Índice desta página
Tudo o que uma mãe precisa saber para a recepção dos seus convidados
#CiclodaMaternidade
Olá, queridas!
A chegada do bebê é uma fase intensa, e também de muita alegria pra família. Ainda no hospital, muitas mães organizam um “cantinho” de boas-vindas para familiares e amigos se sentirem queridos na primeira visita. Essa recepção é chamada de mesa de maternidade!
A intenção é criar uma atmosfera agradável, envolta em muito amor, nos primeiros dias do recém-nascido neste mundo. A mesa de batizado funciona na mesma lógica e, além de comemorar a vida, também marco o rito do batismo do bebê.
Se você, gravidinha, gostou de uma das ideias para o fazer ao seu filho, continue lendo este post e descobra tudo que uma mãe precisa saber sobre a mesa de maternidade e também de batizado.
Por onde começar a planejar
O barrigão já tá bem grande, ansiedade batendo e você não consegue pensar em outra coisa que não seja a chegada desse bebê? Rs! Eu te entendo! 😊
Por isso, a minha primeira dica para fazer a mesa de batizado ou maternidade é contratar um profissional capacitado e experiente para te ajudar a organizar. Assim, você só curte a celebração, as únicas preocupações serão o seu bem-estar e do seu filho.
Apesar de parecerem atos simples, os dois momentos têm um significado enorme, sabia? Além de celebração da vida, elas também valorizam a presença das pessoas que estiveram ao seu lado durante a gravidez, demonstrando a importância na sua vida e na do bebê.
Você também gostar de ler:
Mitos e tabus sobre amamentação: dicas que geralmente não te contam!
Papo de grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério e fotografia newborn
Como funciona na prática
A mesa de maternidade é montada ainda no quarto do hospital com um tema à escolha da mãe e recheada de mimos – que vão de doces a lembrancinhas. Uma das minhas parceiras, a Ingrid Folkerts, da Celebration, é especialista em decoração de festas e eventos infantis.
De uns anos pra cá, ela começou a organizar as mesas de maternidade por causa da grande procura. Então, no dia do nascimento, a Ingrid leva ao hospital vários mimos para os visitantes: águinha, lembrancinha, docinhos…
A mesa de batizado funciona na mesma lógica: a decoração requer um tema que junto aos demais itens harmonizem entre si. No caso da Celebration todos os itens, tanto nas boas vindas do bebê quanto no batizado, são personalizados! Uma fofura só.
Falando assim parece uma tarefa tranquila montar essas mesas, né? Mas a logística envolvida por trás destes trabalhos é enorme e, no caso da Ingrid, extremamente assertiva e ordenada.
Os bastidores da recepção aos visitantes
No caso da mesa de maternidade, por exemplo, eu sempre brinco com a Ingrid que a logística é “muito louca”, rs! E sabe porquê? Várias mães escolhem pelo parto normal e não sabem a data exata que o bebê vai nascer. Até aí tudo certo!
Mas o trabalho da Ingrid não pode esperar o acaso. Assim que a data limite de nascimento se aproxima, ela precisa estar preparada para montar a mesa em qualquer dia e horário. Por isso eu digo pra ela que é uma loucura. 😂
Na Celebration funciona assim: no dia em que a bolsa estoura, a mãe entra em contato com a equipe e informa que o bebê está para nascer. Eles correm pro hospital e, enquanto a mãe está na sala de parto, a mesa de maternidade é montada. Quando mãe e bebê vão pro quarto, surpreeeesa! Já está tudo lindo e preparado pras visitas.
No caso dos batizados, a correria é menor, mas existe da mesma forma! A decoração precisa ficar totalmente pronta enquanto os convidados ainda estão na igreja – nem sempre isso é sinônimo de muito tempo.
Como ficam as mesas de batizado e maternidade na pandemia
Cuidar de quem a gente ama é tudo que importa neste momento que passamos, né? Muitas mães podem pensar que a pandemia vai “estragar” o sonho delas acerca dessas comemorações. Mas, como já falamos aqui, você não precisa deixar de realizá-los.
A mesa de maternidade pode rolar em casa e de uma maneira super intimista, assim como a de batizado. Claro, sem esquecer de pedir aos visitantes para lavar bem as mãos e aplicar bastante álcool em gel. Esses cuidados sempre foram importantes, e com a pandemia só ganharam mais força.
Maaaas, a relação entre festas X pandemia será um dos vááários assuntos que eu e a Ingrid, da Celebration, vamos conversar ao vivo. SIMM, vai rolar uma live super bacana no dia 11 de agosto. Anota aí.
Clique aqui para acompanhar nosso bate-papo.
Aproveitem que, além das mesas de batizado e maternidade, a Ingrid tem uma experiência gigante com eventos infantis: festas de aniversário, chás de bebê e revelação, e tantos outros. Por isso, precisamos aproveitar bastante essa expertise e enchê-la de perguntas, rs!
Para ilustrar este post, separei algumas fotos da festa de aniversário de 3 e 1 ano que ela fez de duas irmãs que fotografamos, a Katherine e a Angel. A Ingrid teve o desafio de fazer duas mesas diferentes na mesma festa!! Foi uma arraso!
Se você tem alguma dúvida sobre decoração, festas, celebrações e outros eventos infantis, chegou a sua hora. 😊
Manda pelo Whatsapp ou direct no Instagram, eu e a Ingrid ficaremos felizes de responder durante a live.
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP