Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

Saiba como incluir o marido e filhos na sua sessão de gestante com harmonia

Oi, queridas!

Hoje quero falar com vocês sobre uma dúvida super comum e que, volta e meia, surge durante os orçamentos para ensaio fotográfico de gestante. Muitas mamães não sabem se a sessão pode ser feita em casal ou família. É possível fazer a sessão de fotos com o papai e, se houver, os filhos mais velhos?

A minha resposta para essa pergunta é bem simples: não só pode como deve, rs!

Na verdade, os ensaios fotográficos com gestante que realizamos aqui no estúdio sempre incluem o companheiro e outros filhos ou filhas. No post de hoje, vamos falar sobre este tipo de ensaio, inclusive sobre que roupas vestir para ter harmonia, como se preparar e o que não pode faltar no dia da sessão.

Se você pensa em fazer um ensaio de gestante com o marido, acompanhe as melhores dicas para ter um ensaio de gestante em casal de sucesso.

Você também pode gostar de ler:
Trabalho remoto e digital: uma maneira fácil de mães retomarem ao mercado
Papo de grávida: dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn
Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

1. Como se preparar para o ensaio de gestante com marido

O preparo para o ensaio fotográfico de gestante com marido não difere muito de uma sessão somente com a grávida. O que muda é a dinâmica no dia das fotos. Mas, uma coisa que percebi ao longo de mais de 10 anos fotografando grávidas, é que alguns homens têm um pouco de resistência em participar do ensaio.

Nestes casos, eu converso bastante com o casal e recomendo ao papai para fazer uma foto, pelo menos. Sabe porquê?

Não é pelo casal ou pela mãe que se deve posar para as fotos, mas para a memória da infância do filho. Quando crescem, as crianças adoram se ver nas fotos dentro da barriga da mamãe. E nada mais lindo do um retrato da família reunida, demonstrando todo amor envolvido nesta fase, né?!

Esta é uma lembrança única, uma memória afetiva familiar muito importante. Portanto, a participação do pai e de outros filhos enriquece (e muito!) essa lembrança. Claro, que o ensaio de gestante é o momento da mulher, de mostrar as mudanças no seu corpo e sua felicidade.

Mas os pais e irmãos fazem parte deste momento, né?! Neste vídeo, você conhece mais detalhes de como funciona as 4 etapas do book de gestante.

2. Como incluir mais acompanhantes no book de gestante

Muitas mulheres querem incluir os pais e/ou sogros para ter um registro da gravidez em conjunto, mas ficam na dúvida se pode ou não pode. É claro que é permitido! No entanto, ressalto que eles devem chegar no início ou no final da sessão para um fluxo tranquilo da sessão de fotos.

Essa recomendação evita que o casal fique inibido ou tímido durante o ensaio.  Acho importante preservar a privacidade da gestante neste momento, até porque muitas querem fazer fotos de lingerie, ou até mesmo nuas. Geralmente, quando há muitas pessoas em volta isso acontece.

Além disso, com menos pessoas no estúdio o ensaio fica mais leve para a grávida.

O mesmo vale para os irmãos. Eu encorajo muito a participação deles, em qualquer idade. No entanto, se o irmão “mais velho” ainda for um bebê, sugiro que a família traga alguém para ficar com a criança ou que, assim como os avós, ela participe apenas no início ou final da sessão.

Desta forma, a mulher fica mais tranquila e sem preocupações para curtir seu “dia de gestante/princesa” com tranquilidade.

3. A gestante precisa saber as poses para fazer o ensaio fotográfico?

Outra pergunta que surge bastante nas conversas sobre o ensaio de gestante é com relação as poses. Em geral, todas as minhas gravidinhas me contam que é a primeira vez que fazem um ensaio, tirando as fotos do casamento (isso quando há!). As mamães questionam se é preciso saber onde colocar as mãos,  onde olhar, como sorrir, e por aí vai. O que eu sempre digo para as pessoas é que no estúdio não fotografamos modelos.

Portanto, nem a grávida e nem os acompanhantes precisam entender de poses, tá?! As orientações são constantes na sessão. Durante toda a sessão, eu vou guiar as mamães e as famílias, com relação as poses, os olhares e a postura. Ah, e não se preocupe, é super normal ficar mais inibida e tímida no começo do ensaio.

Aos pouquinhos, todo mundo, principalmente a grávida, vai se soltando, ficando à vontade. Muitas vezes o que ocorre é que, até o fim do ensaio, o cuidado com o olhar, a postura e as mãos já saem quase no automático, sem timidez. Eu digo que elas nem vão lembrar de que eu estou ali! rsrsrs

4. Como escolher o look ideal para sessão de fotos de gestante em casal

A maioria das gestantes têm dificuldades para escolher as peças para o ensaio fotográfico, já que muitas roupas deixam de servir durante a gestação. Por isso, dê prioridade aos itens que você se sente bem. Neste post, eu falei sobre os melhores looks para usar no ensaio de gestante.

Mas, se escolher roupas apenas para a mãe é difícil, então como planejar os looks quando o ensaio envolve o casal ou mais filhos? A primeira coisa para se ter em mente é que a “estrela” do ensaio será a gestante, suas curvas e mudanças que ocorrem no corpo.

Portanto, a primeira regrinha é seguir a sua personalidade escolhendo roupas com cores mais neutras que você gosta e, a partir disso, coordenar as roupas da família. Em ensaios que envolvem mais pessoas é importante priorizar peças lisas, já que a estampa pode dificultar uma composição de cores mais harmônica.

Mas, claro, isso não é uma regra inquebrável! Eu quero que as fotos tenham a sua cara e alinhar isto à minha linguagem fotográfica. Acima de tudo, meu objetivo é realizar o sonho da gestante e fotografá-la do jeito que deseja ser vista e lembrada.

Por isso, busco respeitar as individualidades e momentos de vida de cada uma. Se você gosta de estampas e cores, por exemplo, podemos encontrar juntas uma paleta de cores que seja a sua cara e que fique harmônica entre todos que irão participar do ensaio. 💛

5. Como planejar uma paleta de cores para ensaio fotográfico de gestante

Quando falo para priorizar peças mais lisas é porque o casal precisa estar em harmonia, mantendo o mesmo estilo. E, como citei, com peças estampadas, pode ser mais difícil criar uma paleta de cores que combinem entre si.

Porém, se você ama peças estampadas e quer usá-las, busque escolher peças lisas e com cores que se encaixem na paleta da peça estampada para as outras pessoas. Por exemplo, você quer usar uma blusa com estampa em rosa, o seu marido pode usar peças em tons mais claro ou escuro dessa cor.

O mesmo vale para o ensaio que envolve mais pessoas, tá?! Para ajudar, separei abaixo fotos de ensaio de gestante com a família, para você se inspirar.

Além disso, para a maquiagem da gravidinha eu recomendo priorizar tons neutros e mais naturais, como o nude e rosa claro. Tenha em mente que a make para o ensaio de gestante é completamente diferente das feitas para festas.

Aqui no estúdio sempre respeitamos as suas preferências, mas reforço que o ar do ensaio de gestante pede certa naturalidade. O mesmo vale para o cabelo: quanto mais natural melhor.

Se você quer contratar make e cabelo, no estúdio temos uma equipe de profissionais freelancer para cuidar de você. No entanto, envie uma uma mensagem, caso precise deste atendimento, para reservar a agenda com antecedência.

6. A melhor fase para agendar o ensaio de gestante em casal

O período que eu recomendo para realizar o ensaio fotográfico de gestante é entre a 27º e a 33ª semanas, seja em casal ou não. A recomendação é porque nesta fase as mulheres ainda estão se sentindo bem e não ficam tão cansadas ou inchadinhas.

Quem já teve filhos sabe que, na reta final da gestação, algumas mulheres costumam reter líquidos. Então, isso pode cansar mais a gestante e também fazer com que ela pareça mais inchada nas fotos. Mas, claro, isto não é uma regra escrita em pedra, rs! Sempre digo que o ensaio tem que ser gostoso, curtido e nada cansativo. Nesta fase isto é mais provável de ocorrer. 😉

Bem, espero que as dicas ajudem a planejar o seu ensaio de gestante com a família para que seja inesquecível e cheio de recordações com muito afeto. E se você quer planejar o seu próximo ensaio junto comigo, me escreve pra gente conversar.

Antes de finalizar o post, confira algumas algumas fotos que separei, com paletas de cores e composições lindas de ensaio de gestante, para você se inspirar.

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Ensaio Gestante: guia prático para uma sessão de sucesso

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotógrafico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

Conheça ideias super criativas para o seu ensaio gestante

5 motivos porque você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

As 9 melhores fotografias de família e newborn no Instagram

Monte uma bebeteca incrível para o seu filho

Trabalho remoto e digital: uma maneira fácil de mães retomarem ao mercado de trabalho

3 dicas infalíveis de maquiagem para o ensaio de gestante

Mesa de maternidade ou batizado: ideias diferentes para celebrar a vida do bebê

Ensaio de fotos de pai e filhos: presente para eternizar além do dia dos pais

Como ter a experiência incrível do aniversário de seu filho, mesmo em tempos de isolamento

Cinco fotógrafos de gestante para você seguir e se inspirar

Ensaio feminino: por que eu devo fazer o meu?

Bebeteca Digital da Bamboozinho: baixe livros gratuitos para entreter e ensinar o seu bebê

Ensaio gestante com segundo filho: como fotografamos grávidas com filho mais velho