Conversei com a dentista Aline Morais sobre saúde bucal da gestante e de bebês
Olá, tudo bem?!
Você já ouviu falar sobre o pré-natal odontológico? Apesar de ser muito importante na gestação, o tema ainda é pouco debatido entre as mamães. Assim como as visitas periódicas ao obstetra, cuidar da saúde bucal também é vital para manter o seu bebê saudável. 💛
E isso tem tudo a ver com a fotografia, né? Imagine a fofura que são as fotos dos primeiros dentinhos. Inclusive, neste post, falei sobre a importância do sorriso no acompanhamento de fotos de bebês. É muito amor!
Para dar visibilidade ao tema, a MAM Baby Brasil realizou uma live pelo Instagram – que eu tive o prazer de mediar – junto com a dentista encantadora de bebês, Aline Moraes, para falar sobre a importância do pré-natal odontológico durante a gravidez.
Para ser bem sincera, em mais de 10 anos de carreira na fotografia newborn e de bebês, eu vejo que esse tema é pouco comentado entre as minhas clientes. Pensando nisso, elaborei este post para conversar sobre a importância do pré-natal odontológico na saúde bucal do bebê.
Você também pode gostar de ler:
Monte uma bebeteca incrível para seu filho
Trabalho remoto: uma maneira de mães retomarem ao mercado de trabalho
O que é o pré-natal odontológico
Quando falamos em saúde, principalmente gestacional, toda informação segura é válida, né?! Afinal, a mamãe está cuidando dela e de uma nova vida… E isso envolve todas as esferas da vida, inclusive a saúde bucal.
De acordo com a Aline, muitas mamães não sabem a importância de realizar o pré-natal odontológico e de cuidar da higiene bucal dos bebês, já que até por volta dos 6/8 meses eles ainda não têm dentinhos.
O pré-natal odontológico acompanha problemas bucais que podem aparecer na gestação por causa das alterações hormonais, como o estrogênio e progesterona e identifica o agravamento de doenças periodontais já existentes, como a gengivite, por exemplo.
Quando começar o pré-natal odontológico
A prevenção é sempre a melhor arma para evitar problemas na saúde em qualquer fase da vida. Com a boca não é diferente! Os odontopediatras recomendam iniciar o pré-natal odontológico já nos primeiros meses da gestação, assim que a mulher descobrir a gravidez.
De acordo com a dra. Aline, há anos as mulheres tinham receio de ir ao dentista no primeiro trimestre de gestação porque o bebê ainda está em formação nessa fase. Mas isso mudou!
Atualmente há materiais específicos que respeitam a singularidade de cada paciente, inclusive as grávidas. Assim, o pré-natal odontológico passou a ser recomendado por médicos obstetras, além dos outros acompanhamentos necessários à mulher no início da gestação.
— A mulher deve procurar o dentista assim que descobrir a gestação, quanto antes tratar problemas bucais melhor será para o bebê. Além disso, no primeiro trimestre começa o acompanhamento nutricional – fator essencial para a uma boa saúde bucal — explica.
Importância do pré-natal odontológico para a gestante e o bebê
Você sabia que o primeiro dentinho de muitos bebês já nasce com cárie? 🤕
A manifestação é diferente do que em adultos, geralmente apresenta uma mancha branca no dente do recém-nascido. A cárie na primeira infância tem ligação direta com a qualidade da alimentação da mãe durante a gravidez e o puerpério.
— Se a mulher come muito açúcar, por exemplo, a criança fica mais vulnerável a apresentar esses cárie nos dentes — ressalta Aline.
Além disso, a gestante é mais suscetível a desenvolver doenças bucais, como tártaro, gengivite, periodontite e cáries, já que há aumento da vascularização sanguínea na gengiva. Essas alterações hormonais comuns à gestação podem agravar as condições de doenças periodontais já existentes, como sangramento na gengiva.
E esses problemas também podem prejudicar o bebê. Por isso é essencial iniciar o pré-natal odontológico o quanto antes.
Principais cuidados com a saúde bucal na gestação e com bebês
A escovação correta, o uso do fio-dental e as visitas periódicas ao dentista são cuidados simples para incluir na rotina da gestação, e que evitam muitas doenças. A alimentação saudável, conforme Aline, também tem um papel fundamental para combater esses problemas.
De acordo com a dentista Aline, muitas mamãe escolhem o leite materno, nos primeiros meses, como única fonte alimentar ao bebê em busca de benefícios na saúde bucal (e alimentar, claro).
— É uma escolha da mãe e da família, mas indicamos a amamentação como “padrão ouro de alimentação”. Ela ajuda a desenvolver a musculatura perioral do bebê e pode até melhor o sono nos primeiros meses de vida – esclarece.
Pré-natal odontológico deixa a gravidez mais saudável
Quem é mãe sabe que o bebê absorve mais do que somente nutrientes da mamãe, mas também algumas emoções.
Realizar o pré-natal odontológico, assim como o ginecológico, é mais uma razão para tornar a gravidez tranquila, longe de dores ou doenças bucais. E, claro, uma gestação tranquila é sinônimo de bebê crescendo com mais saúde!
Apesar de ser pouco falado, o pré-natal odontológico deve ser protagonista, digamos assim, durante a história da gestação. Inclusive, na Live da MAM Baby Brasil, a Aline falou um pouco sobre o tabu da relação anestesia dentária X algumas cardiopatias.
Espero que este post tenha ajudado a esclarecer a importância do pré-natal odontológico para mamãe e bebê. Me conta lá no meu Instagram se você fez o seu quando tava barrigudinha, rs!
Beijos,
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP