Índice desta página
Inspire-se com fotos incríveis para planejar as fotos de acompanhamento do seu bebê
As fotos de acompanhamento de bebês e crianças são um registro muito importante no primeiro aninho dos pequenos. Essa fase é cheia mudanças e crescimento. E passa tão rápido, que num piscar de olhos o bebê aprendeu a andar e você nem fotografou!
Eu adoro registrar as fases importantes do desenvolvimento para depois ter um álbum lindo desses marcos da vida.
Cada bebê é um indivíduo único em sua singularidade. Portanto, aqui no estúdio não predeterminamos as datas dos ensaios, nós agendamos conforme o desenvolvimento e a evolução do bebê, tá?
Para te inspirar, listei 6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamentos de bebês e crianças para você se inspirar! 😊
Você também pode gostar de ler:
Monte uma bebeteca incrível para seu filho
4 razões porque você precisa fazer um mini ensaio de natal
O sorriso do bebê e o primeiro ensaio de acompanhamento
Depois do ensaio newborn com o recém-nascido é hora de fotografar uma das etapas mais gostosas do início da vida do bebê: a fase dos primeiros sorrisos. Ah, como eu adoro fazer essas fotos que são sempre cheias de emoção!
Eu recomendo que o primeiro ensaio de acompanhamento aconteça entre 3 a 5 meses, quando ele está esboçando suas primeiras risadas. Aqui no estúdio focamos nossa energia em registrar essa alegria com o bebê sozinho e, claro, junto aos pais e irmãos. Quando o bebê sorri para a mãe é uma emoção sem fim!!
Afinal, quem não gosta de uma foto linda para o álbum de família?
Vamos para as ideias do primeiro ensaio:
- Como o bebê segue muito a voz da mãe, eu peço para ela conversar com o pequeno o que rende muitos sorrisos maravilhosos;
- Já o pai, de uma maneira geral, gosta de fazer bagunça e brincadeiras mais agitadas, mas adequadas ao tamanho do bebê. Um balancinho leve sempre rende muitas gargalhadas;
- Nesta fase, a criança costuma rir para barulhinhos e conversas. Eu sempre falo bastante com eles bastante para conquistar sorrisos inesquecíveis.
Ah, no meu perfil do Pinterest, há vários painéis com inspirações para as fotos de acompanhamento de bebês e crianças.
A independência do bebê no segundo ensaio de acompanhamento
Geralmente, o segundo ensaio do bebê acontece entre 6 e 8 meses, quando a criança começa a ter um pouco mais de independência em algumas ações. Nesta fase, eles começam a sentar sozinhos, brincar com as mãos e pés, encaixar objetos e alguns até já engatinham.
No segundo ensaio de acompanhamento, é possível registrar a descoberta das mãos e dos pés, o bebê segurando brinquedos ou até pedindo colo. As brincadeiras, gracinhas, risadas e alegria dessa fase são contagiantes.
As ideias mais bacanas para incluir neste ensaio são:
- Colocar o bebê sentadinho com brinquedos que ele goste, ou fazê-lo engatinhar em direção a câmera. Sempre rende imagens lindas;
- Pode parecer simples, mas cenas do bebê sentadinho com papai e mamãe também são incríveis;
Primeiros passinhos aparecem no terceiro ensaio fotográfico
Entre os 9 e 12 meses, o bebê já tem bastante autonomia, engatinhando com mais rapidez e dando os primeiros passinhos. Não tem quem não se derreta com tanta fofura! Eles já também atendem a algumas ordens simples, como “pega o brinquedo”, “tchau” ou “manda beijo”.
As fotos do terceiro ensaio de acompanhamento refletem o desenvolvimento, a descoberta de gestos e a comunicação. Além disso, é possível incluir na sessão a comemoração do primeiro aniversário com direito a bolo e Smash The Cake, ou somente alguns balões e muito farra!
Para saber mais sobre o ensaio Smash The Cake, clique aqui.
Ah, no terceiro ensaio também incluímos um banho gostoso porque a água rende momentos incríveis e muitas gargalhadas.
Ideias de fotos para terceiro ensaio:
- Como alguns bebês já dão os primeiros passinhos com 12 meses, é muito emocionante fazer este registro junto aos pais.
O que não pode faltar nos ensaios de acompanhamento do bebê
É muito interessante incluir nos ensaios alguns dos objetos favoritos do bebê em cada fase.
Brinquedos: traga o brinquedo favorito da criança em cada fase para que apareçam no álbum. É tão bacana ter esse tipo de lembrança quando eles crescem… Sem fotografia a gente acaba esquecendo destes detalhes ao longo dos anos.
Roupas: roupinhas fofas ou que tenham valor afetivo, aquelas que você quer guardar para sempre em fotos, também são bem vindas. No entanto, de 3 a 4 looks já são suficientes já que o bebê se cansa rápido, viu?
Aqui no estúdio também temos vários brinquedos especiais e acessórios para compor os cenários, dentro do nosso estilo clean e orgânico de fotografia de bebês, como cavalinho de madeira, bacia, cadeirinhas, baldes, tapetes felpudos e por aí vai.
E depois do último ensaio de acompanhamento do bebê?
Uma dúvida frequente entre as minhas clientes é se é possível continuar o acompanhamento fotográfico após o último ensaio. É claro que sim! É muito gostoso continuar o registro de retratos durante a infância.
A regularidade das sessões pode ser menor após o primeiro aninho da criança. Algo que fazemos bastante, por exemplo, são as fotos de Natal, aniversário, festas infantis, ou acompanhamento de fotos anuais de família.
Que planejar as fotos de acompanhamento do seu bebê? Encaminhe uma mensagem no Whatsapp. Vou adorar construir essa memória junto com você.
Beijos,
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP