5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Veja o porquê você deve registrar os primeiros momentos de vida do seu bebê

Olá, queridas!

Como mãe e fotógrafa, sei bem a sensação mágica que é segurar um recém-nascido pela primeira vez. Para mim, a fotografia newborn tem o poder de nos fazer revisitar essa sensação a qualquer momento e ainda lembrar para sempre de cada detalhe dos primeiros dias de vida do seu bebê. Porque passam tão rápido e a gente esquece!!

Como uma das pioneiras da fotografia newborn no Brasil, com cerca de 10 anos de carreira, percebo que este ensaio veio para ficar e já foi incorporado à lista de enxoval dos pequenos.

E isso não é à toa! A fotografia newborn vai muito além do registro e tem uma representatividade enorme na memória afetiva das famílias. Mas, afinal, você sabe o porquê este o ensaio newborn é tão importante? Neste post, eu quero compartilhar os 5 motivos pelos quais acredito que você deva fazer essa sessão com o seu bebê.

Você também pode gostar de ler:
Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn
Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!
6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

1. Bebês mudam muito depois das primeiras semanas de vida

Os primeiros dias de vida de uma criança têm características muito particulares. Um bom exemplo disso é lanugem. Você já ouviu falar? A lanugem é uma particularidade dos recém-nascidos, que nada mais é do que os primeiros pelinhos do corpo do bebê.

Essa penugem permanece por um período bem curto e desaparece algumas semanas após o nascimento. Por isso, um bom motivo para fazer a sessão de newborn é o de eternizar momentos, fazendo você se lembrar de cada detalhe, mesmo com o passar dos anos.

Se você quer manter essas memórias únicas para sempre, você precisa fazer o ensaio newborn! 😉

Inclusive, para te inspirar, separei algumas fotos na galeria deste post que mostram os detalhes fofos que só os recém-nascidos têm. 💛

2. Registre as poses parecidas de quando o bebê estava na barriga

Algumas mães têm bastante curiosidade em saber detalhes sobre a vida intrauterina do bebê, como, por exemplo, como ele se comportava na barriga. Mas, você sabia que essa é uma das sensações mágicas que o ensaio newborn pode despertar?

Arrisco dizer que as fotos newborn ajudam a reproduzir o que se passou dentro da barriga da mulher durante a gestação, mas tendo o olhar do bebê como base. No entanto, para ter esse resultado, o fotógrafo deve ter experiência e, acima de tudo, entender sobre a fisiologia de recém-nascidos.

Por exemplo, percebo que bebês que adoravam ficar com as mãos perto do rosto durante a gravidez não ficarão bem em poses onde as mãos ficam escondidas ou presas. Logo, já entendo que a criança vai gostar muito da pose no baldinho, onde as mãos ficam para cima.

Essa é apenas uma das técnicas que desenvolvi durante os 10 anos em que trabalho com fotografia newborn aqui no Brasil. Se você quer saber mais detalhes sobre este mercado no país, clique aqui.

3. Comece a documentar a sua história familiar com fotos profissionais

A chegada de um bebê é a melhor representação do amor incondicional e genuíno, além de ser o início de um capítulo muito marcante na história de qualquer família. E isso merece registros maravilhosos, não é?!

O ensaio newborn possibilita documentar essa história, com registros profissionais e cheios de emoção. Além disso, aqui no estúdio, também queremos criar uma experiência positiva e inesquecível para que a família construa uma memória afetiva muito bacana dessa fase.

Vale ressaltar que documentar a história da sua família é muito importante para as crianças, principalmente quando crescem. Percebo que elas se divertem muito ao folhearem os álbuns e adoram revisitar a fase de bebê.

4. Demonstre todo seu amor e carinho pela chegada do bebê

A maternidade é um sonho para muitas mulheres, onde um ser tão pequenino é gerado para mudar completamente as nossas vidas. O ensaio newborn é capaz de demonstrar os sentimentos que envolvem esse momento.

No futuro, por exemplo, o seu filho sentirá todo esse amor representado pelos primeiros carinhos e olhares de cumplicidade.

Aliás, ao falar da importância desse ensaio na representação do amor, gosto de fazer a seguinte relação: você gostaria de ter um álbum onde pudesse se ver, sentir o amor dos seus pais e ainda ver detalhes únicos dos seus primeiros dias de vida?

Infelizmente, quando éramos crianças, a fotografia newborn não existia, mas agora você pode proporcionar essa oportunidade para sua família.

5. A sessão newborn é diferente de qualquer outra

O último motivo pelo qual acredito que você deva fazer o ensaio newborn no estúdio com o seu filho é porque essa sessão é diferente de qualquer outra. Ela é super emocionante, delicada e encantador ao mesmo tempo e uma lembrança realmente única.

Mesmo que você tenha outro filho, será outro bebê e outra história… E ainda que você realize outros ensaios com a criança, nenhum será igual ao newborn porque os primeiros dias de um recém-nascido são realmente únicos.

O ensaio newborn é seguro, desde que feito por profissional capacitado e experiente

Entendo que algumas mães têm receio com o ensaio newborn, principalmente por causa da segurança do bebê. Aqui no estúdio, por exemplo, prezamos pela segurança e conforto da criança em primeiro lugar.

Inclusive, sou uma das fundadoras, ex-presidente e atual membro do Conselho da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos (ABFRN), justamente porque acredito na conscientização sobre questões relacionadas à segurança, por parte dos pais e do fotógrafo.

E isso envolve muitos aspectos, como, por exemplo, o reforço da higienização até o cuidado constante com a temperatura ambiente. Mas vou contar pra você uma dica que aprendi com o tempo: ainda que exista uma pontinha de insegurança, reforço que essas fotos são realmente únicas.

Para ter ideia, conheço muitas mamães que se arrependeram por não fazer, mas, infelizmente, este tempo não voltará mais. Portanto, se você está pensando em registrar os primeiros dias do seu bebê, sugiro deixar uma reserva feita antes do nascimento. Porque os primeiros dias com o seu filho passam voando, rs! 😂

Bem, por hoje era isso! Espero que você se inspire e faça este ensaio tão delicioso. Você vai amar, tenho certeza! Se você ainda tem dúvidas sobre fotografia newborn, agende uma visita pelo Whatsapp e venha conhecer o meu estúdio. Vou adorar receber você. 😉

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotógrafico

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Um manual prático inédito sobre fotografia newborn

As caretas mais fofas de recém-nascidos que você já viu

Atendimento de excelência em estúdio de fotografia newborn

Fotos de acompanhamento de bebês: as fases mais importantes

Ensaio Newborn com Gêmeos: como funciona e quais acessórios usar

Dicas de uma obstetra: segurança do ensaio newborn e o puerpério

Semana da Amamentação: O que amamentar significa para as mães

Conheça a ABFRN e como a associação ajuda os fotógrafos newborn

Nosso estúdio de fotografia newborn

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

As principais dúvidas dos pais nas fotos newborn

7 segredos de fotografia newborn para aprender em um workshop