Entenda como esse ensaio resgata e valoriza a autoestima, o amor incondicional e toda a magia que envolve a gravidez

O ensaio de gestante é uma experiência que celebra a dádiva de gerar uma vida. Mas, se você pensa que as fotos são somente sobre retratar a barriga está muito enganada. Na verdade, essa é uma oportunidade única de capturar todos os sentimentos que surgem nessa fase.

A fotografia ressalta a beleza, a conexão entre a mãe e o bebê, a alegria da espera e a emoção de um novo começo. Para ter sucesso nesse ensaio é preciso criar um ambiente acolhedor, onde a gestante se sinta bem e confortável. Até porque é uma fase cheia de descobertas, novidades e, claro, de mudanças profundas no corpo e nas emoções ❤️

Por causa disso tudo, percebo que muitas mulheres deixam de fazer o ensaio por medo ou até vergonha. Entretanto, percebo no sorriso das minhas clientes que essas fotos afloram os melhores sentimentos.

Por que é tão importante registrar a gravidez?

Cada gravidez é única, por isso é tão importante ter um belo registro dessa fase. A minha prioridade, por exemplo, é fazer deste dia uma experiência gostosa, descontraída e cheia de amor. E, pelo retorno das minhas clientes, acredito que estou no caminho certo. 😊

Isso porque sempre recebo feedbacks muito bacanas sobre os ensaios que fazemos aqui no estúdio. Inclusive, inclui alguns depoimentos na galeria desse post para você entender mais sobre isso. Também conversei com a Marcela Queiroz, que fez o ensaio gestante comigo, para ela compartilhar como foi viver essa experiência, veja só:

“Me senti super à vontade. A Laura conduz muito bem o ensaio, vai mostrando poses e fazendo sugestões. Quando estamos em frente às câmeras, não é muito fácil ser fotografado, principalmente pra quem não tem costume. Mas ela faz tudo isso ficar super leve e divertido”.

Para te inspirar a fazer o seu ensaio da gravidez, listei neste post 4 verdades inspiradoras que nunca te contaram sobre a sessão de gestante. Vamos lá?

Você também pode gostar de ler:
Dicas essenciais para ter um ensaio de gestante incrível
As principais fotos do ensaio de gestante que todas deveriam ter
3 dúvidas mais frequentes sobre o ensaio newborn

1. O ensaio de grávida melhora a autoestima

A gestação é uma fase mágica e que muitas mulheres sonham em viver. Também é uma época de muitos altos e baixos, oscilações hormonais e descobertas sobre a vida. Converso muito com as minhas clientes e sei que cada mulher sente essa fase de uma forma diferente.

Mas, existe um sentimento que é quase unânime: a insegurança. Ela pode aparecer pelo medo de cuidar de um bebê tão pequenino ou até pelas transformações que ocorrem no corpo da mulher. Nos dois casos, a autoestima acaba sendo abalada, não é?

Essa é uma verdade que poucos sabem, mas o ensaio da gravidez transforma esse olhar porque ajuda a se enxergar com mais carinho, leveza e a empoderar-se nesse papel. As fotografias valorizam as curvas que surgem durante a gravidez e o carinho que emana dessa relação.

Inclusive, a minha cliente Marcela também teve esse sentimento:

“Eu acho que esse ensaio ajuda a mulher a se empoderar. Inclusive, as que já são mães, se sentem mais ainda porque é um momento da gente se olhar. E esse momento começa desde o cabelo e maquiagem, um momento que você para e foca em você mesma para se sentir linda”.

2. Reforço da conexão no ensaio gestante

Outra verdade que quase ninguém fala sobre o ensaio da gravidez é que ele reforça a conexão e o amor entre mãe e filho – mesmo que eles ainda nem tenham se visto no “ao vivo”, rs! Com as minhas lentes, busco eternizar a profundidade dessa relação, que ganha força a cada dia.

Assim, as poses valorizam a profundidade dessa ligação, com afagos e mãos que mostram todo carinho na barriga, olhares afetuosos e da cumplicidade que cresce em cada gesto. O objetivo é captar o amor verdadeiro e puro que a mulher está sentindo naquele momento.

Para você entender na prática, veja no making of do ensaio com a minha cliente Marcela o quanto conseguimos representar esse amor incondicional.

3. Ensaio eterniza uma fase única e que passa muito rápido

Como falamos, a gestação é um momento de muitas transformações para a mulher: mudanças na rotina, nos sentimentos e até na forma de encarar a vida. E tudo passa tão rápido! Num piscar de olhos você já vai sentir saudades do barrigão! Isso porque a barriga é a representação afetuosa de uma época cheia de expectativas, espera, mudanças e muitas descobertas. Só quem já esperou um bebê sabe o gostinho que tem!

Assim, percebo que o ensaio de gestante ajuda a manter memória dessa época mais vívida, mesmo com o passar dos anos. No futuro, as fotografias vão fazer você e sua família viajar no tempo, revisitar e sentir cada detalhe.

Você poderá sentir novamente: a descoberta da gravidez, expectativa em saber o sexo da criança, a escolha do nome, o planejamento do quarto, as primeiras roupinhas e tantas outras lembranças deliciosas.❤️

4. Ensaio gestante marca começo da história familiar

Sabia que o book de gestante é o começo do registro da sua história familiar? Com essas fotos, você pode documentar como tudo começou. Para isso, buscamos fazer um ensaio divertido cheio de brincadeiras e sorrisos espontâneos. Acima de tudo, quero que a família viva uma experiência.

Isso vai permitir que todos guardem, além de um belo registro, a lembrança de um período gostoso por muito tempo. E o bebê, mesmo que esteja na barriga da mãe, vai sentir toda essa energia! E não sou somente eu, como fotógrafa, que tenho a percepção de que este ensaio é uma experiência única. Olha o que a Marcela falou sobre isso:

“Eu fiz dois ensaios com a Laura e, na segunda vez, foi ainda mais bacana. Fiz com minha pequena de três anos e estava grávida de novo. A minha menina simplesmente amou o dia. Agora, mais grandinha, ela ainda pergunta “que dia a gente vai fazer foto com a tia Laura?” Ela quer que todo mês a gente vá lá, de tanto que foi uma experiência bacana para ela”.   😊

Qual o período ideal para fazer ensaio de gestante?

Nos 12 anos em que fotografo gestantes, posso dizer por experiência que o que menos importa neste ensaio é o tamanho da barriga. Eu, por exemplo, priorizo realizar a sessão de gestante em um período em que a mulher ainda se sinta bem e disposta.

Por isso, a recomendação é que a mamãe faça os cliques entre a 28ª e a 33ª semana de gravidez. Neste período, ela ainda não se sente tão cansada e não retém tanto líquido. Mais para reta final, é possível que a mulher não esteja com a disposição a mil.

Mas, claro, essa não é uma regra rígida, viu? O período para fazer a sessão de grávida deve ser adaptado para cada caso. Assim, vamos conversar bastante e descobrir qual será a melhor data de agenda. O importante mesmo é registrar o momento como ele merece: de forma única, especial e com muito afeto!

Como agendar o seu ensaio de grávida?

O ensaio da gravidez deve se tornar uma experiência mágica, sem te deixar cansada, para que se transforme numa memória afetiva para carregar para a vida. E, para isso, é preciso planejar a sessão e agendá-la com alguma antecedência. Principalmente se for aos sábados, dias muito concorridos na agenda.

A minha dica é que você verifique quando irá cair o período indicado para o ensaio dentro da sua gestação e, assim,  priorizar essas datas. Para isso, fale com a minha equipe para agendar o melhor horário.

E por falar em estúdio, ressalto que o meu espaço foi especialmente planejado para receber gestantes, bebês e crianças. Por isso, temos tudo que é necessário para que a gravidinha se sinta bem, confortável e tenha um tratamento único durante a  estadia conosco.

Sempre digo que a minha maior felicidade é ver o sentimento de sonho realizado estampado no rosto das minhas clientes e conforto conta muito nessas horas, né? Que tal viver o sonho do ensaio da gestação junto comigo? Me escreva pelo WhatsApp, vou adorar planejar esse momento com você.

E para inspirar ainda mais, confira o ensaio da Marcela Queiroz na galeria desse post.

Até a próxima!

Beijo,
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com.br
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP