Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Debater sobre o tema é essencial para quebrar tabus que incomodam muitas mulheres (Spoiler: vai ter live!)

Olá, queridas!

A amamentação é uma das partes mais intensas da gravidez, né? É ela que proporciona a conexão profunda entre mãe e filho. Amamentar é um ato de amor, aconchego e doação. Mas, para muitas mulheres, também é sinônimo de dor, cansaço e até um pouco de estresse.

A intenção do post de hoje é trazer um ensaio com um olhar inspirador sobre amamentação – um momento tão mágico e desafiador ao mesmo tempo. Falar sobre amamentação é muito importante para desmistificar mitos e tabus sobre o tema e, claro, enaltecer esse dom.

Eu sempre digo que a amamentação não é instintiva, tampouco simples ou fácil, mas é uma responsabilidade incomparável. Eu, como fotógrafa, sempre vejo nos ensaios – seja newborn ou com bebês maiores – a troca de energia durante o aleitamento. É incrível!

Importância da amamentação durante o ensaio de fotos

Talvez você não saiba, mas a amamentação tem um papel importante durante um ensaio de fotos com bebês. Cada criança tem um “jeitinho” para mamar, seu próprio tempo e forma.

Eu levo isso muito em consideração durante as sessões fotográficas. Para recém-nascidos, ressalto que é super importante que o bebê tenha a mamada completa. Assim, ele fica super tranquilinho e, quanto mais relaxado o bebê, mais lindas e espontâneas ficam as fotos.

Já os bebês maiores mamam mais rápido. Como são muito estimulados ao longo do ensaio, eles precisam recarregar as energias e é aí que entra a amamentação: ele precisa desse tempinho, desse aconchego com a mãe. ❤

É bacana para bebês que ainda mamam – não importa a idade – quando a mamãe pede fotos durante a amamentação. O resultado são cenas de troca de olhares, carinho e retratos de amor incondicional. É incrível!

Você também pode gostar de ler:
Ensaio gestante com o segundo filho: como fotografamos grávidas com filho mais velho

Mitos e tabus sobre a amamentação

Mas claro, nem tudo são flores quando o assunto é amamentação. Muitas mamães sofrem com o processo e não conseguem dar de mamar – até por não produzir leite, por exemplo. Por isso, reforço a importância de falar disso, para empoderar cada vez mais as mamães.

Pensando nisso, eu e a Marcela Moreira, enfermeira neonatal e pediátrica, planejamos uma live para falar de amamentação. A Ma mantém o perfil Furinho na Orelha, no Instagram. Lá, ela fala sobre diversos temas relacionados a maternidade, como o aleitamento materno.

Segundo ela, o processo de amamentar é complicado no começo pra maioria das mulheres. Geralmente, elas não estão acostumadas com essa “nova atribuição”.

Pode ser que leve dias – ou horas – para assimilar o processo. O importante aqui é entender  que ninguém nasce pronta, é tudo questão de aprender e de se acostumar com o processo! 😊

Corpo preparado para amamentar, mas é preciso praticar 

Tudo mundo sabe que, ao longo dos nove meses, o corpo da mulher se prepara para a chegada do bebê. O leite materno é “produzido” ao longo do período, mas a descida – chamada apojadura – acontece somente após o nascimento. Isso é biológico.

Agora, a parte prática é somente com muita paciência, rs! Segundo a Marcela, as mamães precisam ter em mente que amamentar vai além da técnica correta: é um aprendizado mútuo entre mãe e filho e exige, sim, a prática diária.

Na live, vamos tentar desmistificar alguns desses tabus que cercam as mães, como, por exemplo, sobre dor. É comum a mulher senti-la ao amamentar, principalmente nas primeiras vezes. Os mamilos e aoréola nunca sofreram estimulação de oito a dez vezes em um mesmo dia.

Mas a dor deve passar, tá? O fato é que cada mulher vai sentir o processo de amamentação de uma forma diferente, porque cada pessoa é única, singular… E tá tudo bem com isso, não se culpe! ❤

O que nunca contam: a amamentação é difícil na vida real

Diariamente, a Marcela sempre ressalta no Instagram que é justamente essa romantização do aleitamento materno – como uma obrigação feminina de saber tudo sobre isso – que machuca muitas mamães! Mas elas são mulheres reais, cheias de dúvidas e imperfeições. E, quase nunca, conseguem “acertar” a primeira mamada.

Os primeiros dias são cansativos e super doloridos mesmo… Depois, começa a parte prazerosa! Com o passar do tempo, aprendemos o processo e ainda descobrimos que esse momento é o que gera conexão, trazendo cumplicidade total entre mãe e filho. É puro amor!

Aposto que você, mamãe, conhece bem essa sensação, né? Eu acho maravilhosa! Você lembra como foi a sua primeira amamentação? Quais pontos foram moleza e quais foram suuuuper difíceis? Vamos trocar essas experiências na live com a Ma Moreira?

Mande a sua vivência sobre amamentação, pelo Whatsapp ou no direct no Instagram, e vamos falar abertamente sobre isso. Ah, e dúvidas sobre o tema também são super bem vindas: a Marcela é especialista nesse assunto. Vamos juntas? 😊

Um beijo,
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Um manual prático inédito sobre fotografia newborn

As caretas mais fofas de recém-nascidos que você já viu

Atendimento de excelência em estúdio de fotografia newborn

Fotos de acompanhamento de bebês: as fases mais importantes

Ensaio Newborn com Gêmeos: como funciona e quais acessórios usar

Dicas de uma obstetra: segurança do ensaio newborn e o puerpério

Semana da Amamentação: O que amamentar significa para as mães

Conheça a ABFRN e como a associação ajuda os fotógrafos newborn

Nosso estúdio de fotografia newborn

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

As principais dúvidas dos pais nas fotos newborn

7 segredos de fotografia newborn para aprender em um workshop

Ensaio Newborn de Gêmeos: 5 dicas para anotar antes de agendar sua sessão

Dicas importantes para fazer as fotos newborn

Ensaio Newborn Trigêmeos

Ensaio newborn | Arthur, 20 dias

Ensaio gêmeos: Marina e Olívia

Ensaio Newborn | Davi, 16 dias

Book Newborn em São Paulo

Ensaio newborn | Melia

Newborn Gemeos

Ensaio Newborn | Cecilia, 15

Newborn Photography | Vincent, 13 days

ensaio newborn pb | Enrico, 14 dias