Descubra a importância do sono para o sucesso do ensaio newborn

Conheça os principais segredos sobre o sono do bebê para ter um ensaio newborn de sucesso

Olá, pessoal!

Hoje, quero falar sobre um assunto importante: o sono no ensaio newborn. Isso porque ele é uma peça-chave em qualquer sessão com recém-nascidos, porque proporciona bem-estar e relaxamento. Assim, o profissional pode clicar fotos maravilhosas com o bebê bem relaxado.

Antes de mais nada é preciso saber que, durante as primeiras semanas de vida, a maioria dos bebês dorme mais tempo do permanece acordado. Será que por essa característica, as chances de ter uma sessão fotográfica tranquila aumentam? Infelizmente, não!

Para tirar o máximo proveito dessas sonecas no ensaio newborn é preciso estudar muito sobre bebês, entender seus ciclos de sono e ainda conhecer as particularidades da rotina do seus fotografados. É por isso que neste post vamos falar sobre a importância do sono na fotografia newborn.

Você também pode gostar de ler:
Dica de especialista: qual o melhor guia de poses para fotografia newborn?
As 5 melhores dicas para diminuir o tempo do seu ensaio newborn
Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio profissional

Como fazer o bebê dormir para o ensaio newborn?

Antes de continuar, quero reforçar que para fotografar recém-nascidos é muito importante conhecer tudo sobre bebês, sua fisiologia e “mecânica”. Você deve entender sobre o manuseio e as técnicas corretas para um bom posicionamento com segurança e conforto.

No curso Newborn Natural, por exemplo, você acompanha o passo a passo de uma sessão newborn completa, feita na prática com bebês aqui no meu estúdio.

Costumo dizer que quem manda no ensaio newborn é o recém-nascido: é ele quem dita o ritmo da sessão conforme se sente mis confortável. Para is, é essencial que ele esteja com as mamadas e o sono em dia, deixando a sessão mais leve e fluída.

Hoje, quero compartilhar com você alguns segredos que aprendi nestes 11 anos em que fotografo bebês e famílias. Continue lendo este post e entenda por que o sono é tão importante para capturar aquelas fotos newborn de tirar o fôlego (e que os pais AMAM!).

Entenda como funciona a dinâmica do sono do recém-nascido

Você sabia que os bebês têm uma dinâmica de sono definida, assim como os adultos?

Para entender essa dinâmica, imagine que você está embalando e caminhando com um recém-nascido, para fazê-lo dormir. As pálpebras dele começam a se fechar e ele adormece em seus braços.

Apesar dos olhos fechados por completo, as pálpebras continuam a tremer e a respiração é irregular. As mãos e braços estão flexionados e ele pode se assustar, contrair os músculos e sorrir rapidamente. Este é o chamado “sorriso do sono”.

Neste momento, o bebê ainda não está completamente adormecido, por isso com qualquer movimento mais “brusco”, como para manipulá-lo para o ensaio, ele acorda e chora.

Para evitar esse desconforto, a minha recomendação aos profissionais é aumentar o tempo deste ritual em cerca de 20 minutos. Assim, você vai notar que o bebê para de sorrir e de se contrair, a respiração fica mais regular e superficial, os músculos completamente relaxados.

Agora, sim, o bebê está em um sono mais profundo pronto para começar os cliques.

Quais os ciclos de sono de um recém-nascido?

Outro ponto importante é que os bebês têm o sono feito de ciclos. Para entender como funciona o ciclo dos bebês, você pode observar um recém-nascido dormindo. A minha sugestão é começar a acompanhá-lo uma hora depois de adormecer.

Desta forma, você vai perceber que em algum momento do sono profundo, o bebê volta a se encolher e revirar, sua respiração retorna a ser irregular e seus músculos se contraem. O bebê está entrando na fase de sono leve.

Chamamos essa transição, entre sono profundo e leve, de período vulnerável. É neste tempo que muitos bebês acordam, caso exista estímulos desconfortáveis ou irritantes, como a fome. Se ele não acordar, irá permanecer no sono leve por 10 minutos e então retornar ao profundo.

O ciclo, entre sono leve e profundo dos bebês, dura cerca de 50 a 60 minutos, enquanto nos adultos o tempo é de 90 minutos. Como profissional, você precisa saber como funciona este ciclo. Neste vídeo, eu falo um pouco mais sobre como dominar o sono do bebê durante o ensaio.

3 dicas práticas para relaxar o bebê e fazê-lo dormir

O sucesso de uma sessão com recém-nascidos depende de diversos fatores, tanto externos quanto internos. O sono e o conforto do bebê são os principais, até porque ele irá chorar se não se sentir bem e você não conseguirá fazer as fotografias.

Mas, será que é possível aproveitar o soninho gostoso do bebê para ter fotos lindas, que todas as mamães sonham em fazer no ensaio newborn?

A resposta é sim, até para crianças mais agitadas. Para ajudar, listei abaixo 3 dicas práticas para ter uma sessão tranquila e com muita soneca, rs! 😊

Dica 1: oriente os pais o seu papel no ensaio

Os pais têm um papel fundamental no ensaio newborn para acalmar o bebê, mantendo suas necessidades fisiológicas em dia, como o sono e a alimentação, por exemplo. Esses fatores são os principais “calmantes” dos bebezinhos.

O sono, de uma maneira geral, é imprescindível para o desenvolvimento do recém-nascido. Por isso, o meu conselho é: seja paciente! Os bebês dormem cerca de 18 a 20 horas por dia, em períodos de 3 a 4 horas.

É nessas janelas de sono mais profundo que você deve clicar suas fotos, viu?! Se o bebê estiver bem alimentado e aquecido ele vai dormir e você pode clicar cenas maravilhosas para o ensaio de fotos newborn, como as que separei na galeria deste post. 😉

Dica 2: Mantenha o estúdio quentinho

Se o bebê fica calmo quando relembra a vida uterina, é claro que a temperatura influencia no bem-estar dos pequenos, não é? Preste muita atenção ao clima do seu estúdio (ou da casa do cliente) para fazer as imagens.

O ambiente precisa estar quentinho! Por isso, aqui no estúdio, mantemos a temperatura ambiente entre 27-28 graus. Isso é importante até para a saúde do bebê, já que ele acabou de sair de um local quentinho e confortável.

Nada mais aconchegante do que preservar isso na nova realidade, né? Se você tem dúvidas.

Dica 3: evite que o recém-nascido fique agitado no ensaio newborn

Além dos pais e da temperatura, existem algumas técnicas para relaxar o bebê e fazê-lo dormir durante o ensaio. Uma delas é imitar posições que relembrem a vida no útero da mãe, como o wrap, por exemplo.

Essa técnica consiste em enrolar o bebê, como se fosse um charutinho, onde ele se mantenha quentinho e com pouco espaço para se movimentar. Pode executar a pose com tranquilidade, porque essa técnica não machuca os pequenos, justamente porque lembra o ventre da mãe.

O primeiro passo para fazer o wrap é colocar o bebê em posição de arrotar para niná-lo. Vá colocando-o no seu colo (com você sentada), dobrando suas pernas e braços com cuidado. Depois, você vai enrolando bebê no paninho de algodão, fazendo uma espécie de casulo.

O objetivo é deixá-lo bem firme e enrolado, mas sem prender demais. É importante se certificar que o recém-nascido não esteja muito apertado, lembre-se que o conforto e a segurança devem sempre ser prioridades durante qualquer sessão newborn.

Essa técnica é infalível, com certeza ele vai ficar bem calminho para você fazer muitos cliques. Para entender essa técnica na prática, veja neste vídeo o passo a passo de como fazer o wrap e a pose do baldinho.

Torne-se um especialista em fotografia newborn

Agora que você já sabe tudo sobre o sono de bebês, precisamos entender por que ele é uma peça fundamental para o sucesso do ensaio newborn. Apesar das fotos de olhos abertos serem super doces, infelizmente é muito difícil fotografar bebês acordados.

Isso porque eles podem ficar irritados e se contorcer no posicionamento que você o colocou, mesmo com o máximo de cuidado. Inclusive, nesta live eu explico com mais detalhes sobre o ciclo de sono dos bebezinhos e ainda tudo o que você precisa saber para conduzir com tranquilidade uma sessão de fotografia newborn. Clique e confira!

Se você deseja ter acesso a mais dicas exclusivas sobre as melhores técnicas na fotografia newborn, acesse o meu canal Laura Alzueta Academy. Para saber mais sobre o meu trabalho, envie uma mensagem pra minha equipe. Vamos adorar conversar com você.

Até mais!

Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As 3 dúvidas mais frequentes sobre o ensaio newborn

Passo a passo de como se preparar para o ensaio em estúdio fotográfico

5 segredos para organizar o set perfeito para o ensaio newborn

Descubra a importância do sono para o sucesso do ensaio newborn

Dica de especialista: qual o melhor guia de poses para fotografia newborn?

5 fotógrafos newborn de referência para você conhecer e se inspirar

As 5 melhores dicas para diminuir o tempo do seu ensaio newborn

Envie sua foto e participe do sorteio “Amo Muito Essa Foto”

Newborn Natural: as principais tendências da fotografia newborn para 2022

Ensaio newborn: por que incluir essa sessão de fotos no enxoval de bebê

Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio profissional

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Prêmios de fotografia newborn: premiando uma fotografia segura

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Curso para fotografar bebês: confira como foi o último Workshop de Fotografia Newborn Natural

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn