Dica de especialista: qual o melhor guia de poses para fotografia newborn?

Entenda o porquê é tão importante criar um fluxo de poses para ter melhores resultados no ensaio newborn

Olá, pessoal!

Uma das principais dúvidas que surgem entre os meus alunos é com relação às poses do ensaio newborn. Isso acontece porque nesta sessão lidamos com seres muito pequenos… É normal ficar apreensivo para manter o bebê seguro e confortável e ainda ter fotos apaixonantes, não é?

Antes de mais nada, você precisa ter em mente que cada ensaio newborn é único já que cada bebê tem um jeitinho muito particular de ser. Por isso, a minha recomendação é levar o ritmo da criança como um guia para o seu ensaio, respeitando seu tempo e suas vontades.

Além disso, para ter uma sequência de fotos daquelas que são agradáveis aos olhos, é preciso que o bebê esteja de fato tranquilo e transpareça a sensação de conforto, aconchego e bem-estar. E isto conseguimos com o correto posicionamento durante a sessão fotográfica.

A importância da pose dos bebês na fotografia newborn

Existe um leque de possibilidades para explorar as poses de bebês na fotografia newborn, mas nem sempre conseguimos realizar 100% das poses planejadas. Isso porque cada recém-nascido aceita de forma diferente o posicionamento e os estímulos na sessão.

A execução das poses depende muito da própria posição uterina em que o bebê estava, por isso eu sempre digo que o recém-nascido é quem manda no ensaio newborn, rs! Brincadeiras à parte, o mais importante é respeitar esse tempo do bebê.

Nos meus ensaios, sempre deixo o recém-nascido confortável e, acima de tudo, muito seguro. E neste post, quero dividir com você um pouco dessa minha experiência. Confira abaixo as melhores poses para a fotografia newborn e ainda dicas de como deixar o bebê confortável e seguro durante toda a sessão fotográfica. Vamos lá?

Você também pode gostar de ler:
Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio profissional
Tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn
5 fotógrafos newborn de referência para você conhecer e se inspirar

Pose newborn com o bebê de barriga pra cima

A fotografia newborn exige muita experiência do profissional. Portanto, você precisa se especializar em bebês, sua mecânica e fisiologia. O papel do fotógrafo newborn é justamente identificar os sinais que o recém-nascido dá, seja de felicidade, de fome ou de dor, para ter um ensaio de sucesso.

Isso inclui a escolha de poses para cada recém-nascido. Algumas são mais parecidas com a vida uterina e, assim, ele vai naturalmente gostar e ficar confortável. Uma pose bem bacana, relativamente simples de executar, é fotografar o bebê de barriguinha para cima.

Comece posicionando o bebê no seu colo, com você sentada no chão. Vá cruzando as pernas e os braços do bebê, com muita delicadeza. Assim, ele irá demonstrar como gosta de se manter nesta posição, se com as mãozinhas para baixo ou para cima, por exemplo. Quando o bebê estiver bem relaxado, comece a colocá-lo no cenário escolhido.

Reforce os cuidados com a higiene de todos os acessórios (paninhos, apoiadores, travesseiros, etc.) para manter o bebê seguro. Além disso, deixe tudo o que irá precisar para o ensaio à mão. Lembre-se que o excesso de movimentos pode estressar o bebê.

Confira neste vídeo, os detalhes de como posicionar o bebê de barriguinha para cima.

Pose mamãe e bebê no ensaio newborn

Você sabia que ter uma conversa prévia com a mãe pode te ajudar a posicionar o bebê com mais facilidade? Isso porque você passa a entender um pouco mais sobre a rotina e como a criança se comporta no dia a dia. Desta forma, você estará mais bem preparado para identificar os movimentos da criança durante o ensaio.

Na conversa, você também vai entender um pouco das expectativas e até ansiedade da mãe em relação a sessão fotográfica. Este é um ponto fundamental para acolher a mulher, deixando-a super tranquila para executar a pose da mamãe segurando o bebê.

Comece fazendo a transição da criança de um espaço para o outro, como do puff para o colo da mãe, por exemplo. Nunca deixe o bebê “esfriar”, pense que ele estava num local quentinho e assim precisa permanecer. Por isso, envolva-o perto de você numa manta e deixe-o bem aconchegado.

Depois que o pequeno estiver tranquilo, vá desenrolando a manta e o posicionando da forma como você deseja, como, por exemplo, olhando para a câmera com os braços e as perninhas cruzados. Somente depois de posicionar o bebê no seu colo, vá tranquilamente colocando-o no colo da mãe.

Para entender com detalhes, veja nesse vídeo o posicionamento completo.

Pose do recém-nascido no baldinho no ensaio newborn

É claro que para fazer uma fotografia newborn de qualidade e que brilhe os olhos das pessoas é preciso ir além das poses. Dominar o conjunto de técnicas fotográficas, como a iluminação e composição, são passos essenciais para capturar os melhores momentos do bebê e da família.

No meu curso Newborn Natural, eu dou várias dicas para posicionar o bebê, tendo como base a melhor iluminação e composição. Clique aqui, descubra como encantar seus clientes e viver da fotografia newborn neste workshop online inédito.

No curso, eu ensino a pose do baldinho. O primeiro passo é colocar o bebê em posição de arrotar. Depois, comece a niná-lo dobrando suas perninhas aos poucos… Ele deve ficar com os joelhos bem flexionados. Para colocá-lo no baldinho, mantenha sempre uma mão na cabeça e outra no bumbum.

Vá acomodando a criança dentro do balde suavemente, respeitando o seu tempo. Assim, ajeite com carinho suas mãos e a cabeça para que não escorregue. Para entender com detalhes essa pose, clique aqui e veja o meu passo a passo de com executar a pose com segurança, mesmo sem ter assistente.

Monte um guia de guia de poses exclusivo

Fazer as poses na fotografia newborn com calma e precisão pode ser um desafio para muitos profissionais, principalmente para quem está iniciando ou não tem assistente. Mas saiba que nada é impossível. Eu desenvolvi um esquema, um fluxo de poses para ter um ensaio newborn tranquilo e muito seguro.

Eu, assim como muitos que iniciam, não tinha uma equipe para ajudar nas sessões. Por isso, reforço que investir no planejamento é importante para a fluidez e o andamento da sessão. Além disso, ainda serve para te dar insights e inspirações e, quem sabe, para montar um guia de poses para chamar de seu.

Destaco também que o planejamento na fotografia newborn diminui o tempo da sessão, fator importante para manter o bebê mais calmo. Inclusive, já listei aqui no blog as 5 melhores dicas para diminuir o tempo do seu ensaio newborn.

O fluxo de poses da Laura Alzueta

Determinar um fluxo para o ensaio newborn auxilia muito na organização, além de fazer com que você não esqueça nenhuma foto importante. Eu, por exemplo, divido a sessão em três etapas. Elas iniciam somente após a mamada da criança, quando ela já está tranquila:

  1. Fotos com a família;
  2. Fotografia do bebê em puff;
  3. Fotografia do bebê em props.

Você pode desenvolver o seu fluxo fotográfico, de acordo com a seu estilo e realidade. Para mim, o que importa é criar uma experiência prazerosa para família, que rendam fotos naturais e espontâneas. Volto a frisar que cada criança tem o seu jeitinho, por isso respeite o tempo delas, viu?

A nossa missão enquanto fotógrafos é capturar as particularidades e os melhores momentos em fotografias únicas, eu desejo que este conteúdo te ajude a chegar neste ponto. Para mais dicas sobre poses e técnicas fotográficas, acesse o meu canal Laura Alzueta Academy.

Conheça também o meu curso completo Newborn Natural e aprenda a fotografar recém-nascidos de forma natural e orgânica.

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As 3 dúvidas mais frequentes sobre o ensaio newborn

Passo a passo de como se preparar para o ensaio em estúdio fotográfico

5 segredos para organizar o set perfeito para o ensaio newborn

Descubra a importância do sono para o sucesso do ensaio newborn

Dica de especialista: qual o melhor guia de poses para fotografia newborn?

5 fotógrafos newborn de referência para você conhecer e se inspirar

As 5 melhores dicas para diminuir o tempo do seu ensaio newborn

Envie sua foto e participe do sorteio “Amo Muito Essa Foto”

Newborn Natural: as principais tendências da fotografia newborn para 2022

Ensaio newborn: por que incluir essa sessão de fotos no enxoval de bebê

Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio profissional

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Prêmios de fotografia newborn: premiando uma fotografia segura

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Curso para fotografar bebês: confira como foi o último Workshop de Fotografia Newborn Natural

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn