Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Saiba os principais cuidados para garantir o sucesso de um bebê prematuro durante o ensaio newborn

Olá, queridas!

Há uma preocupação muito comum quando o assunto é ensaio newborn com prematuros: é possível fazer fotos de bebês que nasceram antes das 40 semanas de gravidez? Afinal, como garantir a segurança e o conforto e ainda ter fotos incríveis de uma criança que chegou antes a este mundo?

Como fundadora e atual presidente do conselho da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos (ABFRN), ressalto que com prática e muita experiência é possível ter uma sessão de sucesso com bebês prematuros, desde que a prematuridade seja levada em conta e muitos pontos sejam observados.

Nestes casos é imprescindível redobrar a atenção, a segurança e os cuidados com os bebês e, assim, garantir uma sessão tranquila para os pais e o bebê.

No post de hoje, quero desmistificar alguns medos comuns das mães sobre ensaios com prematuros para, desta forma, deixá-las mais tranquilas para fazerem fotos lindas e criarem memórias maravilhosas para a família e o bebê.

Faça um checklist sobre o bebê

É fundamental conhecer as condições do nascimento e da gestação do bebê para planejar um ensaio de fotos tranquilo e o mais seguro possível. Portanto, eu como fotógrafa sempre faço um checklist com algumas informações:

  • De quantas semanas nasceu?
  • Porquê o bebê nasceu prematuro?
  • Ele ficou na UTI?
  • Qual o peso no nascimento?
  • Há quantos dias já está em casa?
  • Quando seria a data prevista do parto?
  • E a pergunta principal: o pediatra autorizou a sessão?

Ter conhecimento dessas informações antes do ensaio é fundamental para planejar a data da sessão e saber quando será possível fazê-la. Por exemplo, se o bebê nasceu de 38 semanas, mas já esta em casa há alguns dias e com mais de 3 quilos,  provavelmente você fará um ensaio newborn como o de um bebê que nasceu no tempo previsto.

No entanto, se estamos falando da prematuridade de gêmeos que nasceram de 32 semanas e com menos de 2 quilos cada um, a situação será diferente. A minha orientação é fazer todas as perguntas acima e, baseando-se nas respostas, planejar a data da sessão.

Muitas vezes teremos bebês com dois meses de nascidos e que, embora sejam prematuros, já apresentam o comportamento de crianças maiores, como os nascidos a termo, impossibilitando assim o ensaio no estilo newborn.

Na verdade, são muitas variáveis para levar em consideração! Tudo dependerá dessa conversa inicial com a mãe para resultar num ensaio com a família mais tranquila e o fotógrafo estar também seguro e confiante. Consequentemente, o bebê vai ficar bem mais relaxado. 😉

Você também pode gostar de ler:
Dicas valiosas para um ensaio newborn de sucesso
6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamento de bebês

Qual o momento certo para fazer o ensaio newborn com prematuros

Antes de mais nada é preciso entender quando um bebê é considerado prematuro. O tempo regular da gestação é de 40 semanas, mas após a 37ª a criança já pode nascer saudável, sem ser considerada prematura.

Há três classificações para os bebês que nascem antes do tempo previsto: os extremos, quando nascem com menos de 30 semanas; muito prematuro, quando o nascimento ocorre entre 30 e 33 semanas de gestação; e ainda os prematuros tardios que vem ao mundo com 34 a 36 semanas.

Mas quando começa a contar o período para fazer fotos de prematuros? Eu, normalmente, indico para as mães que aguardem pelo menos 10 dias após a chegada do bebê em casa para então fazer as fotografias. Assim, ele já se acostumou com rotina familiar e já estará mamando bem — o que facilita muito no ensaio.

Inspire-se: as poses mais comuns em um ensaio newborn 

Cuidados necessários para fotografar um bebê prematuro

Os cuidados necessários são os mesmos de qualquer ensaio newborn. Antes de agendar o ensaio é preciso confirmar com o pediatra se o pequeno está liberado para as fotos. Depois disso, o manuseio deve ser feito com cautela ao longo do ensaio, com poses mais simples e que lembrem a vida uterina. Isso traz conforto e aconchego ao bebê.

Os prematuros em geral podem ser mais sensíveis ao toque e apresentar maior rigidez nas perninhas  o que dificulta certas poses. Mas como eu sempre digo, cada bebê é único e pode ser que o bebê seja muito mais dorminhoco e nos permita fazer uma sessão fluída e relaxada.

Crie uma atmosfera de tranquilidade para os pais e o bebê

Em todo ensaio newborn, a tranquilidade dos pais é um fator determinante para garantir fotos incríveis do bebê.  Por isso, eu gosto de conversar muito com a família antes, entender bem como foi o parto, como é o comportamento do bebê nos seus primeiros dias em casa.

Essas informações ajudam a conhecer melhor este serzinho que acaba de chegar ao mundo. Inclusive, muitas coisas que os pais me contam antes da sessão acabam refletindo nas imagens depois.

Por exemplo, um bebê que ficava com a mãozinha no rosto em todos os ultrassons acaba repetindo este comportamento quando fazemos as fotos. As imagens ficam incríveis quando têm essa naturalidade. Além disso, nos ensaios com bebês prematuros, eu adoro fotografar muitos detalhes e poses junto dos pais.

Olha no exemplo abaixo as fotos dos trigêmeos Gabriel, Sophia e Marcos. Gêmeos em geral costumam ser apressadinhos e chegar por volta de 36 semanas, imagine os trigêmeos! Eles nasceram bem pequenininhos, ficaram 45 dias na UTI mas depois que foram para casa já ganharam peso e foram liberados para a sessão de fotos com 65 dias. Ou seja, fizémos as fotos como se eles ainda estivessem no período de Recém-nascidos comparando a idade gestacional e o peso, que estava proximo dos 3kg.

O tempo do bebê deve ser priorizado em ensaios newborn

Por fim, reforço que o respeito com o indivíduo deve nortear qualquer ensaio: cada um reage de uma maneira, cada bebê tem o seu tempo.  Por isso gosto de ter uma manhã ou uma tarde inteira reservada para cada família, sem pressa, permitindo que o bebê mame bem, relaxe e seja atendido em todas as suas necessidades.

Aqui no estúdio, buscar respeitar sempre o tempo de mamadas, os intervalos e a hora de dormir porque, além de serem fundamentais para o bebê, são importantes para o resultado do ensaio.

Espero que este post ajude mamães e papais (e talvez muitos outros fotógrafos que me seguem!) que planejam fazer as fotos de seu bebês que nasceu antes da hora.  A fase de recém-nascido passa tão rápido, tenho certeza que com essas dicas será possível criar uma memória afetiva valiosa para toda a família.

Abaixo separei alguns exemplos de imagens com prematuros para você se inspirar. Daniel e Matheus, gêmeos fotografados aos 26 dias e que haviam chegado de 38 semanas e tambem Victor e Edson, que ficaram na UTI por quase 60 dias pois  nasceram com pouco menos de 1,5kg e foram depois fotografados depois de 15 dias que haviam chegado em casa. Não são muito lindos?
Ah, e se você ficou alguma dúvida sobre ensaios newborn com prematuros, me envie uma mensagem. Vou adorar trocar figurinhas com você.

Até a próxima! ❤️

Um beijo,
Laura Alzueta
[email protected]
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

5 motivos para fazer o ensaio newborn com o seu filho

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Conheça as vantagens de fazer um ensaio newborn em estúdio fotógrafico

Conheça as melhores dicas na hora de escolher um fotógrafo newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menina

Conheça meus cursos sobre fotografia de bebês

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Fotografia Newborn: 4 dicas essenciais que aprendi em 10 anos como fotógrafa de bebês

Ensaio newborn com bebês prematuros: tudo que você precisa saber

Fotografia por mulheres: olhar feminino é destaque da Revista Fotografe

Ideias inspiradoras para planejar seu ensaio fotográfico

6 dicas valiosas para uma fotografia newborn de sucesso

Mitos e tabus sobre a amamentação: dicas que geralmente não te contam!

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

Conheça o guia para prevenção do coronavírus em ensaios newborn

As poses mais comuns em um ensaio newborn

Inspire-se: composição para ensaio newborn de menino

Lookbook de poses para um inspirador ensaio newborn com irmãos

Um manual prático inédito sobre fotografia newborn

As caretas mais fofas de recém-nascidos que você já viu

Atendimento de excelência em estúdio de fotografia newborn

Fotos de acompanhamento de bebês: as fases mais importantes

Ensaio Newborn com Gêmeos: como funciona e quais acessórios usar

Dicas de uma obstetra: segurança do ensaio newborn e o puerpério

Semana da Amamentação: O que amamentar significa para as mães

Conheça a ABFRN e como a associação ajuda os fotógrafos newborn

Nosso estúdio de fotografia newborn

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

As principais dúvidas dos pais nas fotos newborn

7 segredos de fotografia newborn para aprender em um workshop