Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio profissional

Conheça as melhores dicas para tirar seus sonhos do papel e empreender na fotografia

Olá, pessoal!!

Mudar de carreira não é uma tarefa fácil. Nos últimos anos, este movimento ganhou mais força e muitas pessoas decidiram transformar seus sonhos em negócios. E a fotografia newborn é um dos caminhos escolhido por muita gente para tirar os sonhos do papel.

Você já pensou em empreender na fotografia? Se sim, então este post é pra você!

Eu convidei a Mercedes Alzueta, que é especialista em Branding e Estratégia, para bater um papo comigo e ajudar as pessoas que desejam ser donas do seu negócio. A Merci, como a chamamos carinhosamente, tem um trabalho lindo de alinhar a sua essência e potencializar os novos negócios.

Neste post, ela detalhou o passo a passo para quem deseja empreender e transformar o sonho de ser um fotógrafo newborn em um negócio de sucesso.

Você também pode gostar de ler:
Trabalho remoto e digital: uma maneira fácil de mães retornarem ao mercado

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

Passo 1: a tomada da decisão de empreender 

Você sabia que eu nunca pensei em ser uma fotógrafa profissional?

Antes da fotografia, trabalhei muitos anos em agências de publicidade até que, em 2010, senti que precisava de novos desafios. Neste momento, tomei a decisão de mudar minha carreira para começar a empreender. Mas a grande dúvida era: o que eu poderia oferecer às pessoas?

No meio destas reflexões, um amigo me convidou para um workshop de fotografia, que não tinha nada a ver com bebês. Neste curso, ganhei uma assinatura da Revista Fotografe Melhor e, assim, a sementinha da fotografia começou a germinar novamente no meu coração, adormecida há anos!

A inspiração final veio com a edição de dezembro de 2010, que tinha um ensaio newborn na capa onde o bebezinho estava dentro de uma cesta. A cena me chamou muita atenção e eu pensei: “eu preciso aprender isto”!

Passo 2: busque informações sobre o segmento escolhido

Foi depois desta inspiração que comecei o meu planejamento para empreender na fotografia, buscando informações sobre o mercado e definindo o meu propósito.

Gosto de ressaltar que neste processo nada aconteceu do dia para a noite. Foram muitos meses de pesquisa, de prática das técnicas e muuuuito treino até começar a fotografar profissionalmente.

A Merci explica que para empreender na fotografia, assim como em qualquer outro segmento, é preciso paciência, resiliência e muita informação de mercado. E, claro, é preciso sair da sua zona de conforto.

Posso dizer que hoje, 10 anos depois de ter dado o primeiro passo, sou muito grata por ser referência e uma das pioneiras da fotografia newborn no Brasil.

Passo 3: descubra seu propósito para empreender na fotografia

Não é fácil deixar a segurança da CLT para se aventurar e ser uma fotógrafa profissional. Mas, por experiência própria, é muito gratificante ser “dona” do seu tempo e ainda gerar seus próprios resultados. A principal dica da Merci para quem deseja começar a empreender é encontrar o seu propósito.

Uma das formas para você descobrir o seu é fazer listas de coisas que gosta de fazer e faz com excelência, e outras que não são sua expertise. Aos poucos, você conseguirá traçar um perfil e se abrir para novas possibilidades.

Claro que, inicialmente, você sentirá medo e achará que não vai dar conta do novo desafio. Mas, fique tranquila, com o seu propósito bem delineado será muito mais leve alavancar o seu sonho.

“O primeiro passo para encontrar propósito é olhar para a sua essência, para aquilo que se ama fazer… Isto torna o processo de empreender mais fácil, e traz mais autenticidade e identidade para o seu negócio. Isto é muito importante no empreendedorismo”, explica Merci.

Eu, por exemplo, digo que meu propósito é transformar o seu bebê em arte.

Abaixo, listo algumas perguntas que podem te ajudar a encontrar o seu propósito:

  • Por que você faz o que faz?
  • Como você impacta o planeta e a sociedade?
  • Como quer que sua marca seja percebida?

Passo 4: a especialização é importante para ser um fotógrafo de sucesso

A especialização é muito importante em qualquer profissão, mas na fotografia newborn ela representa mais segurança para a família e para o bebê. Por isso é preciso estudar muito!

Para você ter ideia, quando eu comecei a empreender, estipulei uma meta, com prazos bem desenhados, para me especializar na fotografia newborn. Assim, pude dedicar horários exclusivos para estudar, sem perder o foco da minha meta.

Para a Merci, definir um cronograma de estudos é um passo essencial para tirar as ideias do papel. E, claro, mesmo depois de aprender a “nova profissão”, a busca por conhecimento não deve parar.

Na fotografia newborn, por exemplo, você precisará ser especialista em bebês. Isso inclui conhecer sua fisiologia e “mecânica”, porque é preciso entender do manuseio desse serzinho para realizar a sessão de fotos com segurança.

Inclusive, no meu workshop sobre fotografia newborn explicamos tudo o que você precisa saber para fotografar bebês. Clique aqui e saiba como você pode tornar-se um fotógrafo newborn mais confiante e eficiente.

Passo 5: escolha um nicho para se especializar na fotografia

A busca constante por conhecimento faz com que você se transforme em uma autoridade na área, por isso é essencial escolher um nicho dentro da fotografia.

“É muito importante encontrar o seu nicho e definir um público alvo. Quando você faz “de tudo um pouco”, acaba não sendo reconhecido no mercado e não deixa a sua marca para conquistar clientes”, ressalta a especialista.

Ter um nicho bem definido ainda faz com que você se conecte com as pessoas certas, que estão verdadeiramente interessadas no seu trabalho, já que há mais clareza naquilo que se faz e o porquê se faz.

Para definir o seu nicho, recomendo que você teste as várias áreas da fotografia antes de se especializar em uma só: experimente bastante, encontre aquilo que ama para seguir o caminho que te faz mais feliz. 😉

Passo 6: tenha um bom plano de negócios

Para ter sucesso na fotografia, não basta apenas saber clicar fotos lindas. É preciso entender o seu nicho, definir estratégias para captar clientes e ter um planejamento a longo prazo. Tudo isso faz parte do seu plano de negócios.

Para isso, realize pesquisas para entender a viabilidade do seu projeto, a partir do ponto de vista estratégico, financeiro, mercadológico e operacional. Analise concorrentes, encontre o seu diferencial e entenda para onde o futuro está indo, para que você possa se preparar.

Outro ponto fundamental é investir na sua presença digital e nas redes sociais, além de manter bons contatos e parcerias. Compartilhe conteúdos relevantes para atrair futuros clientes, isso permite que seu nome seja associado mais rapidamente ao trabalho que desenvolve, desenvolvendo a sua autoridade dentro do nicho.

Passo 7: encontre o seu estilo e seja um fotógrafo de excelência

A construção do estilo fotográfico é um diferencial para o seu negócio.

Quando eu comecei, por exemplo, comprei acessórios, fundos e roupinhas coloridas para usar nos ensaios com bebês. No entanto, ao longo dos dias, fui entendendo que a minha identidade visual era mais clean e orgânica, com foco total no bebê. Posso dizer que descobrir meu estilo ajudou a construir a minha diferenciação no mercado.

A Merci conta que, quanto mais autêntico e verdadeiro for o seu negócio, mais conexão você irá criar com as pessoas, trazendo mais valor ao seu trabalho. Você tem dúvidas sobre qual estilo seguir? Observe os seus ensaios, busque referências e tendências, treine bastante e saiba ouvir os feedbacks sobre o o seu trabalho.

Tenho certeza que essas dicas vão ajudar a encontrar a sua identidade e o seu diferencial dentro do mercado. Bem, espero que depois desses passos você se sinta mais inspirada a empreender e a ser dona da sua carreira. Para conferir o bate-papo completo que fiz com a Merci sobre este tema, clique aqui e confira.

E se você deseja agendar uma sessão e conhecer meu trabalho de pertinho, agende uma visita ao meu estúdio. Estamos cheias de carinho para fotografar seu bebê e sua família. 🙂

Até a próxima!

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Dica de especialista: qual o melhor guia de poses para fotografia newborn?

5 fotógrafos newborn de referência para você conhecer e se inspirar

As 5 melhores dicas para diminuir o tempo do seu ensaio newborn

Envie sua foto e participe do sorteio “Amo Muito Essa Foto”

Newborn Natural: as principais tendências da fotografia newborn para 2022

Ensaio newborn: por que incluir essa sessão de fotos no enxoval de bebê

Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio profissional

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Prêmios de fotografia newborn: premiando uma fotografia segura

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Curso para fotografar bebês: confira como foi o último Workshop de Fotografia Newborn Natural

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Um manual prático inédito sobre fotografia newborn

As caretas mais fofas de recém-nascidos que você já viu