Newborn Natural: as principais tendências da fotografia newborn para 2022

Veja as principais novidades do mercado fotográfico e que você precisa aplicar no seu trabalho em 2022

Olá, pessoal!

Fotografar recém-nascidos e bebês é uma arte pela qual sou apaixonada. Em quase 11 anos de carreira, vivenciando o amor entre muitas famílias, já fotografei aproximadamente 1,3 mil bebês e compreendi o quanto o profissional de fotografia é importante para o mundo. É ele quem ajudar a contar a história!

Durante minha trajetória, desenvolvi o estilo Newborn Natural, que tem característica bem definidas: clean, orgânica e clássica. Isso porque, para mim, o que deve chamar mais atenção nos ensaios são as trocas de olhares e a conexão entre os fotografados, e não os acessórios ou o set.

Por que definir um estilo fotográfico é importante?

Definir um estilo para o seu trabalho nada mais é do que se destacar no mercado. Mas, para isso, é preciso se manter antenado às tendências, já que o segmento fotográfico se transforma com muita rapidez. Você já parou para refletir como busca se especializar e ficar atento às novidades?

Pensando nisso, listei as 5 principais tendências da fotografia newborn para 2022 e o quanto é importante apostar em novidades para se tornar um profissional de referência e, assim, alcançar os melhores resultados.

Você também pode gostar de ler:
Transforme seu sonho de ser fotógrafo newborn em um negócio profissional
Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas

Tendência 1 – Cursos online para fotógrafos newborn e de família

O mercado da fotografia tem uma evolução muita rápido a cada ano, seja em equipamentos ou ideias. Por isso, vejo que a adaptação total ao meio digital é uma tendência importante a ser seguida, para muitos fotógrafos em 2022.

Isto vale tanto para promover o seu trabalho, com ações nas redes sociais mais fotográficas, como o Pinterest ou Instagram, quanto na hora de se especializar. Neste sentido, acredito que os cursos online têm um papel importante no aprendizado de muitos profissionais e já se consolidaram como uma nova modalidade de ensino.

Este período de pandemia, por exemplo, só reforçou a força do mundo digital para quem deseja se especializar. Eu, por exemplo, tenho um curso 100% digital, que pode ser feito de qualquer lugar do mundo. O Curso de Fotografia Newborn Natural traz uma série de técnicas, dicas e novidades sobre a fotografia de recém-nascidos.

Para saber mais sobre a importância dessa especialização, clique aqui.

Tendência 2 – Estilo newborn natural e o trabalho autoral

Outra tendência que tem muita força na fotografia é a definição de um estilo fotográfico para chamar de seu. Isso permite que o seu trabalho se torne mais autoral e, assim, você se diferencie de outros profissionais num mercado tão competitivo.

As pessoas me procuram, por exemplo, porque me encontram na internet e se identificam com meu estilo natural. E isso é algo verdadeiro porque, de fato, me representa. Enxergo na fotografia natural uma verdade e uma força, que tornam as imagens ainda mais clássicas.

Prezo pelo natural, sem muitos adereços, acessórios ou enfeites, busco despertar a atenção por meio das emoções e dos momento em si, acima de qualquer cenário ou acessório. Portanto, definir o seu estilo é uma tendência que pode fazer o seu negócio decolar em 2022.

Tendência 3 – A fotografia e os processos mais sustentáveis 

Outro fator e que que nunca deixou de ser uma tendência é trabalhar com processos mais sustentáveis. Na fotografia também é possível incluir este cuidado na rotina, como, por exemplo, ter mais atenção ao descarte correto de materiais, como pilhas e baterias. Essa é uma ação super simples, mas que pode fazer a diferença.

Você também pode priorizar o consumo de bens mais duráveis, com equipamentos que durem por mais tempo, para que não precise trocá-los com frequência.

Outro ponto que acho um dos mais importante para um trabalho fotográfico sustentável é o uso da luz natural. O nosso espaço, por exemplo, tem janelões de pé super alto, com vista para um lindo espaço verde. A suavidade dessa luz, proporcionada pelo planejamento do meu espaço, ainda compõe a minha linguagem estética.

Aliás, já falei no blog sobre a importância de planejar um estúdio que contenha a estrutura mais adequada para receber bebês e famílias. Se você está buscando um m cantinho para construir seu estúdio, veja aqui quais características deve priorizar e garantir a segurança de todos durante os ensaios.

Tendência 4 – Retorno gradativo de congressos presenciais

Com o avanço da vacinação, os congressos presenciais de fotografia começaram a ser reagendados, acredito que essa seja uma tendência para os próximos meses. Os congressos são importantes para o desenvolvimento profissional, e ajudam a aprofundar conhecimentos técnicos e teóricos.

Estes eventos trazem todas as novidades do mercado e, por este motivo, são fundamentais para o profissional que deseja se destacar.

Inclusive, neste ano fiquei muito feliz em ser uma das palestrantes do maior congresso de fotografia do Brasil: Fotografar 2022. O congresso ocorre em abril, com palestras de profissionais dos mais diferentes ramos da fotografia.

Além disso, seguindo a tendência de retomada dos congressos, em julho, também participo como palestrante do Photo in Rio, junto com outros 20 fotógrafos de renome.

Tendência 5 – A pandemia potencializou a busca por conforto

Acredito que outra tendência que a pandemia fortaleceu e que vem com mais intensidade em 2022, é a busca pelo conforto. Afinal, muitas pessoas já se acostumaram a ficar mais em casa ao longo destes dois anos, não é? E digo por experiência que isto se aplica também aos ensaios fotográficos.

Atualmente, as pessoas estão em busca de uma sessão onde possam ser elas mesmas e se sentirem bem neste papel. Isso inclui o uso de roupas em tecidos sustentáveis e naturais, e calçados mais confortáveis e que contenham personalidade. Portanto, você precisa se preparar para esta nova tendência.

O conforto também reflete na escolha da make e do cabelo, por exemplo, onde ambos tem desempenham a função de realçar a beleza, sem transformar. Neste sentido, a maquiagem é feita para harmonizar o tom da pele, corrigir marcas e pequenas manchas, deixando-a mais uniforme.

As cores que estão em alta são as que mais se assemelham ao tom de pele das pessoas, como nuances de nude, rosa claro e cor de boca, além de tons mais terrosos.

Desenvolva seu diferencial no mercado com meus cursos

Bem, espero que essas dicas e tendências ajudem a orientar a sua estratégia e o seu trabalho em 2022, para que você possa gerar mais resultados e lindos ensaios. Para ter acesso as melhores dicas e se tornar um fotográfico de referência na fotografia newborn e de família, acompanhe o meu canal Laura Alzueta Academy.

Além disso, você pode conhecer meu curso completo sobre de Fotografia Newborn Natural. E se você ficou com alguma dúvida sobre as tendências do mercado fotográfico, me envie uma mensagem. Vou adorar conversar com você!

Até a próxima!

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: