Ensaio gestante com segundo filho: como fotografamos grávidas com filho mais velho

Dicas para criarmos um inesquecível ensaio gestante com segundo filho [ganhe um presente ao final do post]

Olá, queridas.

Sempre digo que a gravidez é uma das fases mais importantes (e lindas) na vida da mulher. Quem é mãe sabe que não importa se está à espera do primeiro bebê, segundo, terceiro… O momento é sempre mágico e único, ainda que já se tenha passado por isso outras vezes.

Acredito que fotos de gestante com outros filhos – ou filho – é um trabalho de muito cuidado e amor, para retratar o vínculo familiar com bastante harmonia. Vamos entender como funciona um ensaio gestante com segundo filho?

Como funciona um ensaio gestante com segundo filho?

A dinâmica: A grande diferença do ensaio gestante quando a mulher tem um filho mais velho é a dinâmica em que a sessão acontece. Geralmente, eu faço a sessão entre mãe e filhos em duas partes: primeiro clico a família toda e depois somente a gestante.

Eu divido desta maneira porque, em alguns ensaios, as gravidinhas querem ser fotografadas de lingerie ou até nu, e a presença de outras pessoas – ainda que da família – a inibe. Também há casos onde a família chega junta para a sessão e fazem as fotos assim, todos reunidos.

Neste link, por exemplo, você pode ver dicas infalíveis para fotografar a gravidez que comprovam a plenitude deste momento.

Como se preparar: para garantir um book gestante repleto de cenas inesquecíveis com você e seus filhos, vou dar algumas dicas:

1- Crianças ficam sem paciência e, dificilmente vão fazer tudo que sonhamos. Normalmente, essa sessão é feita num espaço de tempo menor, respeitando o ritmo da criança, durando em geral no máximo uma hora, levando a uma hora e meia a duas a sessão completa com a parte somente da mamãe.

2- Não queremos as crianças irritadas, né? Então vamos evitar falar o tempo todo o que devem fazer. Irei conduzir e chamar a atenção delas quando necessário. Afinal, a criança fica confusa quando muita gente dá ordens ao mesmo tempo e acaba não assimilando nenhuma.

3- Vamos usar brinquedos e objetos adequados para chamar atenção. A criança pode trazer alguns de seus brinquedos favoritos, poreém gosto muito de usar coisas diferentes para chamar a atenção como balões e livros de histórias que também são ótimos para deixar os pequenos quietos por alguns minutinhos. Temos muitos brinquedos e uma linda biblioteca cheia de livrinhos infantis no estúdio!

4- Vamos buscar por naturalidade. Iremos tentar evitar coisas como “beija a barriga da mamãe”, pois as crianças são do contra! O melhor, sempre, é deixar o fotógrafo dirigir a cena. Assim, as fotos ficam mais espontâneas e ninguém fica irritado na hora do ensaio. O importante é não perder o melhor olhar, a risada espontânea, o beijo inesperado, o abraço apertado!

Quais as melhores idades para fotografar filhos mais velhos?

Aqui no estúdio integramos mães e filhos de todas as idades, sem restrições, mas há diferenças de um ensaio para outro de acordo com a idade da criança. Quando o filho tem mais do que três anos, por exemplo, é mais fácil de conduzir o ritmo da sessão de fotos porque eles já entendem mais a situação.

Mas quando o filho ainda é muito pequenininho, a dinâmica vai em função desta criança. Te conto o porquê: se o filho tem entre um e dois anos, a tendência é que ele seja mais grudadinho nos pais. Quando isso acontece, fazemos fotos dele com os pais em um primeiro momento, para que se solte.

Fotografar a segunda gestação é mais fácil?

Eu não digo que fotografar a segunda gestação é mais fácil, mas é bem diferente. Quando a cliente já fez outro ensaio com o filho mais velho aqui no estúdio, o próximo fica muito mais fluído. Eu, mãe e filhos já nos conhecemos e tudo fica mais divertido.

Em geral, a criança que já fez outros ensaios tem a lembrança disso e de ter conversado comigo, volta e meia, eu ouço: “tia, me empresta aquela tua camerazinha?”. Os pequenininhos são apaixonados por essa minha mini câmera que uso nos ensaios. ❤

Memória afetiva entre mães e filhos

As fotos de gestante com segundo filho – ou terceiro, quarto – criam memórias que trazem sensação incríveis, e podem ser relembradas sempre que você revisitar as imagens. Pensando nisso, separei um presente super especial para você: um gift card exclusivo.

Para ter acesso ao presente é super simples:

Entre em contato conosco, agende seu ensaio e GANHE o mini book sanfonado:
Para isso é só entrar em contato conosco pelo Whatsapp e usar o código GESTANTEMINIBOOK.

Vamos juntas? Tenho certeza que você vai amar o resultado 🙂 Um beijo!

Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: