As 5 melhores dicas para diminuir o tempo do seu ensaio newborn

Veja como usar as técnicas certas para dar mais agilidade ao trabalho

Oi, pessoal!

Hoje, quero falar sobre um tema que sempre gera muitas dúvidas entre os fotógrafos de recém-nascidos: como reduzir o tempo do ensaio newborn? Saiba que essa é uma preocupação bem comum, principalmente porque envolve seres muito pequenos e que ainda estão se acostumando neste mundo.

Assim, é fundamental que o fotógrafo proporcione uma sessão fluída e que não demore muito, evitando cansar o bebê e os pais. Outro ponto importante é evitar o cansaço do profissional, para que consiga manter um bom ritmo sempre.

Como agilizar um ensaio que precisa de tantos cuidados?

Esta é uma tarefa difícil, mas está bem longe de ser impossível. Nestes 11 anos em que fotografo bebês, desenvolvi um método de trabalho, que dá mais agilidade ao meu fluxo fotográfico sem deixar de proporcionar um dia prazeroso para todos.

Como profissional, é muito importante pensar que, além das fotografias, você ainda deve proporcionar experiências inesquecíveis. Quer saber as técnicas para fazer isso ? Então, veja neste post as 5 melhores dicas para diminuir o tempo do ensaio newborn.

Você também pode gostar de ler:

Newborn natural: as principais tendências da fotografia newborn para 2022
Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas
Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio

1) Planeje o ensaio newborn com antecedência

A primeira dica para deixar a sua sessão mais rápida é fazer um bom planejamento, antes de iniciar os cliques. Você deve pensar na paleta de cores, nos acessórios e nas poses que irá fazer. Isso garante que você tenha tudo o que precisa para isso acontecer, bem perto de você.

Eu, por exemplo, costumo deixar o estúdio organizado bem antes de o cliente chegar, já pensando na sequência de fotos que eu quero fazer. Geralmente, divido o ensaio em 3 etapas: fotos com a família, nos puffs e com os props.

Tendo essa sequência em mente, deixo todos os itens que preciso à mão e na ordem em que serão utilizados. Essa preparação leva em torno de 30 minutos, mas proporciona um ganho de tempo enorme durante o ensaio fotográfico.

A mesma dica vale se você fotografa na casa do cliente. No entanto, esse planejamento precisa ser ainda mais minucioso. Pense primeiro no resultado que você espera e, assim, organize tudo o que precisa levar, sem contar com aquilo que possivelmente o cliente possa ter.

O planejamento, além de deixar a sessão mais fluída e rápida, traz mais segurança e confiança pra você na hora do ensaio. Inclusive, neste vídeo, eu explico com detalhes como organizo os meus sets para os ensaios com recém-nascidos. Sugiro você conferir! 😉

2) Converse com os pais antes do ensaio newborn

Outra dica muito importante é conversar com os pais antes de começar o ensaio. Este diálogo serve para você entender qual o momento da família, conhecer mais sobre o bebê e seus primeiros dias de vida e ainda compreender um pouco da rotina familiar.

Todas essas informações irão ajudar a organizar o ensaio de fotos, priorizando os cliques conforme a necessidade de agenda dos adultos, por exemplo. Você deve explicar aos pais como funcionará a dinâmica da sessão, o que irá fotografar primeiro, além de alinhar expectativas.

Esta conversa também ainda fortalece a confiança dos pais e consequentemente, do recém-nascido em você. Este é um fator muito importante quando fotografamos famílias, porque criar uma conexão antes do ensaio deixa o fluxo mais leve e fluído.

Quer saber mais dicas sobre a preparação para o ensaio newborn? Acesse meus conteúdos exclusivos e gratuitos, no canal Laura Alzueta Academy.

3) A amamentação é muito importante para a fluidez do ensaio

Sempre digo que a amamentação é o segredo da fotografia newborn. É ela quem deixa o bebê bem relaxado. Por isso, é fundamental que esteja bem alimentado e com as mamadas em dia, garantindo bons resultados e cliques que vão encantar seus clientes.

É a amamentação que faz o bebê dormir melhor. Assim, o fotógrafo pode realizar um fluxo bem suave e tranquilo de ensaio, evitando deixar todo mundo cansado. Mas claro que não é somente a mamada que acalma o bebê.

Sempre digo que o profissional precisa saber tudo sobre a fisiologia e mecânica dos recém-nascidos, como entender os sinais de quando ele está com fome ou irritado. Para isso, é preciso se especializar e estudar muito.

Outro ponto de atenção é que, às vezes, as mães ficam ansiosas para a sessão e acabam amamentando o bebê com rapidez, sem deixá-lo bem satisfeito. É papel do fotógrafo tranquilizá-la neste momento, para proporcionar uma experiência leve e prazerosa.

O ensaio newborn precisa ser tranquilo, e isso exige técnica e experiência, viu?! 😉

4) O wrap é um aliado para acalmar o bebê durante o ensaio

Para você entender melhor essa dica, quero começar com um exemplo. Sabe aquele momento que a mãe já deu de mamar, o bebê está relaxado, mas não dorme de jeito nenhum? Quantas vezes você já passou por essa situação?

Eu já vivenciei muitas vezes e descobri uma saída muito bacana. Primeiro, você precisa deixa o bebê te olhar, se conectar com você. Depois, você pega ele no colo e passa uma certa confiança a ele. Assim, ele vai relaxar… E neste momento você envolve o bebê no wrap.

Nesta técnica, você faz um charuto do bebê e, mesmo sem dormir, eles ficam extremamente relaxados porque adoram esse aconchego. Nem preciso dizer que isso deixa as fotos lindas (inclusive, coloquei alguns exemplos na galeria deste post), e você ganha muita agilidade no fluxo.

5) Fotografe o bebê de olhos abertos durante o ensaio newborn

Uma dica bem bacana é usar o wrap para fotografar o bebê de olhos abertos. Para isso, a criança precisa estar bem quietinha… E, claro, é preciso também de um wrap bem feito. Desta forma, o bebê fica se sentindo como num pacotinho: bem envolto, tranquilo e seguro.

Além das fotos de olhinhos abertos, você pode aproveitar o wrap para agilizar o seu fluxo de fotos, cumprindo boa parte do seu planejamento. Aproveite o momento para fazer fotos macro, no prop ou no colo dos pais, conforme aquilo que estipulou.

Depois, você pode incluir fotos do Unwrap – que é desfazer o pacotinho. Isso rende fotos que mostram mais os detalhes da pele e do corpinho. A técnica do wrap ajuda muito a dar agilidade e bom fluxo de poses pro seu ensaio de fotos com recém-nascidos.

Claro que você irá orientar o fluxo, mas sempre digo que quem dita o ritmo de verdade no ensaio newborn é o bebê. Portanto, você precisa respeitar as vontades dele, seu tempo de mamar e relaxar.

DICA EXTRA: cuide de você também

Para tornar o ensaio ainda mais leve, o profissional também precisa estar se sentindo bem. Portanto, a minha dica extra é sobre cuidar de você, e isso inclui cuidados ergonômicos. Procure orientação médica ou de um fisioterapeuta para usar técnicas que cuidem da sua saúde durante o trabalho.

Outro ponto é cuidar da sua musculatura, por meio de atividades físicas com ajuda profissional. Tudo isso deixará você mais saudável e preparado para as sessões fotográficas com bebezinhos, que geralmente duram de 3 a 4 horas.

Bem, espero que essas dicas ajudem a trazer mais agilidade aos seus ensaios. Na galeria deste post, deixei as fotos da Bebê Fernando, que fiz dias atrás, quando ela estava com 20 dias. Se você deseja se especializar ainda mais na arte de fotografar recém-nascidos, de forma orgânica e natural, conheça o meu Curso Inédito de Fotografia Newborn Natural.

Confira também a live completa que fiz sobre como reduzir o tempo da sessão newborn.

Até a próxima e bons cliques!

Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

5 segredos para organizar o set perfeito para o ensaio newborn

Descubra a importância do sono para o sucesso do ensaio newborn

Dica de especialista: qual o melhor guia de poses para fotografia newborn?

5 fotógrafos newborn de referência para você conhecer e se inspirar

As 5 melhores dicas para diminuir o tempo do seu ensaio newborn

Envie sua foto e participe do sorteio “Amo Muito Essa Foto”

Ensaio newborn: por que incluir essa sessão de fotos no enxoval de bebê

Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio profissional

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Um manual prático inédito sobre fotografia newborn

As caretas mais fofas de recém-nascidos que você já viu

Atendimento de excelência em estúdio de fotografia newborn

Fotos de acompanhamento de bebês: as fases mais importantes