Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Conheça as principais dicas para registrar este momento importante na vida da família

Os aniversários de bebês e crianças são datas divertidas e super especiais, já que comemoram a vida de uma criança amada, né? O ensaio fotográfico de aniversário tem a responsabilidade de eternizar este momento, transbordando a magia e a felicidade que a data representa para a família.

Eu adoro fazer este registro porque, além de me divertir muito, ainda consigo proporcionar à família uma recordação que ultrapassa as barreiras do tempo.

Em tempos de pandemia, a celebração dos aniversários não pode mais ser com super festas, por isso a ideia do ensaio de fotos em estúdio vem ganhando força nos últimos tempos. A sessão garante guardar para sempre a recordação deste momento, sem expor as pessoas ao risco das aglomerações.

Como eu recebo bastante perguntas sobre esse tipo de ensaio, resolvi dedicar um post todinho para o tema e ajudar as mamães a planejarem o ensaio fotográfico de aniversário do filho.

Vamos as dicas?

Você também pode gostar de ler:
Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal
10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Porque fazer um ensaio fotográfico de aniversário

O registro profissional de aniversário infantil garante mais segurança e certeza nos cliques deste momento tão marcante. Entre as minhas clientes mamães, percebo que existe uma grande ansiedade e expectativa para comemorar o aniversário dos filhos.

Isso é bastante comum e acontece, principalmente, na festa de um aninho. É por causa dessa ansiedade que destaco a importância de contratar um profissional experiente para registrar o aniversário. Sabe porquê?

A ansiedade pode fazer com que os pais percam cenas importantes, caso eles fiquem responsável por fazer as fotos. Além disso, há uma grande chance de transmitir esse sentimento à criança e comprometer o resultado das fotografias e até da festinha.

Além disso, recomendo fazer um ensaio exclusivo do aniver da criança, além do que será feito durante a festinha, se houver. Isso porque é difícil conseguir bons retratos do aniversariante sozinho em eventos.

Os retratos que me refiro são as fotografias da criança brincando espontaneamente, em um ambiente controlado de luz e também de emoções. Essa configuração permite mais liberdade à família, um fluxo melhor de fotos e, claro, uma linda recordação em família.

Ritmo do ensaio de fotos deve ser definido pelo bebê 

Outro ponto que observo é que as crianças têm um ritmo muito específico durante o ensaio fotográfico. Portanto, quando a sessão é feita durante a festa ela pode não ter o resultado esperado.

Durante o evento, o ritmo é ditado pelos adultos ou pelas exigências do espaço onde ocorre o evento e não seguindo a necessidade da criança. Vou dar um exemplo: quantas vezes você já viu um bebê com sono (ou até dormindo) na hora de cantar os parabéns?! Rs. 😉

Por isso reforço a importância de fazer um ensaio de aniversário a parte, exclusivo com o bebê e a família. Assim, conseguimos captar os mais lindos sorrisos, além dos chamegos e brincadeiras com os pais.

Tudo isso organizado em um ambiente onde somente o núcleo familiar estará presente, sem outras pessoas dispersando a atenção do bebê. Este respeito ao ritmo da criança é fundamental para o sucesso das fotos e garantir memórias lindas para o resto da vida.

Smash the Cake e Splash são opções para sessões com bebês

Uma dúvida bem comum entre as mães é com relação ao estilo que deve ser seguido no ensaio de aniversário. Para crianças até um ou dois aninhos, por exemplo, podemos incluir um bolinho e fazer o ensaio Smash the Cake.

Neste estilo, a criança geralmente descobre a textura e gosto do bolo pela primeira vez e nós captamos essas reações, o seu primeiro contato com um bolo.

Outro estilo que eu acho muito divertido para bebês é o Splash. Aqui, ele é clicado enquanto toma um banho gostoso, brinca e se diverte com água. Não preciso dizer que, além de pura alegria, as fotos ficam uma fofura só, né?

Personagens favoritos são os preferidos das crianças

Após os 3 anos, eu percebo que as crianças já costumam ter seus ídolos ou personagens favoritos e acabam trazendo-os para o ensaio. Dias atrás, inclusive, fizemos aqui no estúdio o ensaio da Malu, de 5 anos, com os bichos do Madagascar para a decoração.

A pequena trouxe todos os bonecos que ama e ficou muito fofo! Abaixo, separei algumas fotos deste ensaio para se inspirar. Aliás, por falar em crianças maiores, quem me segue a mais tempo sabe que eu adoro fazer o acompanhamento das crianças desde a gravidez.

Algumas das que acompanho já estão com 4, 5 ou 8 anos e vem anualmente ao estúdio para fazer o registro de aniversário. Este ano faço 10 anos de fotografia profissional de crianças!! Neste link, você confere tudo o que precisa saber para fazer o acompanhamento do seu bebê com a gente.

Para o ensaio de fotos com crianças maiores, por exemplo, costumo encomendar cupcakes, no lugar do bolo. Fica super engraçadinho porque elas se lambuzam e se deliciam muito com eles!

Escolha a decoração para a sessão de fotos de aniversário

A decoração é outro ponto de bastante dúvida para as mamães. Para facilitar, eu busco lapidar junto a elas as ideias que já têm em mente. Caso contrário, no meu Pinterest eu tenho várias pastinhas onde há muitas fotos de ensaios que fizemos, para a família se inspirar. Isso funciona muito bem!

Também gosto de pesquisar coisas diferentes junto à família para que possamos chegar a uma ideia nova. Em geral, depois destas definições, providenciamos tudo aqui pelo estúdio, inclusive os balões e outros elementos.

Possuímos alguns fornecedores parceiros maravilhosos para a decoração. A ideia é que a única preocupação dos pais no dia do ensaio de fotos seja curtir este momento maravilhoso em família. No estúdio também contamos com um acervo bem grande de alguns itens decorativos.

Vale ressaltar que se a cliente preferir algo mais elaborado para o aniversário, como um arco de balões, por exemplo, será necessário pagar à parte. Durante os nossos ensaios, o nosso foco não está em temas, já que prezamos por elementos simples, belos e cleans.

Saiba como se preparar para o ensaio de aniversário: 

  • ROUPAS: nós vamos produzir de 3 a 4 looks juntos que tenham a cara do bebê, coordenando a família no seu estilo e para que fique harmonioso. Aqui no estúdio, como já citei, nosso estilo é bem clean e não priorizamos cenários, até porque o foco é a criança. Para as meninas, recomendo saias e vestidinhos que ficam uma graça. Já para os meninos, uma bermudinha simples ou com suspensórios é suficiente para a hora do bolo.
  • ACESSÓRIOS: eles são exatamente o que o nome diz, acessórios. Desta forma, não nos preocupamos com temas, mas com as cores que irão compor e combinar melhor entre si ou, por exemplo, com o bolo quando fizermos o ensaio Smash The Cake.
  • HORÁRIOS: a sessão de fotos leva em torno de 1h30, no máximo 2 horas, para não deixar a criança muito cansada. Além disso, sempre recomendo às mães que tragam lanchinhos ou frutas e, se ainda for um bebezinho, ficar atenta aos horários das mamadas. O importante é que todos estejam bem saciados e confortáveis.

E agora na pandemia? Como fazer as fotos de aniversário infantil?

Nas últimas semanas, quando a situação da pandemia se agravou, recebi muitas perguntas sobre como tem funcionado os ensaios fotográficos de aniversário. Nosso espaço é amplo, arejado e ventilado. Estamos em uma casa charmosa no bairro de Pinheiros e a higienização do estúdio  é nossa prioridade, você pode ver mais sobre nosso espaço neste link. 

Como fundadora da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN), reforço que a segurança da família é minha prioridade, ainda mais agora com a pandemia. Para isso, a recomendação é que a sessão envolva só os pais, a criança e, claro, os irmãos, se houver.

Algumas vezes, as mamães querem incluir os avós, mas, além de distrair demais a criança, orientamos que os pais evitem trazer pessoas fora do núcleo familiar diário. Inclusive, isso garante que o aniversariante fique mais calmo e relaxado.

Inclusive, já falei aqui no blog um pouco mais sobre a experiência de fazer fotos de aniversário infantis em tempos de pandemia. Clique aqui e confira.

Bem, espero que este post tenha sanado todas as dúvidas e anseios das mamães que querem planejar o ensaio de fotos de aniversário do seu filho. Caso você ainda tenha algum questionamento, me escreva para conversamos.

Vamos trocar muitas figurinhas, rs, te deixar mais tranquila para registrar esse momento único e de pura alegria.
Até a próxima! 😊

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

O que esperar do ensaio de fotos com bebês de 3 a 6 meses?

Saiba porque você deve ter um álbum de fotos da sua família

Dica de especialista: tire suas dúvidas sobre câmeras fotográficas e fotografia newborn

As melhores dicas para fazer o seu ensaio de Natal em família

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de acompanhamento de bebês

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotográfico

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia dos Pais

5 motivos porque você deve ter fotos impressas

10 ideias inspiradoras e criativas para ensaio com bebês

Envie a fotografia que ama e participe do sorteio “Minha foto merece um quadro”

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de fotos com família e filhos

Ensaio mamãe e eu: presente criativo de Dia das Mães para eternizar o amor

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Como planejar o ensaio fotográfico de aniversário do seu filho

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

Tudo o que você precisa saber sobre fotos de natal com bebês e crianças

Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamentos de bebês e crianças

As 9 melhores fotografias de família e newborn no Instagram

Monte uma bebeteca incrível para o seu filho

4 razões porque você precisa fazer um Mini Ensaio de Natal com o seu filho

Revelando o sucesso dos bolos smash the cake em ensaios de fotos

Mesa de maternidade ou batizado: ideias diferentes para celebrar a vida do bebê

Ensaio de fotos de pai e filhos: presente para eternizar além do dia dos pais

Como ter a experiência incrível do aniversário de seu filho, mesmo em tempos de isolamento

Ensaio feminino: por que eu devo fazer o meu?

Bebeteca Digital da Bamboozinho: baixe livros gratuitos para entreter e ensinar o seu bebê