Prêmios de fotografia newborn: premiando uma fotografia segura

Veja quais são os fatores mais relevantes em uma premiação de fotografia newborn e saiba como participar do Prêmio Canaan

Oi, pessoal! Tudo bem?

Nos últimos dias, recebi uma notícia maravilhosa que me deixou muito feliz e preciso compartilhar com vocês. Fui convidada para ser jurada no Prêmio Newborn Canaan Álbuns. O objetivo do concurso é valorizar o segmento e os profissionais da fotografia de recém-nascidos no Brasil.

A fotografia newborn tem milhares de admiradores por aí e um crescimento bem bacana no mercado. Quando falamos em fotos de bebês, acredito que o primeiro pensamento que vem à sua cabeça é uma explosão de fofura, né?

Mas, para os profissionais de fotografia, o que precisa ser mais evidente e estar em primeiro lugar é a segurança dos recém-nascidos.
Como uma das fundadoras da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN), achei o máximo quando soube que o concurso vai premiar, além da técnica fotográfica, profissionais que prezam pela segurança nos ensaios. ❤

Como surgiu a idéia do Prêmio Canaan de fotografia newborn

O Brasil é cheio de excelentes profissionais de fotografia newborn! O Prêmio Newborn Canaan surgiu com a ideia de valorizar essas pessoas e ainda movimentar o ramo. Para nós, fotógrafos de bebezinhos, este nicho é maravilhoso, cheio de amor e precisa ser super incentivado.

O bacana é que, além de mim, outras fotógrafas maravilhosas foram convidadas para serem juradas neste prêmio. Elas são referência na área e ainda boas influenciadoras, que priorizam os padrões de segurança, higiene e conforto na prática profissional.

Aqui no estúdio também é assim. O bem-estar de toda a família, especialmente das crianças, é a coisa mais importante pra nós.

Você também pode gostar de ler:
4 razões porque você precisa fazer um mini ensaio de natal com o seu filho
Trabalho remoto e digital: uma maneira fácil de mães retomarem ao mercado

Porque a segurança do bebê é prioridade no ensaio newborn

Uma coisa que carrego sempre comigo, desde o início da minha carreira, é a prioridade na segurança do bebê. Por isso, para participar do Prêmio Canaan, os fotógrafos que enviarem seus trabalhos precisam valorizar a segurança também, já que será um quesito de avaliação.

Por que isso é importante? Para valorizar a profissionalização da fotografia newborn. Digo isso pensando que algumas mamães ficam bastante preocupadas com a saúde do bebê ao longo do ensaio já que algumas poses parecem “difíceis” para os bebês.

Na verdade, a especialização faz com que o fotógrafo saiba posicionar o bebê para as imagens, sem incomodá-lo. Com a experiência, passamos a reconhecer os sinais e a perceber como o pequeno fica confortável em posições como as que ele estava no útero. É como eu sempre digo: não há foto bonita sem bebê seguro! E de fato, quanto mais confortável e relaxadinho está o bebê, mais bonita fica a foto!

Prêmios mostram o valor do fotógrafo newborn

Para o Prêmio Newborn Canaan Álbuns, por exemplo, são exigidas fotos do making of do ensaio em poses que há a necessidade de uma auxiliar ou assistente, como, por exemplo na pose do sapinho. Isso precisa ser avaliado na hora de escolher o vencedor do prêmio, né?

Além deste concurso, já participei como jurada em outras premiações, como no Prêmio Newborn Fhox, na primeira edição do Maternity Award e também faço parte da Inspiration Photographers, uma comunidade de fotógrafos onde até tive algumas fotos premiadas no Inspiration Awards.

Esses prêmios são super importantes para a fotografia newborn porque fazem com o setor cresça mostrando o valor da profissionalização nos ensaios com recém-nascidos.

Quero participar do Prêmio Canaan. Como me inscrevo? 

O concurso é exclusivamente cultural, sem sorteios ou investimento dos participantes. A execução do estilo newborn será avaliado em diversos critérios como excelência técnica, iluminação, composição e posicionamento (neste quesito que entra a segurança do bebê).

Cada fotografo poderá enviar até duas fotos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 31 de outubro, e os vencedores do prêmio serão divulgados em 21 de novembro. Quer saber detalhes da premiação? Só clicar aqui.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a fotografia newborn e saber como os profissionais garantem imagens incríveis de forma segura, responsável e de qualidade exigidos neste tipo de ensaio, veja este post onde falei um pouco sobre isso.🙂

Ah, e se quiser tirar outra dúvida mais especifica ou agendar um horário é só me mandar uma mensagem no Whatsapp.

E se você é fotógrafo e deseja evoluir na profissão, saiba mais sobre meus workshops de fotografia newborn, clique aqui.

Também tenho alguns cursos gravados na EDUK sobre a fotografia de bebês, veja aqui. E um congresso online onde dou uma aula sobre como ter um atendimento perfeito no estúdio de fotografia, ao lado de feras da fotografia de familia mundial. Conheça esse projeto incrivel clicando aqui!

Um beijo!
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: