Índice desta página
Edição aborda desafios enfrentados pela mulher na fotografia profissional
Olá, queridas. Hoje quero compartilhar com vocês uma notícia muito bacana!
Com muita satisfação, eu participei da edição de novembro da Revista Fotografe, para falar sobre a presença feminina no mercado fotográfico. Esta edição propõe uma reflexão sobre os desafios que as mulheres enfrentam para se impor e destacar na fotografia.
É fato que hoje a mulherada ocupa muito mais espaço na fotografia do que antigamente, fazendo com que essa arte não seja mais dominada somente por homens. Maaas ainda há muito a evoluir!
Por isso, a Fotografe organizou essa edição especial. São 5 mulheres e fotógrafas maravilhosas que estampam as páginas, com a intenção de dividir experiências, gerar engajamento e debates sobre o olhar feminino em todos os estilos fotográficos.
O olhar feminino dentro da fotografia
Eu comecei a fotografar profissionalmente em 2011, quando mudei minha carreira na publicidade para focar em ensaios newborn, de gestantes e de família. São aproximadamente 10 anos na profissão e muita coisa mudou de lá para cá.
Imagina que quando comecei o Whatsapp não era o meio mais popular de comunicação — e ainda era pago! (quem lembra disso? Rs! 😊). A fotografia newborn, por exemplo, se popularizou e cresceu muito neste período.
Esse é um dos únicos estilos dentro da fotografia que não é dominado por homens. Porque será?
Você também pode gostar de ler:
Ensaio feminino: por que eu devo fazer o meu?
Trabalho remoto e digital: uma maneira fácil de mães retomarem ao mercado
6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamentos de bebês e crianças
Atuação das mulheres na fotografia newborn
Eu acredito que a fotografia newborn é mais direcionada às mulheres porque o cuidado com um recém-nascido é algo naturalmente ligado ao feminino, com a habilidade necessária para acalmar um bebê.
Geralmente, as mulheres são mais pacientes e persistentes – características essenciais para trabalhar com bebezinhos e ter ensaios de sucesso. Inclusive, neste post separei alguns cuidados necessários para fotografar bebês.
Mas, engana-se quem pensa que é só na fotografia newborn que as mulheres se destacam. A edição da revista mostra o pioneirismo e os desafios de muitas fotógrafas de todo o país que atuam nas mais diversas áreas — muitas delas dominadas por homens.
Clique aqui para conferir a edição especial da Fotografe. E se você deseja saber mais ou se especializar no estilo newborn natural, clique aqui conheça o meu curso completo.
A história das mulheres no mercado fotográfico
Apesar do avanço feminino na fotografia, os homens ainda são maioria em algumas áreas, como no fotojornalismo e na fotografia de natureza. Isso reflete um pouco os períodos mais conservadores da história, onde só eles é que tinham acesso ao conhecimento e ao mercado de trabalho.
Na fotografia este pensamento sobre as mulheres precisou mudar bem cedo!
Você sabia a primeira imagem de paisagem feita com um daguerreótipo (primeiro equipamento fotográfico vendido comercialmente no mundo) teve uma mulher por trás da “lente”? Segundo o jornal O Globo, a responsável foi a fotografa Ann Cook, em 1839.
Ann inspirou muitas mulheres depois disso a se profissionalizarem no mercado fotográfico, principalmente no início do século 20. Já no Brasil, a primeira mulher reconhecida como fotógrafa profissional foi a paulistana Gioconda Rizzo.
Gioconda começou fotografando no ateliê da família, com 14 anos e em 1914 inaugurou o próprio estúdio, o Photo Femina. Mas como seu pai não a deixava fotografar homens, a jovem se especializou em retratos de mulheres e crianças.
Mulheres são protagonistas em qualquer carreira
Ainda bem que o mundo evoluiu e o pensamento mudou! Além do meu estilo fotográfico valorizar o feminino, tenho bastante felicidade em ser uma das fotografas retratadas nessa edição da revista Fotografe.
E agora que falamos mais sobre mulheres e fotografia, eu quero saber: quais fotógrafas você acompanha e admira o trabalho? Vamos conversar sobre isso no lá meu Instagram?
Sei que o post de hoje foi um pouquinho diferente dos habituais do blog. O que você acha destes posts “diferentões” por aqui?! Me manda uma mensagem no Whatsapp contando, sua opinião é importante pra mim! 😉
Por hoje é só!
Um beijo,
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP