Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

Confira o meu bate-papo com um especialista em equipamentos fotográficos e saiba como escolher a sua câmera

Olá, pessoal! Como estão?

O post de hoje será um pouquinho diferente do habitual, mais voltado para quem deseja aprender sobre equipamentos fotográficos. Em 2021 completei 10 anos de fotografia newborn e de família e, ao longo dessa jornada, sempre recebi muitas dúvidas sobre equipamentos fotográficos.

Por isso, nada melhor do que conversar com pessoas que são especialistas neste assunto.

Convidei o fotógrafo Zal, da Brasil Tronic, para um bate-papo e tirar todas as dúvidas sobre esse mercado. O Zal trabalha há cerca de 20 anos com produtos fotográficos e já passou por grandes marcas, como a Nikon.

Confira as dicas do especialista abaixo.

Você também pode gostar de ler:
Melhores dicas para aprender a fotografar bebês
Um manual prático e inédito sobre fotografia newborn

Dúvida 1: qual câmera escolho para iniciar na fotografia de bebês e crianças?

Nos meus workshops percebo que muitas pessoas iniciam na fotografia newborn e de famílias com uma câmera de entrada. Segundo o Zal, esses equipamentos têm uma boa relação custo e benefício, mas com menor durabilidade no ciclo de cliques, “corpo” e funções mais simples.

Por isso, acredito que seja mais importante você entender bem o seu equipamento, do que possuir uma câmera de última geração. Assim, é possível usar todos os recursos que ele oferece para melhorar seus resultados.

Além disso, como fundadora e atual presidente do conselho da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos (ABFRN), ressalto que é importante levar em consideração a segurança do bebê e da família ao escolher o seu equipamento.

Isso vale tanto para a qualidade do produto quanto para o estado de conservação, como se possui peças soltas, por exemplo. Por falar nisso, você sabe qual o momento ideal para trocar de câmera?

Dúvida 2: Como aprender a usar câmera para fotografar bebês? 

Costumo brincar que o melhor equipamento fotográfico para fotografar bebês e famílias é o nosso equipamento, rs!

Isso porque o treino e a prática irão influenciar diretamente na forma como você lida com a sua câmera fotográfica. A dica do Zal é treinar muuuuito para, assim, se tornar um fotografo de excelência. Quando fotografamos crianças e famílias, por exemplo, possuímos um laboratório pronto dentro de casa.

“É muito importante treinar! Por isso, quem tem criança ou cachorro pode aprender a fotografar com eles. Como estão em constante movimento, aprenda a “travar” o foco com eles ou quais são as melhores composições nesses casos. E tudo isso é gratuito”, explica.

Dúvida 3: Quando devo trocar de câmera fotográfica?

Assim como todo equipamento, as câmeras também têm um ciclo, um período de vida util. Para os equipamentos DLSR, por exemplo, este ciclo é controlado pelo ciclo de cliques.

As câmeras de entrada, geralmente, têm um ciclo entre 150 mil à 500 mil disparos, a depender muito do modelo. Por isso, ao trocar o equipamento você pode analisar como está a “vida” da câmera, porque se este ciclo tiver se encerrando a câmera pode parar a qualquer momento.

Além disso, o Zal explica que as câmeras usadas somente estúdio duram mais tempo. Já as que são usadas mais em locais externos, sofrem com o impacto e as intempéries, por isso desgastam com mais facilidade.

“Se a câmera está em bom estado, com poucos cliques ainda, talvez seja melhor só investir em lentes. Já se está em meia vida, ou ainda para quem deseja dar upgrade, talvez seja melhor investir em um modelo full frame ou ainda uma mirrorless”.

Dúvida 4: Qual a diferença entre as câmeras cropada, full frame e mirroless?

Para decidir qual a melhor câmera pra você, é preciso entender que existem modelos com tecnologias diferentes, como cropada, full frame e mirrorless. Você sabe a diferença?

  • Cropada: este modelo possui sensor cropado (APS-C), ou seja, ele tem um tamanho menor do que uma câmera full frame. Esse modelo refere-se a qualquer sensor menor do que o sensor 35mm – tamanho padrão dos filmes analógicos. A câmera cropada irá capturar uma imagem menor do quadro em comparação com uma câmera full frame e não sustenta um ISO tão alto, podendo apresentar menor qualidade de imagem. No entanto, essa câmera tem como vantagem o custo x benefício.

 

  • Full frame: A câmera Full Frame tem uma qualidade de imagem melhor devido ao tamanho do sensor. Sustenta um ISO mais alto sem preocupação e não tem fator de corte. Geralmente, uma câmera full frame pode captar mais informação de luz no sensor (mais qualidade de imagem) tanto quando tem muita ou pouca luz. Apesar da melhor qualidade de imagem, este equipamento é mais caro do que um com o sensor cropado.

 

  • Mirrorless: o nome vem do inglês “sem espelho”, porque não possuem espelho na parte mecânica. A luz passa pela lente diretamente para o sensor de imagem. A diferença é que o visor ótico é substituído por um eletrônico, que replica o que foi capturado.Essa câmera oferece maior precisão no clique e ausência de ruídos, além de funções como revisão de imagem e zoom digital. No entanto, segundo o Zal, as desvantagens deste modelo é que gastam mais bateria e são mais caras que as cropadas.

Dica 5: Qual a melhor lente para a fotografia newborn e de família?

Antes de mais nada, importante ressaltar que não existe uma “lente certa” para isso ou aquilo. Tudo depende muito da linguagem de cada fotógrafo e do estilo que ele deseja imprimir em suas fotos.

Para a fotografia newborn, sugiro começar com uma lente de 50mm fixa e 100mm macro. Se sua câmera for “cropada”, substitua a lente de 50mm fixa pela 35mm, devido ao fator de crop. Isso é muito importante para que você não precise afastar muito do bebê.

Depois, à medida que você se especializar, comece a investir em equipamentos, comprando sempre lentes de qualidade óptica boa.

Nos meus workshops, recomendo que as lentes tenham aberturas de diafragma grandes (numero “f” pequeno) para fotografar recém nascidos. Isso possibilita fotografar com luz baixa sem precisar aumentar muito o ISO ou usar velocidade lenta, que causa tremor na imagem.

Além disso, as aberturas grandes proporcionam uma profundidade de campo pequena e o fotógrafo pode brincar com o desfoque como elemento de linguagem. Fica lindíssimo na fotografia newborn!

Conheça meus cursos online sobre Fotografia Newborn

Bem, espero que você tenha gostado deste post e que ele tenha ajudado a sanar suas dúvidas na hora de escolher a sua câmera fotográfica. você pode conferir o meu bate-papo com Zal na integra, nesta live que fizemos no Instagram.

Para finalizar: é importante você saber que, além de uma câmera de qualidade e saber manusear o equipamento, é preciso se especializar em bebês para ser um fotografo newborn de excelência.

Então, se você se saber mais sobre esse mercado tão lindo e cheio de amor, conheça meus cursos online na plataforma Eduk. Além disso, também sou palestrante sobre fotografia newborn em vários congressos. Neste link, por exemplo, você pode conhecer detalhes da minha palestra sobre os 10 de fotografia newborn no Brasil. 😊

Na galeria deste post, você confere a fofura que foi o ensaio de fotos da pequena Alice, com 14 dias de vida.

Até a próxima!

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As fotos de ensaio newborn e de família mais curtidas no Instagram em 2021

As melhores fotos de Natal para celebrar em família

Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio profissional

O que esperar do ensaio de fotos com bebês de 3 a 6 meses?

Saiba porque você deve ter um álbum de fotos da sua família

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos porque você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

As 9 melhores fotografias de família e newborn no Instagram

Monte uma bebeteca incrível para o seu filho

Prêmios de fotografia newborn: premiando uma fotografia segura

Mesa de maternidade ou batizado: ideias diferentes para celebrar a vida do bebê

Ensaio de fotos de pai e filhos: presente para eternizar além do dia dos pais

Como ter a experiência incrível do aniversário de seu filho, mesmo em tempos de isolamento

Ensaio feminino: por que eu devo fazer o meu?

Bebeteca Digital da Bamboozinho: baixe livros gratuitos para entreter e ensinar o seu bebê

Envie sua fotografia favorita e participe do sorteio “A foto da Minha Vida”