. Portanto, recomendo que você tenha isso em mente para planejar o seu ensaio (roupas, cabelo, maquiagem, looks). Por exemplo: procure escolher roupas lisas, mas se incluir alguma estampa, certifique-se de que formem uma paleta de cores harmoniosa entre si.

As fotos precisam ter a personalidade dos fotografados, a cara da família, mas vamos orientar e construir esse momento juntas para que tudo fique perfeito. Outro ponto que gosto de destacar é que realizamos uma sessão bem fluída por aqui, para que todas se sintam confortáveis.

Sempre digo que a sessão de família é um momento afetivo, divertido, emocionante e, acima de tudo, de muita entrega! Essa entrega é o que eu busco para que todas as fotos transpareçam a felicidade de celebrar o Dia das Mães em família.

Bem, por hoje é só. Espero que este post te inspire a agendar a sua sessão, seja de Dia das Mães, de gestante, de família… Motivos nunca faltam, né? Rs!

Ficou com alguma dúvida ou quer mais detalhes sobre os nossos ensaios? Entre em contato com a minha equipe, vamos adorar conversar com você. Ou, se preferir, nos envie uma mensagem no Whatsapp.

Até a próxima!
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As melhores razões para você ter um álbum de foto em família

Ideias inspiradoras para fazer o ensaio de fotos com crianças

Descubra por que é tão importante fazer um ensaio de Dia das Mães

Páscoa: por que aproveitar a data para fazer um ensaio de fotos?

Dia Mundial da Infância: como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança

5 lições sobre afeto que aprendi com a fotografia de família

As fotos de ensaio newborn e de família mais curtidas no Instagram em 2021

As melhores fotos de Natal para celebrar em família

O que esperar do ensaio de fotos com bebês de 3 a 6 meses?

Saiba porque você deve ter um álbum de fotos da sua família

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos pelos quais você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

As 9 melhores fotografias de família e newborn no Instagram

Monte uma bebeteca incrível para o seu filho

Mesa de maternidade ou batizado: ideias diferentes para celebrar a vida do bebê

Ensaio de fotos de pai e filhos: presente para eternizar além do dia dos pais

Como ter a experiência incrível do aniversário de seu filho, mesmo em tempos de isolamento