Dicas importantes para fazer as fotos newborn

Como escolher um fotógrafo para as fotos newborn?

Em 2011 larguei minha carreira de publicitária em busca de um trabalho que me desse mais prazer, onde pudesse estar em contato permanente com o belo, com a essência da vida, com a alegria de viver. Nessa época descobri a fotografia newborn e de famílias que começava aqui no Brasil. Mergulhei de cabeça e foi a melhor coisa que já fiz. As fotos newborn ou de recém-nascido vieram para ficar e já são parte do enxoval dos Bebês. Amo estar com as famílias e poder registrar todo o amor que existe nelas em momentos tão delicados como a gestação e os primeiros dias do bebê. Já fotografei mais de 1200 bebês e posso dizer que cada um é único e cada dia me apaixono mais por eles.

Sua pureza, seus detalhes tão minúsculos e perfeitos ao mesmo tempo me fascina.

Quando fazer o ensaio newborn?

Muita gente me escreve com dúvidas sobre qual a melhor fase para fazer as fotos newborn.  É claro que depende muito de bebê para bebê mas em geral, recomendo fazer nas 3 primeiras semanas de vida. Precisa ser até os 15 dias como se divulgou? É claro que não, pois depende de muitos outros fatores como peso ao nascer, idade gestacional entre outros.

Segundo a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos – ABFRN, da qual sou uma das Fundadoras e atual Presidente, essa fase é mais aconselhável pois os bebês apresentam sono profundo, são mais maleáveis e as cólicas ainda não afetam o descanso dos pequenos.

Afinal, queremos que o bebê esteja sempre bem confortável e relaxadinho nestas fotos, que quase sempre incluem também os pais e irmãos mais velhos, se houver. Adoro registrar a família! Estas são as imagens onde todo o amor dos pais pelo seu bebê é capturado e impresso para sempre!

Isso tudo aliado a diversos cuidados e claro, muita paciência, prática e amor do fotógrafo, faz com que o resultado sejam fotos delicadas, ternas e onde transpareça toda a fofura do bebê.

Quanto tempo leva um ensaio newborn?

Cada ensaio leva de duas a três horas, de acordo com o ritmo do bebê. Seus horários para mamar e troca de fraldas sempre devem ser respeitados! Além disso, a segurança e bem-estar do recém-nascido devem estar em primeiro lugar. Costumo dizer que não existe foto bonita se o bebê e a família não estão confortáveis e seguros!

É claro que um profissional experiente saberá conduzir a sessão em seu tempo e respeitando o bebê e fará tudo para que ela não se arraste além de 4 horas, tempo máximo que eu recomendo pois apos este periodo todos estão cansados.

Como deve ser o ambiente ideal?

Nosso estúdio foi totalmente planejado para atender os recém-nascidos e os pais devem ficar atentos a alguns detalhes importantes antes de fazer o ensaio newborn:

  • Temperatura do ambiente, que deve estar entre 26°C e 28°C.
  • Higienização: desde o ambiente até os objetos, cestos, acessórios e equipamentos devem estar higienizados, bem como as mãos do fotógrafo e equipe, que devem ser limpas regularmente durante a sessão;
  • Segurança: cada fotógrafo tem o seu estilo, mas a segurança do bebê é fundamental, mas todas as poses são assistidas e, algumas delas, precisam de atenção especial. Nessas, geralmente, o resultado final depende da fusão de imagens, ou seja, mais de uma imagem é feita e esse conjunto, manipulado em programa que edita imagens.

Esses cuidados, aliados à boa escolha do fotógrafo, são fundamentais. Opte por profissionais associados à ABFRN, presentes no país todo. Eles seguem o manual de boas práticas desenvolvido pela associação, que tem como objetivo garantir a segurança e bem-estar do bebê.

E na dúvida, pesquise todo o portfolio e trajetória do fotógrafo, veja os reviews e comentários que outros clientes deixaram sobre ele no Google e vá conhecer de perto o espaço e o profissional que terá seu bebê em mãos!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: