Dia da Gestante: ensaio fotográfico traz um novo olhar sobre a maternidade

Atualizado em:

Veja como este ensaio pode ajudar a transformar a percepção da mulher sobre a gravidez 

Olá, queridas!

Você sabia que no dia 15 de agosto comemora-se o Dia da Gestante? E nada melhor do que aproveitar essa data para falar sobre um assunto que eu amo: o ensaio gestante. Sou suspeita para falar, mas acredito que ensaio tem o poder de eternizar uma etapa muito particular na vida mulher.

Desta forma, é fundamental que o dia do ensaio seja uma experiência inesquecível, onde você possa para curtir o barrigão e a família, valorizar as transformações do seu corpo e, claro, da sua própria história de vida. Mas, quem é mãe sabe que nem tudo é perfeito durante a gravidez.

Tem dias lindos e outros nem tanto assim, não é? Por isso, como mãe e fotógrafa, preciso te contar algumas informações sobre a profundidade deste registro e da importância de você se permitir fazê-lo.

A importância do ensaio gestante

A vida agitada que levamos atualmente nem sempre permite enxergar a riqueza dos pequenos momentos da vida, não é? Agora, imagina durante a gestação, onde une-se à correria com os hormônios e as mudanças que ocorrem neste período?

É por isso que nós, mulheres, podemos passar despercebidas diante da beleza dos pequenos detalhes da gravidez: as transformações no corpo, a mudança na percepção sobre a vida, as conversas com o bebê e até a sensação dos chutinhos pela primeira vez. Todo esse sentimento é muito normal.

O ensaio de gestante tem essa importante função de resgatar e valorizar o encanto e a magia que envolve esse momento. Afinal, quer dádiva única do que gerar uma vida? Essa sessão ainda permite à mamãe uma pausa na rotina para se olhar com carinho e criar uma nova percepção sobre a maternidade.

Acredito que este ensaio fotográfico seja um marco importante, que manifesta o começo de uma nova vida e de um ciclo maravilhoso Portanto, para celebrar o Dia da Gestante, compartilho neste post como o ensaio da gravidez traz um novo olhar sobre a maternidade?

Você também pode gostar de ler:
As principais fotos do ensaio de gestante que todas deveriam ter
Conheça 10 ideias inspiradoras para ensaio gestante
Ensaio gestante: guia prático para uma sessão de sucesso

As fotos eternizam a gestação e suas particularidades

É verdade que a gravidez e a maternidade são fases de muitas mudanças e desafios na vida da mulher, já que tudo o que conhecemos como realidade vira-se de cabeça para baixo. O período é mesmo uma montanha-russa de emoções e, por isso, o ensaio da gestação vai retratar com ternura este momento, a emoção e os sentimentos que estão no ar.

Assim, você vai ter uma memória afetiva cheia de profundidade e detalhes para guardar para sempre.

Inclusive, as fotos são igualmente importantes para a criança que irá nascer, já que poderá criar por meio de imagens reais a própria lembrança, de quando ainda estava na barriga da mamãe. Eu, por exemplo, adoro ver a reação das crianças quando veem as fotos da sua gravidez.

Além disso, a sessão da gravidez também pode ser transformada em um álbum fotográfico, que ativa sensações táteis e visuais mas pessoas e ainda pode ser passado de geração para geração. Acesse este post e descubra as melhores razões para ter um álbum.

O amor incondicional nas fotografias da gravidez

Como fotógrafa de bebês e gestantes há 11 anos, percebo que uma das particularidades mais bacanas deste ensaio é o poder de registrar o amor incondicional. Assim, busco capturar todo o afeto que existe nesta conexão ao criar a composição de fotos da gravidinha.

E como eu faço isso?

Eternizando a profundidade dessa relação, que ganha força a cada dia, com cliques de cada carinho, cada passada de mão e cada olhar em direção à barriga. O objetivo  demonstrar o amor verdadeiro e puro que a mulher sente nesse momento.

Gosto de ressaltar que não fotógrafo modelos. Por isso, saiba que vou estar ao seu lado e te guiar durante todo o ensaio para explicar como é preciso olhar e se posicionar. Isso vai permitir que tenhamos um resultado super espontâneo da conexão entre a mamãe e bebê.

Também ressalto que a segurança e conforto da família são a minha prioridade durante todo o ensaio. O meu espaço,  por exemplo, foi planejado especialmente para receber gestantes, bebês e crianças. Inclusive, já compartilhei todas as vantagens de fazer ensaio da gravidez em estúdio especializado em outros posts.

Fotos da gestação resgatam a autoestima da mulher

Além da montanha-russa emocional que já citamos, a gravidez traz outras inseguranças pra vida da mulher, como, por exemplo, as mudanças do corpo. Com tantos hormônios agindo sobre nós, é normal nos sentirmos mais inchadas, cansadas e com pouca autoestima.

