Fotos de Grávida – Como É, Dicas E Quando Fazer?

Atualizado em:

As melhores fotos de grávida são aquelas que consigo captar a naturalidade e o momento íntimo da grávida com o seu bebê. São fotos especiais porque busco mostrar uma etapa muito pessoal da grávida, em que ela sente a maternidade transformando o seu corpo, bem como a sua vida. É um momento de conexão entre a mulher e a mãe para depois se conectar com o bebê que está crescendo na barriga.

Para completar, as fotos de grávida são especiais porque você consegue preservar melhor a memória deste momento, sendo possível compartilhar com familiares e amigos no futuro. Já pensou que legal compartilhar com o bebê quando ele crescer e começar a perguntar sobre ‘como assim eu estava na barriga’?! É realmente delicioso poder mostrar estas fotos no futuro.

Neste post, conto um pouco sobre como são as fotos de grávida, qual a melhor época para tirar foto de grávida e algumas dicas extras. Confira!

 

Agende uma visita no Estúdio Laura Alzueta

 

Como são as fotos de grávida?

As fotos grávida são imagens que captam a beleza e a emoção da mulher durante a gestação. De certa forma, é um meio para celebrar a vida e a transformação trazidas pela maternidade. Essas fotografias são especialmente importantes para as futuras mães, pois elas servem como um lembrete tangível do crescimento do bebê dentro do seu corpo.

Além disso, as fotos de gravidez podem ser uma forma de as mães se reconectarem com seus corpos, que estão passando por uma intensa mudança física e emocional.

Você pode tirar as suas fotos de grávida em diferentes momentos da gestação, você é quem vai escolher. Por exemplo, algumas mulheres preferem fotos no início da gravidez, quando o ventre ainda é pequeno. Enquanto outras preferem fotos no final da gravidez, quando o ventre é grande e o bebê está se aproximando do nascimento.

A minha experiência em fotografia de gravidez me mostrou que é preferencial que as fotos sejam tiradas entre as semanas 28 e 33. Dessa forma, é possível ver a formação da barriguinha. As fotos ficam realmente incríveis!

Para completar, as fotos de grávida podem ser tiradas em diferentes cenários, como em nosso estúdio de fotografia. Por aqui, exploramos um cenário mais clean, com muita luz natural e destacando à mamãe e o momento que ela está vivenciando.

Independentemente do estilo ou do momento da gravidez, as fotos na gravidez são uma forma de capturar a essência da maternidade e a beleza da vida. Elas podem ser compartilhadas com a família e os amigos, ou mantidas em privado como um lembrete especial da experiência da gravidez.

foto de mulher grávida - Laura Alzueta

As fotos de grávida são uma lembrança de um momento muito único da mamãe. (Laura Alzueta)

Agende sua sessão de fotos no Estúdio Laura Alzueta

 

Quando fazer foto grávida?

A melhor época para fazer o ensaio gestante é geralmente recomendada entre a 28ª e a 33ª semana de gestação, com destaque para a faixa entre a 28ª e a 32ª semana. É um período que o corpo da gestante apresenta mudanças significativas, como a barriga mais saliente e visível, para ser captada pelas lentes. Além disso, neste período, a grávida ainda se sente mais confortável para se movimentar e se posicionar de forma adequada para as fotos.

Para completar, é preciso considerar o período que a mãe se sente relaxada e confiante em relação à gestação, dessa forma, ela vai ficar mais à vontade nas fotos. O resultado são imagens naturais, espontâneas e cheias de carinho. Outro detalhe importante é considerar a previsão do parto, acredito que fotografar pelo menos 1 mês antes da data prevista de nascimento é um bom limite. Evita desconfortos e imprevistos próximos ao nascimento.

Enfim, cada mulher é única, bem como o seu desejo de realizar fotos grávida, por isso, na dúvida, converse com a minha equipe. Estamos prontos para falar mais sobre o momento ideal para realizar ensaios da gravidez. A ideia é que você possa se sentir empolgada para exibir a barriga para a câmera, e que esteja muito confortável para vivenciar esta experiência, possibilitando fotos memoráveis.

foto de mulher grávida - Laura Alzueta

Você decide se deseja a foto com a barriga menor ou maior. (Laura Alzueta)

 

Agende sua sessão de fotos no Estúdio Laura Alzueta

Dicas para ter belas fotos de mulher grávida

Existem alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no seu ensaio de gravidez. Sempre digo que o primeiro deles é: este momento precisa ser um sonho da gestante. Afinal de contas, é ela que vai posar para as câmeras. Além disso, é importante considerar a escolha de um bom local para tirar as fotos, bem como vestimentas adequadas para compor o visual e poses que combinem com o perfil da grávida.

No geral, a grávida precisa estar à vontade e pronta para relaxar e se divertir neste ensaio repleto de momentos únicos, cheio de carinho e amor. Confira algumas dicas para ter belas fotos na gravidez.

 

Escolha o melhor local para tirar as fotos de grávidas

A escolha do melhor local para tirar fotos de grávidas também está atrelada ao seu gosto e estilo de fotografias que deseja. Existem três opções principais: sessões em estúdio, ao ar livre ou em casa.

Os nossos ensaios acontecem em um estúdio próprio, preparado para tirar fotos de grávidas. Por isso, ofereço um ambiente acolhedor, aconchegante e familiar, com muita iluminação natural. Dessa forma, você fica tranquila e fotografo sem interferências externas. Acredito que assim, você também não vai se desgastar tanto, como em fotos ao ar livre. É um estilo clean, que valoriza muito você e o seu momento como uma mulher gestante.

As sessões ao ar livre tendem a ser ideais para quem está procurando um ambiente mais descontraído, como parques, praias e jardins. Entretanto, é preciso um pouco mais de flexibilidade na agenda, pensando em remarcações devido as condições climáticas adversas. No caso das sessões em casa, pode ser interessante para gestantes que desejam um cenário de mais intimidade, entretanto, a variação da luz pode impactar a qualidade das fotografias.

Por isso, oferecemos fotos de grávidas em nosso estúdio, por ser um ambiente pronto e preparado para te deixar à vontade, sem a correria e confusão do dia a dia. Além disso, oferece as ferramentas ideais para que as fotografias possam ficar ainda mais bonitas, valorizando ao máximo esta conexão entre a mãe e o bebê que ainda está na barriga.

 

foto de mulher grávida - Laura Alzueta

A luz natural deixa as fotos ainda mais envolventes. (Laura Alzueta)

 

Agende sua sessão de fotos no Estúdio Laura Alzueta

 

Escolha roupas confortáveis, de cores neutras e leves

As melhores roupas para usar em fotos de grávidas dependem do estilo desejado, conforto, preferências pessoais, estação do ano e a paleta de cores desejada. Eu gosto de conversar com as grávidas antes do ensaio para orientar sobre as melhores opções de roupas, nesta conversa, consigo captar a essência e o estilo da mamãe. Além disso, você  compartilha quais são as roupas que gostaria de usar, para que, juntas, possamos decidir quais se encaixam em seu ensaio fotográfico.

No geral, considere as dicas abaixo para escolher as roupas para as fotos de grávida:

  • Roupas leves e fluídas, que destacam a barriga e a silhueta feminina, mantendo o conforto da grávida;
  • Vestidos longos, podem ser muito elegantes, além de permitirem um certo movimento durante o ensaio;
  • Roupas de cores neutras e sólidas, para que o direcionamento da atenção da foto seja a mãe e a barriga;
  • Se o ensaio for com lingerie, é importante escolher as confortáveis, com um ou outro bordado que destaque a silhueta da grávida;
  • Roupas ajustadas com um detalhe solto podem ser interessante, pois realçam a barriga e valoriza a forma feminina do corpo da mulher;
  • É preciso criar uma correspondência de cores, criando uma harmonia entre as cores da sua roupa e do ensaio que está sendo produzido;
  • Os acessórios podem ser interessantes, entretanto, devem ser usados com moderação, para não ofuscarem a atenção da mamãe e da barriga.

O importante é que a grávida fique confortável com a roupa usada durante o ensaio, desta forma, ela fica mais solta para realizar as poses, deixando o resultado do ensaio ainda mais natural.

fotos de grávida - Laura Alzueta

Você pode escolher um acessório delicado para compor sua foto. (Laura Alzueta)

 

Agende sua sessão de fotos no Estúdio Laura Alzueta

Conheça as melhores poses para fotos de grávidas

Existem diversas possibilidades de poses para serem realizadas nas fotos de grávidas. Novamente, a nossa conversa é importante pois saberei quais são suas limitações, afinal de contas, é um momento que deve ser agradável e divertido. Então, orientarei sobre algumas posições, mas tudo é negociado para que dê certo. Algumas das principais poses em foto de mulher grávida são:

  1. Deitada. A pose deitada é clássica, pode ser realizada com a gestante sozinha ou acompanhada. Dá até para aproveitar outras poses, como a sentada;
  2. Na janela. As fotos na janela ficam incríveis, consigo capturar a luz natural para destacar o formato da barriga, além disso, posso investir em fotos contraluz. Os resultados são inspiradores. Em nosso estúdio temos o lugar ideal para fazer fotos na janela;
  3. Abraço. Outra pose que reflete bastante o momento de carinho e amor na gravidez é a foto com abraço. Uma delas, é quando uma pessoa fica por trás da gestante e a abraça, colocando as mãos na barriga. A dinâmica deste abraço é variada.
  4. Beijos. Ah, os beijos! As fotos com beijos são emocionantes! É possível tirar fotos com beijos na bochecha, na testa e barriga.

Por fim, as poses vão surgindo no decorrer do ensaio, vou direcionando conforme sinto o conforto e a naturalidade da grávida. Além disso, considero as preferências da gestante na escolha das poses.

 

fotos grávida - Laura Alzueta

Muito amor e carinho nas fotos de grávida. (Laura Alzueta)

Agende sua sessão de fotos no Estúdio Laura Alzueta

 

Sobre o estúdio Laura Alzueta

Há mais de 13 anos no universo da fotografia, no meu estúdio você encontra um ambiente aconchegante e com muita luz natural. A ideia é que você e sua família possam se sentir bem em um ambiente muito agradável. Definitivamente, apesar de estar em Pinheiros, você certamente se esquecerá por algumas horas que está em uma das maiores cidades do Brasil. Isso porque fiz questão de investir em um espaço tranquilo e muito acolhedor.

Para completar, há uma área de espera graciosa com uma pequena biblioteca e espaço do café. Dessa forma, toda a família pode se sentir bem acolhida.

Conheça o meu trabalho e converse com minha equipe de atendimento para saber mais sobre o estúdio Laura Alzueta.

 

Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com.br
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

 

Você também pode gostar de ler:
Como a fotografia ajuda a construir a memória e a identidade da criança
6 ideias imperdíveis para fotos de acompanhamentos de bebês e crianças
Revelando o sucesso dos bolos Smash The Cake em ensaios de fotos

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Conheça as 7 melhores poses para ensaio de gestante

Como se vestir confortável e bem para um ensaio de gestante

As 10 melhores poses para ensaio gestante de casal

Ensaio gestante com filho – Como é? Como fazer?

Conheça os detalhes sobre o ensaio de fotos na gravidez

Confira ideias de fotos inspiradoras e criativas para ensaio de gestante

4 verdades que nunca te contaram sobre o ensaio de gestante

Dicas essenciais para ter um ensaio de gestante incrível

Conheça 5 fotógrafos de ensaio gestante para se inspirar

Dia da Gestante: ensaio fotográfico traz um novo olhar sobre a maternidade

Passo a passo de como se preparar para o ensaio gestante em estúdio fotográfico

Envie sua foto e participe do sorteio “Amo Muito Essa Foto”

Ensaio Gestante: guia prático para uma sessão de sucesso

Agosto Dourado: tire todas as suas dúvidas sobre amamentação

Confira boas ideias para fazer o seu ensaio gestante

Fotos de estúdio fotográfico estilo Pinterest, inspire-se!

Veja as 6 melhores dicas para o seu ensaio de gestante em casal

Saiba a importância do pré-natal odontológico na saúde do bebê

Trabalho remoto e digital: uma maneira fácil de mães retomarem ao mercado de trabalho

3 dicas infalíveis de maquiagem para o ensaio de gestante

Cinco fotógrafos de gestante para você seguir e se inspirar

Ensaio gestante com segundo filho: como fotografamos grávidas com filho mais velho

Coronavírus e isolamento: como ficam o book de gestante e as fotos de recém-nascidos?

Papo de Grávida: as maiores dúvidas sobre pós-parto, puerpério, amamentação e fotografia newborn

4 etapas do book de gestante: como se preparar

Looks para ensaio de gestante

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

Como é um Ensaio Nu de Gestante?

Ensaio de gestante com pets: lindas fotos com cães

Ensaio de gestante | Esperando Maria Carolina