Conheça ideias super criativas para o seu ensaio gestante

Tire todas as dúvidas sobre a sessão de fotos com grávidas e conheça ideias inspiradores para planejar este dia

Olá, queridas!

O ensaio de gestante retrata uma fase única e muito especial na vida da mulher. Afinal, um novo ser começa a ser gerado, enquanto vivenciamos uma montanha-russa de emoções, não é?! Rs! Pode ser o primeiro ou o terceiro filho: o momento é sempre mágico e mágico.

Como fotógrafa de família, percebo o quanto este momento é singular e sentido de maneiras diferentes pelas mulheres. Por isso, enxergo o book de gestante como uma “cereja do bolo”, que marca um ciclo maravilhoso e celebra o início de uma nova vida.

O meu objetivo neste tipo de ensaio é, além do registro, proporcionar uma experiência agradável e leve para a mulher. Um dia especial para ela e sua família repleto de cliques divertidos, inspiradores e inesquecíveis.

Se você quer ter um ensaio de gestante cheio de personalidade e amor, confira neste post tudo o que você precisa saber sobre fotos da gestação e mais 5 ideias criativas de registrar a gravidez.

Você também pode gostar de ler:
Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal
Ensaio gestante com segundo filho: como fotografamos grávidas com filho mais velho
5 fotógrafos de gestante para você seguir e se inspirar

Porque é importante fazer o ensaio gestante

Como mãe, sei o quanto as emoções e sentimentos ficam voláteis durante a gestação. Existem aqueles dias maravilhosos e outros em que estamos mais cansadas e não tão dispostas, não é?!

Por isso, o ensaio fotográfico é uma forma de guardar, para sempre, as melhores lembranças desta fase.

É preciso ter em mente que um serzinho tão pequeno e precioso se forma, que mudará completamente a sua vida. Com o registro da gravidez, por exemplo, você começa a contar a história de amor da sua família. E por falar em história familiar, uma dúvida bem comum que recebo é sobre ensaios com animais de estimação.

Nos últimos anos, os pets passaram a integrar muitas famílias e podem, sim, ser incluídos no ensaio fotográfico. Inclusive, já falei aqui no blog sobre como funcionam as sessões no estúdio com animais de estimação. Você pode conferir todas as dicas, clicando aqui.

Sempre gosto de ressaltar que, aqui no estúdio, priorizamos uma dinâmica mais fluída durante todos os ensaios. Fazemos isso para que todos se sintam confortáveis, sem que a gravidinha se sinta cansada demais e o dia se transforme numa lembrança única e especial.

Como funciona o ensaio gestante

Como citei, o bem-estar de todos é minha prioridade durante as sessões de fotos. Isto é muito importante para que as pessoas consigam se soltar e entregar ao máximo. Eu, por exemplo, gosto de dividir o meu ensaio em duas partes para deixá-lo mais fluído e agradável.

Desta forma, primeiro eu clico toda a família e, depois, fotografo somente a gestante.

Organizo desta forma para que a grávida se sinta mais à vontade. Durante os 10 anos em que fotografo bebês e gestantes, percebi que muitas mulheres se inibem (ou até se distraem) quando existe a presença de outras pessoas na sala, ainda que sejam da família.

Acredito que esse momento, dedicado somente a ela, traz mais naturalidade e espontaneidade as fotos, além de proporcionar uma maior valorização das transformações da mulher nesta fase. 😊

Qual a semana ideal para registrar a gravidez

Quando eu fotografo uma grávida, o que menos têm importância para mim é o tamanho da barriga, rs! O que eu quero mesmo é ter um belo registro deste momento, tão lindo e particular. Para isso, é fundamental fazer o ensaio fotográfico num período em que a grávida ainda se sinta bem!

Recomendamos que isso seja entre a 28ª e 34ª semana da gravidez. No entanto, como eu sempre digo, não existe uma regra inquebrável. Mas é importante não deixar para a reta final por ser uma fase mais cansativa e quando a mulher costuma reter mais líquidos.

Então, isso pode tornar o ensaio mais demorado e também fazer com que ela pareça mais inchada nas fotos. No período que recomendamos, por exemplo, a barriga já aparece e a mulher ainda se sente super bem e disposta. Sempre digo que o ensaio tem que ser gostoso, curtido e nada cansativo. 😉

Tendências para as fotos do book de gestante

O ensaio é, acima de tudo, um momento único da mulher, de marcar a transformação de seu corpo, na vida do casal e na sua trajetória de vida. E, neste sentido, a escolha das roupas, make e cabelo são uma peça-chave para o sucesso do ensaio.

Aqui no estúdio, seguimos uma linguagem mais clean e orgânico. Queremos que as fotos tenham o seu estilo e que transmitam quem você é. Por isso, vamos valorizar o seu momento, seu jeito de ser, seu lifestyle dentro do nosso estilo fotográfico. Algumas mulheres sonham em fazer o ensaio de lingerie, destacando seu corpo e sua transformação.

Outras não, preferem algo que não mostre tanto a pele ou não querem mostrar a barriga por terem marcas, manchas ou estrias. É importante ressaltar que, para cada uma, vamos fazer aquilo que se sentem bem: por isso é importante conversarmos bastante, o que faço sempre antes de iniciar cada ensaio.

Como se fosse um “briefing“, conversamos bastante antes da sessão para, juntas, decidirmos os looks e planejarmos o ensaio de fotos.

No entanto, sabe qual a foto que 10 entre 10 gravidinhas que fotografo me pedem? Adivinha?! Simm, aquela foto de silhueta, na janela, que mostra suas curvas mais evidentes — e isso pode ser feito nua, com tecidos, de vestido ou até de jeans e camiseta justinhos. Além de lindo, já virou um clássico por aqui!

A minha orientação, tanto para as roupas quanto para a maquiagem, é escolher cores mais suaves para que não “ofusquem” o momento e não “roubem” a cena. A make, por exemplo, deve ser o mais natural possível. Para te ajudar a se preparar para o ensaio, listei algumas dicas práticas que vão ajudar a planejar estes detalhes.

Como escolher make e cabelos para o ensaio de gestante

A maquiagem para a sessão de fotos com grávidas deve ser leve e corretiva. Assim, dê preferência aos tons neutros e mais clarinhos, como as variações de marrom, nude e rosa. Para o cabelo, recomendo fazer uma escova, babyliss ou deixar seu cabelo ao natural.

As unhas, de preferência, com esmalte claro e feitas no dia anterior para manter a qualidade. E não se preocupe com os calçados, porque iremos ficar descalços, confortáveis e bem à vontade.

Aqui no estúdio, contamos com uma equipe profissional de cabelo e maquiagem que já está acostumada aos ensaios com gestantes e também com a nossa luz natural e estilo. Você pode contratar este serviço conosco, mas ele deve ser agendado a parte, tá?

Para isso, você pode enviar uma mensagem para a nossa equipe e verificar a disponibilidade.

Qual o look ideal para a sessão de fotos com grávida

O conforto deve ser uma prioridade neste dia, então traga peças de roupas que façam você se sentir bem. Eu indico os casaquinhos abertos ou corpetes/tops em tricô, malha ou renda, vestidos, camisa ou jaqueta jeans, camisa branca masculina oversized, robe ou batas transparente com renda.

Além disso, os tubinhos são bem bacanas para produzir looks no ensaio, porque marcam bem a barriga e dão um charme super especial. Aqui no estúdio também possuímos alguns tecidos leves, rendas, acessórios e lenços que podemos usar para o compor as produções.

Aliás, ressalto que faremos de 3 a 4 produções durante a sessão e vamos compor juntas, de forma que a fotografia seja contemporânea e inesquecível. Já com relação as cores, recomendo priorizar as mais neutras, como, por exemplo, branca, off-white, caqui, preto, cinza ou jeans.

No entanto, como eu sempre digo, o ensaio deve ter a personalidade da gestante e refletir quem ela é. Caso você seja uma mulher que goste de roupas estampadas, podemos planejar as produções com essas peças. Neste caso, é necessário atentar-se às combinações da paleta de cores.

As roupas estampadas são mais difíceis de combinar, então organize os looks de forma que fiquem harmoniosos, tanto em relação as suas outras roupas quanto as peças do restante da família.

Objetos de valor afetivo no ensaio de fotos

Além da roupa da família, incluir objetos do bebê que tenham valor afetivo para a família é uma ideia muito bacana. Você pode trazer, por exemplo, o primeiro sapatinho do bebê, uma ou duas roupinhas especiais, o bichinho da decoração. O resultado fica super fofo!

É fato que as fotos de gestante criam memórias que trazem sensação incríveis, e podem ser relembradas sempre que você revisitar as imagens. Por isso, espero que essas dicas te ajudem e inspirem a planejar o seu ensaio que seja um dia inesquecível, cheio de recordações com muito afeto.

E se você deseja organizar o seu ensaio de gestante junto comigo, me escreve pra gente conversar e pensar neste dia maravilhoso em conjunto!

Ah, e antes de finalizar este post, deixo as 5 ideias mais criativas para você registrar a sua gravidez. Espero que goste!

Um beijo e até a próxima!
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça ideias super criativas para o seu ensaio gestante

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

Trabalho remoto e digital: uma maneira fácil de mães retomarem ao mercado de trabalho

3 dicas infalíveis de maquiagem para o ensaio de gestante

Cinco fotógrafos de gestante para você seguir e se inspirar

Ensaio gestante com segundo filho: como fotografamos grávidas com filho mais velho

Coronavírus e isolamento: como ficam o book de gestante e as fotos de recém-nascidos?

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

4 etapas do book de gestante: como se preparar

Looks para ensaio de gestante

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

Como é um Ensaio Nu de Gestante?

Ensaio de gestante com pets: lindas fotos com cães

Ensaio de gestante | Esperando Maria Carolina

Dicas para fazer um book gestante com filhos

5 dicas infalíveis para fotografar a gravidez

Dúvidas frequentes no Ensaio de gestante

Fotos de gravida

Ensaio de gestante | Esperando Nicholas

Fotos gestante | Esperando Gustavo

Ensaio gravida | Esperando Valentina

Book de grávida: o que usar no ensaio de fotos de gestante?

Fotos gestante | Esperando Alice

Ensaio gravida | Esperando Olívia

Ensaio gestante | A espera de Manuela

Ensaio gestante | Esperando Alice

Tudo que você precisa saber sobre o book gestante com lingerie