O ensaio fotográfico da gravidez existe justamente para resgatar a autoestima, empoderar as mamães e fazer com que se sintam lindas neste papel. De uma maneira geral, a fotografia profissional tem esse poder, de transformar o nosso olhar sobre nós mesmas, nosso corpo e, neste caso, da maternidade.

Por isso, os ensaios em estúdio valorizam as lindas curvas que surgem no corpo durante a gravidez. A intenção é  que as fotos se tornem um lembrete diário de todo o carinho e o amor envolvido nessa transformação incrível, que ocorre com a chegada de um ser tão especial para nós.

Entretanto, para o sucesso do ensaio, é muito importante estar à vontade e confortável com o que se está fazendo, vestindo roupas que sejam do seu agrado ou, se for da sua vontade, ficar nua para capturar uma linda imagem do barrigão em destaque. O mais importante para mim, é que você veja plena e empoderada no papel de mãe.

Como funciona o planejamento do ensaio gestante?

A preparação para as fotos de gestante é simples, mas uma etapa fundamental para o sucesso do ensaio. No estúdio, vamos construir este momento juntas e fazer uma conversa prévia para que possamos conhecer você, seus anseios e expectativas.

Como já citei, eu quero tornar este dia uma experiência mágica, sem te deixar cansada, que se transforme numa memória afetiva para carregar para a vida. Para isso, acredito que o primeiro passo seja pensar no planejamento das roupas.

Temos algumas peças e acessórios no estúdio, mas com uma grade de numeração mais restrita. Portanto, você pode se planejar para trazer de 3 a 4 looks que goste de usar. Dê preferência para cores neutras, como branco, off-white, cinza, preto, e sem muitas estampas.

Digo isso porque as roupas estampadas dificultam um pouco a combinação do look da gestante com o das outras pessoas que participarão do ensaio. Queremos formar uma paleta de cores harmônica e para isso é preciso coordenar as cores. Também é importante que todos estejam com peças confortáveis para se movimentar livremente.

Outro passo é a maquiagem, que deve ser somente corretiva e iluminadora. O objetivo é disfarçar manchas e imperfeições que você não goste. Inclusive, neste post, eu conto 3 dicas infalíveis para a make do ensaio gestante

Qual o melhor período para fazer ensaio gestante?

Sempre brinco que o que tem menos importância para mim no ensaio é o tamanho da barriga, rs! O mais importante mesmo é fazer a sessão em um período em que a mulher ainda se sinta bem. Isso rende fotos incríveis, como as que inclui na galeria deste post.

Existe um período ideal recomendado, que vai da 28ª até a 34ª semana da gravidez. Neste período, a mulher ainda não está tão cansada já que é na reta final que costumamos ficar mais indispostas e retemos mais líquidos.

Claro que este período pode ser adaptado caso a caso para descobrirmos a melhor data para você e, assim, registrar esse momento de forma única e especial. Então, nem tudo estará perdido se passar um pouco deste prazo ou fazer o ensaio um pouco antes por recomendação médica, viu? 😉

Bem, agora que você sabe por que a fotografia criar um novo olhar sobre a maternidade, que tal conhecer o nosso espaço e entender, na prática, como podem ficar suas fotos da gestação? Fale com a minha equipe e agende uma visita no estúdio.

Ou você pode enviar uma mensagem pelo Whatsapp, vamos adorar conversar com você!

Até a próxima!

Um beijo,
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com.br
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

5 Fotos de Inspiração Para Seu Ensaio de Gestante

Por que fazer ensaio de gestante? Descubra 7 motivos para eternizar essa fase especial

Conheça as 7 melhores poses para ensaio de gestante

Como se vestir confortável e bem para um ensaio de gestante

As 10 melhores poses para ensaio gestante de casal

Ensaio gestante com filho – Como é? Como fazer?

Conheça os detalhes sobre o ensaio de fotos na gravidez

Confira ideias de fotos inspiradoras e criativas para ensaio de gestante

4 verdades que nunca te contaram sobre o ensaio de gestante

Dicas essenciais para ter um ensaio de gestante incrível

Conheça 5 fotógrafos de ensaio gestante para se inspirar

Dia da Gestante: ensaio fotográfico traz um novo olhar sobre a maternidade

Passo a passo de como se preparar para o ensaio gestante em estúdio fotográfico

Envie sua foto e participe do sorteio “Amo Muito Essa Foto”

Ensaio Gestante: guia prático para uma sessão de sucesso

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Confira boas ideias para fazer o seu ensaio gestante

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

Trabalho remoto e digital: uma maneira fácil de mães retomarem ao mercado de trabalho

3 dicas infalíveis de maquiagem para o ensaio de gestante

Cinco fotógrafos de gestante para você seguir e se inspirar

Ensaio gestante com segundo filho: como fotografamos grávidas com filho mais velho

Coronavírus e isolamento: como ficam o book de gestante e as fotos de recém-nascidos?

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

4 etapas do book de gestante: como se preparar

Looks para ensaio de gestante

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

Como é um Ensaio Nu de Gestante?