Ensaio Newborn com Gêmeos: como funciona e quais acessórios usar

Como harmonizar o Ensaio Newborn com Gêmeos, em acessórios, poses e cores

Olá! Há algum tempo estou querendo escrever sobre esse tema que eu amo: fotografia newborn com gêmeos!

Vou dar algumas dicas de como fotografar dois bebês em um ensaio, como ajudar as mães e pais a ficarem tranquilos e, claro, quais os acessórios que você pode usar nos seus ensaios para deixar as fotos ainda mais lindas!

Pra você já ver um pouco mais do meu trabalho com gêmeos te dou esses links pra você se encantar com essas fofuras: 

Como funciona o ensaio newborn com gêmeos

Eu faço muitos ensaios de gêmeos e adoro! É um ensaio que é lindo de fazer porque você tem o desafio de colocar dois bebês juntinhos e extrair o melhor deles como irmãos e também em sua individualidade. Essa é a parte mais especial e também a mais desafiadora. 

Até porque a gente precisa da sincronia dos bebês. Por exemplo: em algumas imagens gosto de ter os dois bebês dormindo juntos. Mas,  pra isso dar certo eles precisam ser amamentados também no mesmo horário, assim eles ficam bem tranquilos no mesmo momento do ensaio.

Gêmeos nascem antes da hora

Outro desafio em ensaios de gêmeos é que, em geral, eles nascem antes da hora. Os gêmeos costumam ser apressadinhos e chegar por volta de 36 semanas. Estas duas bebês que mostro aqui, a Cecilia e a Julia, chegaram esbanjando saúde com 38 semanas e com peso ótimo para parto gemelar, em volta de 2,5kg cada uma! Por isso, fizemos o ensaio com 13 dias aqui no estúdio, como fazemos de um bebê único. Foi realmente encantador e formidável!!

Então, às vezes os recém-nascidos acabam vindo prematuros. Por isso, frequentemente as famílias com bebês gêmeos demoram mais tempo para vir ao estúdio. Seja pela dificuldade com dois bebezinhos ou pela impossibilidade que a própria mãe tem.

Nosso ambiente preparado, aquecido, assistente, os acessórios… Isso inclusive pode ser muito bom para a família também sair de casa um pouquinho, já que normalmente – além do pediatra – a saída para o estúdio costuma ser uma das primeiras.

Nos outros quesitos as outras dicas para fotografar o Ensaio Newborn com Gêmeos podem ser bastante parecidas com um ensaio newborn tradicional, veja algumas delas aqui

Quais as fotos mais importantes em um ensaio newborn com gêmeos

Obviamente não dá pra eleger somente uma foto mais importante. Até porque os papais e mamães só vão conseguir escolher suas preferidas depois, quando verem a galeria pronta. Mas, com a experiência, nós já sabemos que as fotos dos bebês juntinhos agradam muito os pais. Veja aqui as fotos do ensaio da Cecilia e Julia, por exemplo. 

 A minha maior preocupação durante o ensaio de gêmeos é ter fotos equilibradas dos dois bebês. Fotos separadas deles para que possamos passar sua individualidade também. Isso é importante para dar equilíbrio ao álbum e também claro, para que no futuro ambos tenham fotos de cada um.

Também faço muitas fotos com os pais, depois os bebês sozinhos e deles depois juntos. Claro, não necessariamente nessa ordem, até  porque esta ordem vai de acordo com o fluxo que os bebês me permitem fazer. 

Itens muito importantes aqui são: 

  • assegurar que a amamentação dos bebês está ok
  • priorizar sempre pelo conforto das crianças
  • deixar os pais seguros
  • ter agilidade para não sobrecarregar a família
  • estar capacitado para manusear os recém-nascidos

Se você seguir essas instruções, o ensaio com certeza será um sucesso!

Quais os acessórios mais usados e como usá-los

Para um ensaio de gêmeos temos sempre a preocupação de harmonizar tudo. Desde as cores, acessórios, wraps, mantas e poses. No meu estilo de fotografia, a harmonia é lei. Harmonia das cores, texturas, poses. Para uma fotografia clean e orgânica, tão natural como as próprias crianças que acabaram de chegar ao mundo. 

Para acessórios, eu gosto muito de contar com a Baby Bear. Eles têm que tem infinitas opções lindas de props, mantas, flokati, posing pod, wraps… Tudo para a gente deixar os ensaios com uma doçura imensurável. É lindo!!

Acessórios 

Bom, agora vou dar algumas dicas de como faço para criar essa harmonia nas fotos, em um ensaio newborn com gêmeos:

Cores: Minha preocupação sempre é ter cores que combinem entre si, isso pra deixar todo o cenário, roupas e acessórios em uma linguagem única. Pra exemplificar: gosto muito de fazer cada bebê em uma cor que combine entre si ou da mesma paleta e depois ambos na mesma cor. 

Acessórios: Gosto de ter acessórios complementares. Para menino e uma menina: fica muito bonito a menina com um laço que combine com a touca do menino. Já quando são dois meninos, toucas iguais com cores diferentes ficam ótimas. Se são duas meninas, crio muitas imagens das bebês com laços iguais de cores diferentes ou laços de texturas diferentes, mas da mesma cor. Eu gosto muito desse resultado!

Wrap: Como vocês sabem esse acessório deixa os bebês bem quietinhos e seguros na pose. Em ensaios newborn com gêmeos, acho muito bom usar wrap. Essa é uma dica muito boa porque os gêmeos ficam embrulhadinhos como se tivessem ainda na barriga da mãe e aí fica muito mais fácil o manuseio dos bebês juntos.  Para ajudar na escolha de quais wrap usar, posso dizer o seguinte: no uso do wrap a minha preocupação é ter tom sobre tom ou ser monocromático. Por exemplo: se são duas meninas, eu coloco dois tons de rosa ou, se são um menino e uma menina, coloco dois tons de bege e um laço na menina

Para se aprofundar 

Essas foram algumas dicas rápidas para te ajudar no ensaio com dois bebês recém-nascidos, espero que você tire proveito delas e aproveite as lindas fotos da Cecilia e Julia com sua família  🙂 

Sabemos que com um bebê só, a habilidade já precisa ser imensa para equilibrar todas as responsabilidades que temos ao fazer um ensaio fotográfico newborn. Com dois, o desafio aumenta, mas o resultado é apaixonante!!

Se você quiser aprender mais profundamente comigo, acesse as datas dos workshops que dou aqui no meu estúdio-boutique, em São Paulo. Conte comigo para te guiar, irei ajudar do que que puder. 

Boa jornada fotográfica! 

Beijos,

Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Um manual prático inédito sobre fotografia newborn

As caretas mais fofas de recém-nascidos que você já viu

Atendimento de excelência em estúdio de fotografia newborn

Fotos de acompanhamento de bebês: as fases mais importantes

Ensaio Newborn com Gêmeos: como funciona e quais acessórios usar

Dicas de uma obstetra: segurança do ensaio newborn e o puerpério

Semana da Amamentação: O que amamentar significa para as mães

Conheça a ABFRN e como a associação ajuda os fotógrafos newborn

Nosso estúdio de fotografia newborn

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

As principais dúvidas dos pais nas fotos newborn

7 segredos de fotografia newborn para aprender em um workshop

Ensaio Newborn de Gêmeos: 5 dicas para anotar antes de agendar sua sessão

Dicas importantes para fazer as fotos newborn

Ensaio Newborn Trigêmeos

Ensaio newborn | Arthur, 20 dias

Ensaio gêmeos: Marina e Olívia

Ensaio Newborn | Davi, 16 dias

Book Newborn em São Paulo

Ensaio newborn | Melia

Newborn Gemeos

Ensaio Newborn | Cecilia, 15

Newborn Photography | Vincent, 13 days

ensaio newborn pb | Enrico, 14 dias