Índice desta página
Compartilho alguns aprendizados sobre fotografia newborn que acumulei fotografando cerca de 1,3 mil bebês
Olá, querida!
Quem me acompanha há mais tempo sabe o quanto amo fotografar bebês, né? Não é à toa que estou no mercado de fotografia newborn há 10 anos e com cerca de 1,3 mil bebês fotografados. Neste tempo, vivenciei muitos aprendizados, realizações e emoções junto as minhas clientes.
Tenho o privilégio de fotografar essa fase tão linda na vida de uma família. 💛 Sou muito grata por ter encontrado esta profissão!
Nesta trajetória (e também por ser mãe de 3, rs!), entendi que os dias que sucedem o parto são um turbilhão de sentimentos para as mulheres. Ao mesmo tempo que tem muitas dúvidas e incertezas, também se encara uma nova fase repleta de afetividade e amor. Um amor imenso que você jamais experimentou antes.
Fotografar este momento exige, além de experiência, muita dedicação, serenidade e empatia. Por isso, quero dividir com vocês um pouco da minha experiência e contar 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa newborn. Vamos juntas?
Você também pode gostar de ler:
Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal
10 ideias de looks para as crianças em ensaios fotográficos
1. Mamãe tranquila garante um ensaio newborn fluído
Uma das principais técnicas que aprendi nesses 10 anos – e que acredito ser uma das mais importantes – é cuidar do bem-estar e da tranquilidade da mãe antes, durante e depois do ensaio. A experiência me fez compreender que o recém-nascido é um reflexo dela.
Portanto, tudo o que ela sente será transmitido ao bebê. Ressalto que essa tranquilidade deve ser construída bem antes da mãe chegar no estúdio para as fotos. O atendimento que antecede a sessão já deve tirar dúvidas: como é a sessão, quanto tempo dura, o que ela deve levar, etc.
Assim, ela se sentirá mais segura e confiante, além de ficar menos ansiosa. Aliás, a ansiedade antes do ensaio é super normal. Com a experiência, o fotógrafo é capaz de amenizar isso, direcionando irmãos, papai, mamãe e bebê ao longo de todo o trabalho.
Já o bebê, quando está agitado, dificulta o andamento e a fluidez da sessão, tornando-a cansativa e demorada para todos. Isso porque ele fica balançando mãozinhas e perninhas para todo lado, dificultando que os pais carreguem-no e também o próprio momento do clique.
Além disso, bebês ficam agitados sempre por algum motivo ou incômodo, já que a maioria dos recém-nascidos tendem a mamar e adormecer tranquilamente. Geralmente, as mulheres sonham em ver a carinha do filho em álbuns de fotografia newborn, e desta forma, o momento será bem mais prazeroso se for fluído e leve.
Quando o bebê relaxa é sempre muito emocionante. E é tão bom quando a mulher consegue aproveitar e curtir todos os minutos do ensaio fotográfico e se entrega junto com o pequeno.
2. A importância da amamentação no ensaio newborn
A amamentação é uma etapa importante para um ensaio newborn perfeito, porque influencia diretamente na tranquilidade do bebê. Quanto mais saciado, mais relaxado ele vai ficar. Por isso, sempre recomendo que a mamãe dê a mamada assim que chegar no estúdio.
Mas, claro, vamos respeitar o ritmo do recém-nascido e parar a sessão a qualquer momento que ela tenha a necessidade de se alimentar. Entender a importância da amamentação nos ensaios foi algo muito importante que aprendi fotografando cerca 1,3 mil bebês.
A experiência potencializou a minha técnica na fotografia de recém-nascidos, e isso inclui perceber a forma como o bebê interage. Além disso, percebi que existe uma espécie de “mito” entre alguns profissionais de fotografia newborn.
Muitos pensam que o bebê precisa ser bem pequenino, entre 7 e 10 dias de vida, para ter fotos lindas – que é quando ele fica mais dorminhoco. No entanto, acredito que isso não é uma regra. Quando o bebê é muito pequeno, pode ser que as mamadas ainda não estejam regulares ou ou não tenha aprendido a mamar corretamente.
Gosto de fazer o ensaio quando já existe uma rotina alimentar, já que fazemos um ensaio bem mais fluído e gostoso. Inclusive, assista este vídeo feito no estúdio dias atrás, durante o ensaio newborn do Gabriel. Super tranquilo, sereno e cheio de fofura, claro.
3. A idade ideal para fazer as fotos de bebês
Eu sempre digo que na fotografia de bebês não existe uma regra inquebrável. Mas percebo que se criou uma cultura entre as pessoas de que o ensaio newborn deve ser feito com, no máximo, 15 dias de nascimento do bebê.
No entanto, cada ser é único e o comportamento de recém-nascido pode ir até um pouquinho mais. Desta forma, é fundamental uma boa conversa com a mãe antes de qualquer coisa, como citei na primeira dica, para entender o momento da família e os comportamentos da criança.
Se eu pudesse sempre escolher, por exemplo, diria para a mãe realizar o ensaio entre 10 e 22 dias de vida do pequeno. O importante mesmo é que ele já esteja confortável, mamando bem e dormindo com tranquilidade.
Com um bebê saciado e dormindo, a sessão inteira pode durar menos de duas horas, sem atrapalhar o sono. 😉
4. Contrate um fotógrafo experiente para o ensaio newborn
Os primeiros dias após o parto são mágicos, de muitas descobertas e emoções, principalmente se estamos falando de uma mamãe de primeira viagem. Entretanto, também é um período cansativo para mulher. Por isso é muito importante empatia e ter experiência, para compreender as mudanças na vida da mamãe.
Muitas vezes, ela está cansada, sem dormir e ansiosa com o seu novo momento. O fotógrafo precisa saber lidar com tudo isso, para tranquilizar mãe e bebê.
Busque conhecer o portfólio do profissional e verifique a experiência para ter mais confiança e tranquilidade. Até porque a segurança do bebê deve vir em primeiro lugar no ensaio newborn, aqui neste post falei um pouquinho mais sobre isso.
Fiquei muito feliz em poder trocar algumas experiências desses meus 10 anos de “estrada”. Já aproveito pra dizer que teremos muito mais posts comemorativos. E se você quer planejar um ensaio comigo, me envia uma mensagem pra gente conversar! 😊
Um beijo,
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP