5 segredos para organizar o set perfeito para o ensaio newborn

Conheça as melhores técnicas para fotografar recém-nascidos e se tornar uma referência na área

Olá, pessoal.

Recebo muitas dúvidas durante meus cursos sobre como organizar o set perfeito para o ensaio newborn. E isso não é por acaso! Essa sessão envolve seres tão pequenos, que precisam de cuidados super redobrados para ficarem seguros, que é normal bater a insegurança.

Por isso, o profissional precisa entender sobre as técnicas fotográficas e saber tudo sobre bebês: sua mecânica e fisiologia. A experiência proporciona mais segurança, tanto para você quanto pra família, e um ensaio cheio de afeto, claro.

Ao longo desses 11 anos em que fotografo bebês, percebi que os principais fatores que garantem o sucesso desta sessão são: um planejamento assertivo e um fluxo de trabalho dinâmico. Quer entender como incluir isso na sua rotina profissional?

Continue lendo esse post e descubra os 5 segredos para organizar o set perfeito para o ensaio newborn.

Você também pode gostar de ler:
Descubra a importância do sono para o sucesso do ensaio newborn
Qual o melhor guia de poses para fotografia newborn?
Tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

1. Poses e o conforto do bebê no ensaio com recém-nascidos.

A primeira coisa para ter o set perfeito é planejar a organização geral.

Eu, por exemplo, desenvolvi uma organização padrão, com dois puffs (em duas cores e texturas diferentes) e dois props (acessórios como caixinhas, bercinhos, baldinhos, etc). Este é o set base que eu utilizo. Depois, vou trabalhando em cima deste padrão.

Assim, vou organizando o ensaio e a sequência de poses e cliques para melhor atender a necessidade do cliente e ainda incluir fotografias bem particulares de cada família, como com algum acessório específico, por exemplo.

Dias atrás, uma família me trouxe a pulseirinha do bebê para incorporar ao ensaio. As fotos ficaram lindas e super intimistas, transmitindo muita personalidade. Mas, para isso, é preciso organizar o seu fluxo de trabalho para não ter surpresas.

Para planejar com assertividade, a dica é ter uma conversa prévia com a família para alinhar necessidades e expectativas.

2. Converse com a família antes do ensaio newborn

Antes de começar a sessão é muito importante fazer um bate papo, como um pequeno “briefing” com os pais para entender e acolher suas necessidades, ansiedades e expectativas. Eu, por exemplo, converso com a família antes de começar a clicar para planejar o ensaio com assertividade.

Nesta conversa, já oriento alguns detalhes, como, por exemplo, as cores das roupas e a importância de priorizar looks confortáveis. A ideia do bate-papo é diminuir a ansiedade, tornar o ensaio mais leve e ter fotos harmoniosas, que representem a essência da família.

Além disso, tenha em mente que quem dita o ritmo do ensaio newborn é o bebê. E nada melhor do que uma conversa antecipada para entender o perfil de cada criança, não é? Assim, fica mais fácil entender o tempo do recém-nascido e você pode se adaptar a isso.

Ao alinhar expectativas, você torna o ensaio mais leve e prazeroso para todos, além de entender como transmitir as emoções com mais clareza por meio das fotografias.

3. Tenha clareza das emoções que deseja transmitir com o ensaio

O terceiro segredo para o set perfeito é ter clareza do que se deseja transmitir com o ensaio. Para isso, é preciso estudar e praticar muito para descobrir sua linguagem fotográfica, quais acessórios você vai usar e outros detalhes importantes.

No meu curso Newborn Natural, por exemplo, mostramos meu método em detalhes, onde eu sempre recomendo criar um fluxo para os seus processos, buscando referências para poses, cores e composições.

Esta pesquisa vai trazer o conhecimento necessário para que você consiga harmonizar cores e texturas, por exemplo, e assim transmitir a mensagem desejada com as fotos, seja de conforto, aconchego, fofura ou inocência.

A fotografia newborn, além de eternizar momentos, tem o poder de transmitir emoções muito particulares. Mas, para isso, é preciso planejar tudo com carinho, incluindo cliques que retratam as caretas, dobrinhas e pequenos detalhes que só os recém-nascidos possuem.

4. O papel dos pais para ter o ensaio newborn perfeito

Você sabia que os pais desempenham um papel importante neste dia? Portanto, é muito importante conhecer o papel dos pais neste dia especial e assim  orientar a família, deixando-os tranquilos e confortáveis.

Ao explicar o papel dos pais, por exemplo, você evita estresses desnecessários, principalmente os que podem ser sentidos pelo bebê. No estúdio, fazemos da sessão newborn uma experiência gostosa cheia de brincadeiras e diversão.

Assim, a família consegue relaxar e curtir muito essa experiência. Nem preciso dizer que o resultado são fotos de puro amor, né?

No meu canal Laura Alzueta Academy, você encontra conteúdos exclusivos e especializados em fotografia newborn, para aprofundar seus conhecimentos na área.

5. A sessão fotográfica no estilo newborn natural

Para finalizar, acredito que uma peça importante seja ter muita experiência e assim desenvolver habilidades e segurança para acompanhar os sinais que o bebê dá, ao ser fotografado em determinado contexto. E claro, muita calma e paciência: lembre-se que o bebê acabou de sair do útero da mamãe!

É normal ter insegurança, principalmente se você é um fotógrafo iniciante e está começando. Por isso, é importante treinar muito, conhecer todas as funcionalidades da sua câmera e se desenvolver constantemente na técnica de posicionamento dos bebês.

Busque cursos com profissionais dos quais você se identifica, esse match de estilo e linguagem fotográfica é muito importante. Eu, por exemplo, utilizo tudo clean, natural e sem muitos acessórios, porque a estrela da sessão é o bebê e a família, não a ambientação.

No curso Newborn Natural, eu explico em detalhes como uma identidade fotográfica memorável. Além disso, também dou dicas para alavancar seu negócio e ser reconhecida como fotógrafa newborn. Tudo isso sem investir em equipamentos que não funcionam para você.

Quer saber mais? Acesse o site ou, se preferir, fale com a minha equipe pelo Whatsapp. Vamos adorar conversar com você! 😉

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As 3 dúvidas mais frequentes sobre o ensaio newborn

Passo a passo de como se preparar para o ensaio em estúdio fotográfico

5 segredos para organizar o set perfeito para o ensaio newborn

Descubra a importância do sono para o sucesso do ensaio newborn

Dica de especialista: qual o melhor guia de poses para fotografia newborn?

5 fotógrafos newborn de referência para você conhecer e se inspirar

As 5 melhores dicas para diminuir o tempo do seu ensaio newborn

Envie sua foto e participe do sorteio “Amo Muito Essa Foto”

Newborn Natural: as principais tendências da fotografia newborn para 2022

Ensaio newborn: por que incluir essa sessão de fotos no enxoval de bebê

Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio profissional

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Prêmios de fotografia newborn: premiando uma fotografia segura

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Curso para fotografar bebês: confira como foi o último Workshop de Fotografia Newborn Natural

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn