Passo a passo de como se preparar para o ensaio gestante em estúdio fotográfico

Atualizado em:

Conheça um passo a passo com dicas práticas para tornar este dia uma experiência inesquecível

Olá, querida!

Você já parou para refletir sobre a sensação maravilhosa de se ver linda numa fotografia? É um sentimento e tanto, que reflete diretamente na nossa autoestima. Por isso, acredito que o ensaio gestante em estúdio é uma poderosa ferramenta para alcançar essa experiência.

Isso porque ele une conforto e privacidade para criar uma narrativa cheia de amor, principalmente quando falamos em gestantes. Mas, para fazer este ensaio, é preciso ter clareza de alguns detalhes importantes durante o planejamento.

Assim, você e sua família poderão se preocupar somente em aproveitar o dia e o momento com mais profundidade, sem preocupações ou contratempos. E é sobre isso que vamos falar neste post.

Você também pode gostar de ler:
Como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança
Por que você precisa ter um álbum de foto em família?

As principais fotos do ensaio de gestante que todas deveriam ter

Por que fazer meu ensaio em estúdio?

A boa notícia é que ensaio de fotos em estúdio diminui grande parte dessas preocupações. Ele possibilita mais conforto, tranquilidade, privacidade e segurança, principalmente porque não ficamos à mercê de variações climáticas ou imprevistos do ambiente.

Aliás, acredito que isso seja essencial, especialmente, para grávidas ou puérperas porque precisam de segurança total para se soltarem para as fotos. Inclusive, na galeria deste post, você confere o resultado de um ensaio de gestante em estúdio.

O ensaio ao ar livre, por exemplo, exige fotografar bem cedinho ou mais no fim do dia, para não pegar o sol tão alto. Isso dificulta casar agendas para fotografar, além de precisar contar com a sorte para dar um tempo bom, principalmente em SP.

As principais vantagens do ensaio em estúdio são:

  • Segurança: permitindo mais controle de ambiente e iluminação, sem tanta incidência de fatores externos;
  • Privacidade: no ambiente interno somente o fotógrafo e família estarão presentes, isso significa mais liberdade para todos serem quem são;
  • Conforto: a estrutura do meu estúdio, por exemplo, foi toda planejada para atender gestantes, bebês e famílias, com conforto. No estúdio também podemos parar, sentar, tomar água e retomar a sessão com mais facilidade, já que temos tudo “à mão”.

Dicas práticas para se preparar para o ensaio em estúdio

Agora que você já sabe os benefícios de fazer um ensaio de fotos em estúdio, é importante entender como se preparar para essa experiência maravilhosa.

Abaixo, listei um passo a passo do que você pode fazer para tornar sua sessão ainda melhor transformar esse dia numa experiência incrível. Veja como e preparar para o ensaio de fotos em estúdio:

1 – Como escolher o look ideal para o ensaio de fotos?

As roupas e os acessórios são é uma parte importante na preparação dos ensaios em estúdio. A minha dica para acertar no look é levar em consideração duas regrinhas básicas: conforto e personalidade. Lembre-se que o objetivo deste dia é fazer você se sentir bem.

Por isso, não é preciso comprar algo somente para o ensaio, você pode aproveitar o que tem no armário. Minha recomendação é tirar um dia para fuçar o guarda-roupa com atenção e carinho para separar as peças que mais gosta.

Assim, você pode trazer as sugestões no dia da sessão para fazermos a produção juntas. Vamos coordenar as fotos com os looks para compor uma paleta harmônica entre as pessoas envolvidas no ensaio, construindo uma narrativa onde o olhar se perca na imagem.

  • Na prática: sempre que possível, evite roupas excessivamente elaboradas ou estampadas por serem mais difíceis de harmonizar e combinar entre si. Dê preferência para peças com cores sólidas e tons neutros, como branco, preto, cinza, off-white.

2 – Escolha a maquiagem para o ensaio com base na naturalidade

Outro ponto que precisa ser planejado com antecedência para ter uma sessão de sucesso é a maquiagem. Neste ponto, quem me acompanha há mais tempo já sabe que gosto de tudo muito natural, até porque isso combina com meu estilo fotográfico, com o meu estúdio, etc.

Por isso, oriento minhas clientes a escolherem tons mais clarinhos, como cor de boca, e fazer uma make um ponto a mais do você faz para o dia a dia. Isso significa que ela deve iluminar e ressaltar a sua beleza, sem ser carregada demais. Por isso, evite usar maquiagem no estilo festa.

Desta forma, conseguimos ter fotos clássicas, seja no ensaio gestante, newborn ou de família, que valorizem a essência de cada pessoa e a importância do momento. O mesmo vale para o cabelo e as unhas: quanto mais natural, melhor!

Ressalto que você pode contratar o serviço de maquiagem no meu estúdio, porque contamos com uma equipe de make-up artists parceiros. Mas é preciso falar com a minha equipe com antecedência, para confirmar a disponibilidade de agenda, viu? 🙂

  • Na prática: menos é mais! Invista em tons naturais, uma pele bem feita que disfarce marcas ou cicatrizes, com as quais vocês não se sinta confortável.

3 – Descanse bem na véspera do ensaio de fotos

Sei que o dia que antecede o ensaio é cheio de emoções! Como essa não é uma situação diária na vida das pessoas, é super normal bater a ansiedade, ficar com dificuldade para dormir ou para controlar os ânimos.

Entretanto, uma boa noite de sono é fundamental para descansar corpo e mente, deixando você mais disposta e saudável nas fotos. Para isso, a minha dica é você tranquilizar o coração, vamos te orientar durante todo o tempo para você se sentir bem segura.

Gosto de ressaltar que eu não fotografo modelos. Assim, ao longo dos 11 anos em que fotografo gestantes, bebês e famílias, desenvolvi diversas técnicas para fazer com que se sinta bem e se solte para ser você mesma no ensaio, principalmente porque o seu nível de conforto e bem-estar refletem diretamente no resultado.

O que eu mais desejo é que você se divirta muito fotografando comigo no estúdio.

  • Na prática: tome bastante água, respire fundo e durma bem. Tenha certeza que vamos construir o ensaio juntas e eu vou estar com você o tempo todo.

O que esperar de um ensaio de fotos em estúdio profissional?

Verdade seja dita: não adianta uma linda maquiagem ou o look perfeito para o ensaio de fotos, se você não curtir o momento. Por isso, é muito importante que você se sinta bem e livre pra ser quem é. Assim, teremos registros espontâneos, autênticos e verdadeiros.

Sempre digo que, além da qualidade das fotos, no meu estúdio oferecemos uma experiência completa, divertida e gostosa para que você possa levar este dia como uma lembrança boa. O meu espaço fica em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, em uma casa charmosa e super acolhedora.

Aliás, já contei no blog como planejei meu cantinho favorito do mundo. Acesse e saiba mais. Ou, se preferir, converse com a minha equipe e agende uma visita pessoalmente. Vamos adorar receber você! 😉

Até a próxima!

Beijos,
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com.br
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Conheça os detalhes sobre o ensaio de fotos na gravidez

Confira ideias de fotos inspiradoras e criativas para ensaio de gestante

Conheça as melhores técnicas de direção de pessoas para o ensaio newborn

5 pontos essenciais para ter um ensaio newborn seguro

4 verdades que nunca te contaram sobre o ensaio de gestante

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia das Mães

Dica de especialista: como otimizar o fluxo de trabalho no ensaio newborn?

Ensaio de família: por que é importante criar essas memórias ao longo da vida?

8 passos para crescer a sua fotografia newborn

Smash The Cake: ensaio inspirador para celebrar o primeiro aniversário do bebê

Dicas essenciais para ter um ensaio de gestante incrível

Por que é tão importante fazer um mini-ensaio de Natal em família?

3 bons motivos para fazer as fotos de acompanhamento do bebê

Tudo que você precisa saber sobre as fotos de festa infantil

Conheça 5 fotógrafos de ensaio gestante para se inspirar

Quais props são essenciais para um ensaio newborn de sucesso?

Entenda por que a amamentação é tão importante na fotografia

Dia da Gestante: ensaio fotográfico traz um novo olhar sobre a maternidade

Tudo o que você precisa saber sobre as fotos de Dia dos Pais

As 3 dúvidas mais frequentes sobre o ensaio newborn

Passo a passo de como se preparar para o ensaio gestante em estúdio fotográfico

As melhores razões para você ter um álbum de foto em família

5 segredos para organizar o set perfeito para o ensaio newborn

Ideias inspiradoras para fazer o ensaio de fotos com crianças

Descubra a importância do sono para o sucesso do ensaio newborn

Dica de especialista: qual o melhor guia de poses para fotografia newborn?

Descubra por que é tão importante fazer um ensaio de Dia das Mães

5 fotógrafos newborn de referência para você conhecer e se inspirar

Páscoa: por que aproveitar a data para fazer um ensaio de fotos?

Dia Mundial da Infância: como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança