O que esperar do ensaio de fotos com bebês de 3 a 6 meses?

Veja como é feito o registro fotográfico dos primeiros sorrisos e gracinhas da criança

Os meses iniciais na vida de um bebê passam voando, né? Quando menos a gente espera, ele já deixou de ser um recém-nascido e começa a descobrir o mundo, cheio de cores, sons e movimentos. Por isso, acredito que o ensaio de fotos com bebês seja muito importante para deixar essa fase tão linda registrada pra sempre.

A fase dos 3 aos 6 meses é super especial, mais conhecida por ser o período dos primeiros sorrisos. E quer coisa mais gostosa do que isso? Os pais se derretem com as gracinhas e eu, como fotógrafa, adoro capturar todo esse amor.

Mas o que as mamães podem esperar das fotos com os bebês de 3 a 6 meses?

Abaixo, eu listo as características mais marcantes no desenvolvimento dos bebês de 3 a 6 meses e como isso rende lindas fotos no ensaio fotográfico.

Você também pode gostar de ler:

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês
Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho
10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Por que registrar a fase de 3 a 6 meses do bebê?

O ensaio com bebês de 3 a 6 meses é repleto de afeto, gracinhas e sorrisos. Isso porque ele retrata essa fase linda, onde o bebê já interage com os pais, sorri bastante, faz barulhinhos fofos com a boca e dá várias as risadinhas. Também é neste período que começam a reconhecer os pais, a seguir brinquedos com barulhos e se divertirem muito.

Na maioria das vezes, já conseguem se apoiar nos braços e levantar a cabeça quando colocados de bruços e, mais perto dos 6 meses, já costumam sentar com ajuda de algum apoio. Também percebem as mãos e objetos, levando-as à boca com frequência.

Na fotografia, costumamos dizer que este ensaio é o dos primeiros sorrisos. Os registros são super graciosos e se transformam em uma memória afetiva muito especial, tanto para a criança quanto para a família.

Além disso, o ensaio de 3 a 6 meses ainda pode fazer parte de um pacote fotográfico de acompanhamento de bebês, que realizamos no estúdio. Se você quer saber mais como funciona este acompanhamento, clique aqui e envie sua dúvida para a nossa equipe.

O que as mães podem esperar de um ensaio de fotos nesta fase

Diferentemente da sessão newborn, no ensaio de 3 a 6 meses o bebezinho ficará acordado na maior parte do tempo. Ele já enxerga bem até uma certa distância, identifica a mãe e o pai e vai encantar a todos com seus primeiros sorrisos.

Esta fase sempre rende registros lindos, onde os primeiros marcos no desenvolvimento começam a ser mais visíveis. O bebê deixa de ser um recém-nascido e se transforma em um bebê, descobrindo cores, sons e o mundo ao seu redor. Ele começa a acompanhar tudo com seu olhar, além de sorrir e interagir muito com a família.

Por isso, as fotos que registram esta fase são muito especiais, e as mamães podem esperar um ensaio com registros lindos da criança e das suas descobertas. Além, é claro, de retratos com os pais, muitas fotos da interação com a família e ainda detalhes do bebê, como pernas cheias de dobrinhas e muita barriguinha de fora.

Inclusive, na galeria de fotos deste post, inclui algumas imagens para você ver o quanto de fofura que rende a sessão com bebês entre 3 e 6 meses. Nestas imagens está o Gabriel, fotografado com 4 meses.

O segredo para fotografar bebês de 3 a 6 meses

Nos 10 anos em que atuo como fotógrafa de bebês e famílias, desenvolvi algumas técnicas para clicar os pequenos com segurança. Para mim, um dos principais segredos para fotografar bebês é conhecer profundamente as diferenças que existem no crescimento deles, entre as várias idades.

Quanto mais o profissional conhecer sobre a fisiologia, a mecânica e particularidades dos pequenos em cada fase, mais ele vai aprender a lidar e a respeitar o tempo de cada serzinho. Isso é importante para que o ensaio seja prazeroso para a criança e garantir o bom resultado das fotos.

Outro segredo que aprendi ao fotografar bebês é que eles precisam estar completamente confortáveis e tranquilos, com o sono em dia e bem alimentados para que consigam se soltar na sessão. É por isso que aqui no estúdio, por exemplo, agendamos somente um ensaio com bebês por período (matutino e vespertino).

Assim, tudo é feito com calma… Consigo me conectar com o bebê, para que ele olhe para a câmera e interaja com ela, consigo capturar várias cenas dele com os pais, além de o bebê poder até tirar uma soneca, caso seja necessário.

O bebê é quem define o ritmo do ensaio fotográfico

Sempre digo que o bebê é a estrela do ensaio. Por isso, o tempo dele deve ser seguido durante toda a sessão de fotos, com pausas para mamadas ou sonecas, para que ele se sinta o mais confortável e relaxado possível. Inclusive, outro ponto importante para ter fotos lindas é respeitar a janela de tempo que o bebê aguenta em uma sessão.

Nesta fase de 3 a 6 meses, essa janela é de uma hora.

Como eles são super estimulados a sorrir, olhar, fazer gracinha, isso acaba cansando o bebê. Após este período, ele pode ficar com fome, cansado ou até bem irritadinho, então é preciso aproveitar muito bem essa uma hora e, claro, a prática do fotógrafo faz toda a diferença no aproveitamento do tempo.

Aqui no estúdio, por exemplo, separamos a sessão da seguinte maneira para aproveitar bem o tempo: primeiro clicamos o bebê sozinho, depois com os pais juntos e depois faço imagens com cada adulto, para focar nas brincadeiras favoritas com a criança.

Aliás, essas fotos das brincadeiras com os pais são ótimas para compor álbuns, que duram por gerações. Veja neste post o porquê você deve ter um álbum de fotos da sua família para chamar de seu.

Como se preparar para o ensaio com bebês

É importante ressaltar que, antes de agendar o ensaio, realizo uma conversa prévia com as mães para entender um pouco mais sobre o dia a dia da família. Este passo é importante para alinharmos expectativas e pequenos detalhes de acordo com a rotina do bebê.

Por exemplo, se ele é acostumado a tirar uma soneca no início da manhã, o ideal é que o ensaio seja agendado perto do horário que ele acorda, após essa soneca. Nesta idade o bebê já tem a rotina dele e é super importante segui-la durante a sessão fotográfica.

Já para organizar os looks, as mamães podem separar de 3 a 4 trajes, que são o máximo de trocas de roupa que o bebê aguenta. Mais do que isto, ele começa a ficar irritado e o ensaio de fotos não flui mais com tanta tranquilidade.

Outro ponto bacana para destacar é com relação as cores.

É preciso organizar as cores das peças da família com as do bebê, formando uma paleta bem harmoniosa. O meu estilo fotográfico é mais clean e orgânico. Mas, fique tranquila que vamos conversar sobre todos os detalhes antes de fechar a data do ensaio, para orientá-la e ainda tirar todas as dúvidas sobre esse momento.

Fotos de bebês de 3 a 6 meses em estúdio fotográfico

Aqui no estúdio contamos com uma estrutura completa para receber pais e bebês, tornando o estúdio fotográfico um lugar confortável, seguro e adequado. Há espaço para trocar fraldas, poltrona de amamentação, biblioteca infantil, espaço para as crianças desenharem…

Essa estrutura é muito importante para que a mãe e o bebê se sintam bem e confortáveis durante a sessão, resultando em fotos espontâneas e naturais. O meu espaço é, de fato, uma residência aconchegante, que foi reformada para ser somente um estúdio fotográfico de bebês e famílias.

Assim, eu e a minha equipe o possível para que todos se sintam tranquilos e “em casa”. Fotografar em estúdio possui muitas vantagens e uma delas é o conforto. Saiba mais sobre os benefícios de fazer o ensaio fotográfico em estúdio, clicando aqui.

Você também pode agendar uma visita pelo Whatsapp, para conhecer o meu cantinho especial. Eu vou adorar receber você. Bem, por hoje é só… Até a próxima!

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As melhores razões para você ter um álbum de foto em família

Ideias inspiradoras para fazer o ensaio de fotos com crianças

Descubra por que é tão importante fazer um ensaio de Dia das Mães

Páscoa: por que aproveitar a data para fazer um ensaio de fotos?

Dia Mundial da Infância: como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança

Envie sua foto e participe do sorteio “Amo Muito Essa Foto”

5 lições sobre afeto que aprendi com a fotografia de família

As fotos de ensaio newborn e de família mais curtidas no Instagram em 2021

As melhores fotos de Natal para celebrar em família

O que esperar do ensaio de fotos com bebês de 3 a 6 meses?

Saiba porque você deve ter um álbum de fotos da sua família

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos pelos quais você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Envie a fotografia que ama e participe do sorteio “Minha foto merece um quadro”

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamentos de bebês e crianças