10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Conheça as principais dicas sobre ensaio com bebês e inspire-se com fotos espontâneas e naturais

Olá, queridas!

Quem não se encanta com as caretas, sorrisos e gracinhas que surgem nas sessões de fotos com bebês? Eu acho este registro delicioso e muito divertido de fazer. O meu objetivo nos ensaios com bebês estúdio é transformar este momento numa brincadeira gostosa em família.

Assim, os pais relaxam, curtem o bebê e vivenciam um dia de carinho, amor e cuidado.

Uma das características mais bacanas que mais gosto de explorar neste ensaio é transparecer a essência e a personalidade do bebê e dos pais. Aliás, acredito que este seja um diferencial do estúdio: o registro verdadeiro e natural, que eterniza a felicidade no desenvolvimento de uma criança.

Nestes 10 anos de carreira como fotógrafa de família, posso dizer que eu e minha equipe desenvolvemos uma verdadeira paixão por bebês. Ao longo dos anos, aprendi muito e acumulei experiências super bacanas para compartilhar e inspirar.

Por isso, no post de hoje, quero dividir as principais dicas para você ter uma sessão de fotos perfeita e compartilhar 10 ideias inspiradoras e criativas para o ensaio com o seu bebê. 😊

Como funciona um ensaio fotográfico com bebês

Antes de mais nada é importante esclarecer que quando falamos em ensaio com bebês, nos referimos a crianças acima dos três meses. Antes desta idade, a sessão de fotos é feita com recém-nascidos, quando a criança acabou de sair da barriga da mamãe.

Para ter um ensaio perfeito com bebês, acredito que a primeira regra a seguir é a da flexibilidade. A sessão deve se basear na premissa de que eles ainda são seres muito pequenos e estão em constante desenvolvimento. Isto acontece de forma muito acelerada, onde cada nova fase é repleta de descobertas e aprendizados.

Além disso, cada bebê tem o seu tempo e ritmo. Pata se ter ideia, alguns sentam com seis meses outros com oito, por exemplo. Aqui no estúdio, sempre respeitamos as singularidades de cada criança. Este respeito ao ritmo é fundamental para que o bebê se sinta à vontade, seguro e tranquilo.

Até porque leva um tempo para ele se soltar, não se assustar e se acostumar com o novo espaço e as pessoas que estão ali, né?!

Qual a melhor fase para fazer a sessão de fotos com bebês?

Uma dúvida bem comum é com relação a melhor idade para fazer as fotos com bebês.

Como citei acima, cada bebê é um indivíduo único em sua singularidade. Portanto, aqui no estúdio não predeterminamos as datas dos ensaios, nós agendamos conforme o desenvolvimento e a evolução do seu bebê, tá? É importante fazer ensaios, se possível, para acompanhar cada fase. Afinal, tudo passa tão rápido…

No fim deste post, você confere as fotos do Henrique, de dois meses, que está na fase dos primeiros sorrisos. Uma fofura só!

Ao longo destes 10 anos, aprendi que cada criança tem a sua peculiaridade, cada mãe tem seu jeito de se relacionar com o bebê. E levar isso em consideração é muito importante para o sucesso da sessão com um bebê. É essencial respeitar a mãe, suas necessidades e seus anseios para que ela se sinta acolhida.

O acolhimento deve ser tanto para a mulher quanto para a criança. Além disso, o bebê precisa estar com as mamadas em dia para fazer um ensaio bem bacana. Se ele está com sono, por exemplo, vai ficar choramingando e não vai ficar feliz em fazer as fotos. Portanto, os cliques devem começar quando ele estiver com a barriguinha cheia e sem sono.

Mas, claro, caso seja necessário, vamos parar o ensaio para o bebê se alimentar ou tirar uma soneca. Até porque o bem-estar de todos durante o ensaio fotográfico é sempre minha prioridade.

O bem-estar vem em primeiro lugar no ensaio com bebês

Seguir e respeitar o tempo do bebê garante fotos maravilhosas e naturais, permitindo registrar espontaneidade em seus gestos e movimentos. Esta é a minha prioridade. O respeito em seguir o ritmo da criança me permite incluir uma etapa que chamo de “fotos de maternidade” no ensaio.

Sabe aquelas fotografias cheias de amor, com troca de olhares e carinho que toda mamãe sonha em ter? Então, é este resultado que teremos. Com flexibilidade e leveza é possível registrar essa relação entre mãe e filhos naturalmente, seja amamentando, fazendo graça, dando beijinhos e carinhos.

Como é o caso do ensaio da Joana, de 10 meses, que já faz suas gracinhas, engatinha e brinca muito com a mamãe e o papai. As fotos estão na galeria deste post.

Além das mães, também faremos fotos com os papais (que têm uma tendência a serem mais tímidos e resistentes no ensaio, rs! 😂) e ainda registros com os irmãos, se houver. Aliás, neste post, você pode se inspirar com algumas ideias bacanas para o ensaio com bebês e irmãos.

Ensaio com bebês requer sensibilidade do profissional

Outro ponto chave para o sucesso de qualquer ensaio de família é escolher um profissional que coloque a sensibilidade e empatia em primeiro lugar. Ele precisa saber como deixar o bebê relaxado e atendê-lo muito bem para que o ensaio seja fluído, leve e prazeroso para todos.

Para atingir a criança, é necessário primeiro acolher a mamãe para que possa repassar essa tranquilidade para a criança. Ao longo destes 10 anos fotografando famílias, pude perceber o quanto as mulheres ficam ansiosas antes dos ensaios.

Este é um sentimento super normal neste momento, afinal, muitas mamães sonham e esperam pela sessão de fotos desde a gestação, não é?!

Por isso a experiência, a empatia e a sensibilidade do fotógrafo são características fundamentais na hora de fazer o ensaio fotográfico com bebês. Você, mamãe, precisa se sentir segura e confiante durante todo o ensaio para que o bebê também se sinta desta forma.

Experiência do fotógrafo influência no conforto do seu bebê

O conforto da mamãe e do bebê são fundamentais para um ensaio inspirador e criativo. As crianças têm um ritmo muito específico durante o ensaio fotográfico e por aqui isso é respeitado em todo o tempo para que o bebê fique bem confortável na hora das fotos.

Com a experiência que adquiri ao longo dos anos, desenvolvi um novo conceito de “estúdio boutique”, onde temos um atendimento dedicado, quase exclusivo, com poucos ensaios feitos por semana. O atendimento é com hora marcada e sem pressa, com tempo suficiente para que o bebê relaxe, fique confortável e seja bem atendido.

Inclusive, até o meu estúdio foi pensado para recriar o conforto da casa de família. Os clientes costumam dizer que parece um quarto de bebê e não um estudio de fotografia!  Temos trocador, acessórios para esquentar mamadeiras, esterilizar chupetas e espaço para amamentação. Além disso, o ambiente é climatizado: aquecemos no inverno ou deixamos bem fresquinho no verão. Isso é importante para o bem-estar e conforto de todos.

Além disso, contamos com um bebeteca, uma biblioteca de livrinhos infantis e para bebês, que ajuda a deixar as crianças distraídas enquanto conversamos ou trocamos as roupas.

Excelência no atendimento para o ensaio com bebês

Tenho muita gratidão em ser uma das pioneiras da fotografia de bebês no Brasil. Esta experiência me ajudou a desenvolver uma sensibilidade para entender os sinais que a criança envia, o que ela quer dizer com cada tipo de choro e gesto, por exemplo.

Como já citei acima, aqui no estúdio somos apaixonados por bebês. Somos especialistas no estilo e escolhemos isso como profissão, com dedicação integral para atender as necessidades da criança e colher resultados maravilhosos.

Inclusive, esta excelência no atendimento faz com que várias das minhas clientes realizem o acompanhamento completo da primeira infância da criança comigo. Neste post, expliquei um pouquinho mais sobre a importância de fazer o acompanhamento fotográfico com as crianças.

Para finalizar, quero te inspirar a planejar um ensaio lindo com o seu filho. Confira abaixo, 10 ideias inspiradoras e criativas para o ensaio com o seu bebê. 😊

E se você ainda tem alguma dúvida sobre este tipo de ensaio ou quer fazer um ensaio especial com o seu bebê, me envie uma mensagem no Whatsapp. Vou adorar organizar este momento tão mágico com você.

Até a próxima!

Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotógrafico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos porque você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Envie a fotografia que ama e participe do sorteio “Minha foto merece um quadro”

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamentos de bebês e crianças

As 9 melhores fotografias de família e newborn no Instagram

Monte uma bebeteca incrível para o seu filho

4 razões porque você precisa fazer um Mini Ensaio de Natal com o seu filho

Revelando o sucesso dos bolos smash the cake em ensaios de fotos

Mesa de maternidade ou batizado: ideias diferentes para celebrar a vida do bebê

Ensaio de fotos de pai e filhos: presente para eternizar além do dia dos pais

Como ter a experiência incrível do aniversário de seu filho, mesmo em tempos de isolamento

Ensaio feminino: por que eu devo fazer o meu?

Bebeteca Digital da Bamboozinho: baixe livros gratuitos para entreter e ensinar o seu bebê

Envie sua fotografia favorita e participe do sorteio “A foto da Minha Vida”

Como fazer um álbum de fotos profissional (fotos de família, fotos de viagem, fotos de bebês)

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

5 Tipos de Ensaio Smash The Cake que inspiram mamães a registar o primeiro aniversário do bebê