Índice desta página
- Descubra neste post como você pode alavancar o seu negócio de fotografia newborn
- 1. Primeiros passos para conquistar clientes na fotografia newborn
- 2. Planeje o quanto de energia você pode investir no negócio
- 3. Pense a longo prazo para crescer seu negócio na fotografia
- 4. Tenha em mente que o ótimo é inimigo do bom
- 5. Tenha um portfólio que demonstre o seu estilo
- 6. Defina ações que vão encantar os clientes
- 7. Demonstre autoridade no assunto
- 8. Invista em uma boa entrega
- Como se destacar no mercado da fotografia newborn?
Descubra neste post como você pode alavancar o seu negócio de fotografia newborn
Oi! Este post é para você, fotógrafo de famílias ou de outros segmentos e que quer entrar – ou crescer- nesta área encantadora da fotografia newborn.
Engana-se quem pensa que o trabalho de um fotógrafo newborn envolve somente entender da técnica fotográfica. Para se destacar na fotografia de recém-nascidos é preciso estudar muito, ter coragem para empreender, cuidar da administração do negócio e ainda divulgar o seu trabalho.
Para isso, o profissional precisa de muito planejamento, uma boa gestão de tempo e conhecer as melhores estratégias para atrair e fidelizar mais clientes para ter um negócio rentável. E é sobre tudo isso que vamos falar neste post.
Continue comigo e descubra 8 passos infalíveis para atrair mais clientes e crescer o seu negócio na fotografia newborn.
1. Primeiros passos para conquistar clientes na fotografia newborn
Antes de começar a parte prática e o planejamento para o seu negócio, você precisa ter em mente que é preciso conhecer um pouco do mercado fotográfico, o nicho que você escolheu e todas as suas possibilidades, além de entender qual o seu propósito neste meio.
Eu, por exemplo, sempre digo que meu propósito é transformar o bebê em arte. Ao realizar essa pesquisa, você terá muito mais subsídios para se tornar um profissional de sucesso. Também é importante internalizar o pensamento de que nada neste processo acontece da noite para o dia, exigindo muito tempo e paciência.
Esteja preparado para passar semanas (e até meses) estudando, pesquisando, aprendendo as técnicas e, claro, treinando muito antes começar a fotografar de fato. Esse preparo é importante para criar um negócio que seja seguro, lucrativo e sustentável a longo prazo.
Inclusive, eu tenho um curso especializado sobre estúdios de alta performance, indicado para as pessoas que desejam crescer no negócio da fotografia. Para saber mais sobre ele, clique aqui.
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2. Planeje o quanto de energia você pode investir no negócio
Depois de fazer uma pesquisa profunda, um dos primeiros passos para crescer o seu negócio na fotografia newborn é planejar e decidir o quanto de energia você pode dispor para o seu projeto. Quando eu falo em energia, me refiro a correr atrás de conhecimento e prática.
Eu, por exemplo, comecei estipulando o quanto de tempo diário estava disposta (e poderia) investir para que meu negócio começasse a funcionar. Também estipulei o prazo desejado que eu queria começar a rentabilizá-lo.
Você, por exemplo, pode decidir que terá 6 meses para fotografar muitos bebês de graça para criar prática e ainda um montar um bom portfólio. Junto a isso, seguindo este mesmo cronograma, comece a aprender outras atividades importantes ao negócio, para fazê-lo decolar.
Essas ações podem ser construir um site, aprender sobre programas de edição, entender tudo sobre tratamento de imagens e por aí vai. Uma dica importante é traçar metas e prazos tangíveis para chegar ao final do período com o seu negócio funcionando e não se frustrar.
Percebe que para realizar este tipo de planejamento só depende de você? Até este ponto não é preciso investir muito dinheiro, somente tempo e energia. 😉
3. Pense a longo prazo para crescer seu negócio na fotografia
Depois do planejamento do tempo, você pode traçar seus objetivos financeiros, definindo quantos clientes pagantes precisa ter por mês para começar a sobreviver somente do seu negócio de fotografia newborn.
Coloque na ponta do lápis todos os gastos, elencando o que considera fundamental para fazer o seu negócio render e o quanto tempo pretende levar para isso. Mais uma vez, coloque prazos reais e atingíveis, porque tudo vai depender somente de você.
Outra estratégia é realizar pesquisas para entender a viabilidade do negócio, a partir do ponto de vista estratégico, financeiro, mercadológico e operacional. No meu curso sobre como crescer seu negócio de fotografia de família falamos bastante sobre essas estratégias. Saiba mais aqui
Também é importante acompanhar concorrentes, encontrar o seu diferencial no mercado e entender para onde o futuro está indo, para que você possa se preparar. Tudo isso ajudará a traçar um bom plano de negócio.
4. Tenha em mente que o ótimo é inimigo do bom
Já para a parte prática, do ensaio propriamente dito, tem alguns pontos que você deve levar em consideração para crescer o seu negócio. Neste sentido, a principal dica é primeiramente dominar e fazer o básico bem-feito, para depois atingir a perfeição.
Observo entre os meus alunos que essa busca pode ser bem frustrante. Isso porque um trabalho perfeito é muito difícil de alcançar e a busca incessante por isso pode travar a sua evolução. Eu também sou perfeccionista, mas aprendi há muito tempo que o ótimo é inimigo do bom.
Por isso, buscar o básico ajuda a trazer agilidade ao trabalho diário, onde você se mantém em fluxo coerente. Por exemplo, não adianta investir uma hora do ensaio newborn somente em uma pose, existe uma linha muito tênue entre posicionar e manusear demais o bebê.
Quanto mais tempo você mexer nele, mais ele ficará cansado e assim, irritado. Além disso, os pais também se sentirão assim. Isso pode desmotivar a família na hora da sessão newborn e ainda fazer com que você perca futuros clientes. Por isso, faça o posicionamento com calma e comece a clicar, não espera a pose perfeita.
Depois, se der, você arruma e melhora. O importante é sempre seguir adiante e manter um ritmo leve e prazeroso, baseando-se sempre no respeito ao bebê.
5. Tenha um portfólio que demonstre o seu estilo
Um negócio de sucesso na fotografia newborn coloca o cliente no ponto central da sua estratégia. Isso permite antecipar e gerenciar as expectativas dele em relação aos produtos e serviços. No entanto, isso não significa que você precisa mudar seu estilo a cada novo cliente.
Na verdade, o mais importante é deixar claro todas as informações e repassar os detalhes de como funciona o seu tipo de ensaio. O meu estilo é mais natural, clean e orgânico, por exemplo, onde o meu foco é sempre o bebê. Por isso, eu utilizo acessórios e cenários com moderação.
Inclusive, essa é uma boa dica para quem está começando: você não precisa investir em vários acessórios, com poucos já dá para fazer cliques maravilhosos na fotografia newborn. Neste post, eu revelo quais acessórios são essenciais neste tipo de sessão. Sugiro você conferir, viu?
Ah, e uma coisa muito importante para fidelizar a clientela é a coesão entre o seu portfólio e a realidade das suas fotos. Portanto, converse muito com a pessoa antes do ensaio, para que ela possa entender o seu estilo de trabalho e alinhar todas as expectativas.
6. Defina ações que vão encantar os clientes
Conhecer o cliente é muito importante para conquistá-lo e criar uma conexão real. Para isso, tenha empatia na hora de receber e interagir com ele. Também é preciso deixar claro como funcionam seus pacotes, fluxo de trabalho, entrega e forma de venda.
Esse passo é essencial na jornada do cliente e, acima de tudo, ajuda a gerenciar a expectativa dele para, assim, poder encantá-lo. A partir do momento que faz essa gestão, ele confia em você por meio de uma relação honesta e verdadeira.
Saber ouvir os anseios da pessoa, entender a necessidade e o que ela quer é muito importante. Isto não significa que você precisa acatar tudo o que o cliente deseja. Você pode (e deve) dizer o que funciona ou não funciona neste tipo de sessão.
7. Demonstre autoridade no assunto
A fotografia newborn é uma área muito específica dentro do segmento fotográfico e, claro, cheio de particularidades. Ela diz respeito ao manuseio de um serzinho que acabou de chegar nesse mundo e que precisa de total atenção e cuidado durante o ensaio de fotos. Depois de estudar e praticar, é hora de demonstrar isso para as pessoas.
Assim, ao conversar com seu cliente, demonstre que você tem um profundo conhecimento sobre esse segmento, como manuseá-lo com segurança e ainda a transformação pela qual a família está passando. Tudo isso cria afinidade e confiança e demonstra que você tem propriedade e é autoridade no assunto!
Tenho certeza de que essa estratégia trará excelentes resultados! Inclusive, no meu curso Newborn Natural, você vai ver na prática como construir essa autoridade dentro do seu nicho.
8. Invista em uma boa entrega
Uma estratégia poderosa para fidelizar os clientes e ainda crescer o seu negócio na fotografia é ter uma boa entrega. Eu sei que você deve estar se perguntando: mas, como assim, Laura? O que eu quero dizer é que todo o carinho e atenção devem se manter também na entrega das fotos.
Você pode fazer um ensaio maravilhoso, por exemplo, mas se não cumprir o prazo combinado para a entrega do material poderá arruinar a relação com o cliente. Ou ainda se não souber como valorizar o seu trabalho na entrega das fotos, pode ser que ele jamais retorne para fotografar com você.
Por isso, o compromisso com o seu cliente é essencial para saber administrar o seu negócio. É isso que mostra a qualidade do seu trabalho e faz eles voltarem. Tenha em mente que cliente feliz, sempre volta!
Como se destacar no mercado da fotografia newborn?
O caminho para se destacar na fotografia newborn envolve muito estudo, dedicação e evolução, assim como em qualquer outra profissão.
Quando eu comecei neste segmento, há cerca de 12 anos, eu não tinha a mesma maturidade profissional que tenho hoje, não tinha o mesmo domínio da técnica que aprendi ao longo dos anos e nem o mesmo estilo de hoje, por exemplo.
No entanto, ao longo da minha carreira, fui criando essa bagagem no dia a dia do meu estúdio e, acima de tudo, continuei estudando muuuuito. E ainda estudo, todos os dias. E posso dizer que tudo isso ajudou a construir a minha diferenciação no mercado.
Por isso, um conselho valioso que eu dou é: nunca deixa de se especializar, ninguém pode tirar o seu conhecimento de você e é isso que vai te tornar um profissional único! Tenho certeza que a especialização vai ajudar a alavancar o seu negócio de fotografia newborn.
Ficou com alguma dúvida sobre o trabalho neste segmento ou sobre os nossos cursos? Envie uma mensagem para a nossa equipe, vamos adorar conversar com você. E se quiser acessar mais dicas de como aprimorar a sua carreira, inscreva-se no meu canal Laura Alzueta Academy ou siga o meu Instagram com conteúdos para profissionais.
Até a próxima! 😊
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com.br
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP