Por que ensaios de marca pessoal ou retrato corporativo alavancam seu negócio?

Atualizado em:

Ter boas fotos para o perfil profissional é um passo importante para se destacar no mercado. Saiba mais nesse post.

Olá, pessoal!

Sei que esse assunto nem sempre é falado aqui no blog, mas você sabia que eu também faço ensaios de marca pessoal e retrato corporativo? Essas sessões são voltadas para profissionais de qualquer área de atividade e que precisam se conectar ainda mais com os clientes e se diferenciar no mercado.

De médicos, advogados, dentistas, terapeutas e psicólogos até consultores de estilo, personal organizer e aeromoça, todos esses profissionais já passaram por nossas lentes, porque precisam ter hoje em dia uma boa apresentação.

Você já deve saber que a internet é uma das ferramentas mais poderosas para alavancar o seu negócio, não é? Ela ajuda a reduzir as barreiras físicas e abre oportunidades de alcançar pessoas de diferentes lugares. Mas, a consequência disso é o aumento da concorrência em níveis globais.

Por isso, estar bem-posicionado nas redes sociais, sites, blogs e outros meios digitais pode ser um passo fundamental para gerar mais valor ao negócio e maior interesse no público. E a fotografia é um meio importante para isso, já que potencializa esse destaque.

É ela que traz profissionalismo, qualidade e ainda mais credibilidade para a sua marca. Neste post, vamos detalhar os dois principais ensaios: de marca pessoal e retrato corporativo.

Você também pode gostar de ler:
Ensaio de família: por que é importante criar essas memórias ao longo da vida?
As melhores razões para você ter um álbum de foto em família

Qual a importância de fazer ensaios de fotos para perfil profissional?

Sua marca e imagem influenciam muito na maneira como as pessoas percebem o seu negócio. Assim, uma fotografia de alta qualidade ajuda a captar sua essência, sendo fundamental para quem precisa vender ou se apresentar pela internet. É importante ter em mente que pessoas se conectam com pessoas.

É por isso que personalizar sua imagem pessoal com fotos profissionais cria mais confiança no seu cliente e ainda ajuda a mostrar o valor único do seu trabalho. A fotografia funciona como uma estratégia de crescimento, ajudando a causar impacto e uma ótima primeira impressão.

Os ensaios de marca pessoal ou retrato corporativo, por exemplo, ajudam a melhorar sua presença online e sua estratégia digital. A importância desses ensaios está no resultado e lucratividade que podem trazer para você. Abaixo, falaremos um pouco mais sobre as diferenças desses dois tipos de ensaio.

Retrato corporativo ajuda a se destacar no mercado

O ensaio de retrato corporativo é muito importante para quem deseja impulsionar o negócio, porque ajuda a se destacar entre a concorrência. As pessoas confiam mais em profissionais que possam ver e “olhar nos olhos”, por exemplo, mesmo que seja digitalmente.

Essa sessão permite que o cliente conheça a sua marca de maneira autêntica, e ser autêntico é importante para ser diferente em um mundo cada vez mais conectado, não é? Assim, o retrato corporativo é indicado para pessoas que desejam aprimorar a imagem com fotos profissionais para sites, redes sociais e outras plataformas digitais.

Com esse ensaio, você terá uma foto de impacto para colocar na sua biografia ou na página de “sobre” do seu site – uma das que mais recebe tráfego nos sites. Inclusive, esse é mais um ponto que demonstra a importância de se investir em fotografia profissional corporativa.

Ressalto que a composição deste ensaio é mais simples do que o de marca pessoal, que falaremos a seguir, onde construímos uma narrativa específica para cada marca. O foco aqui é ter um retrato corporativo com cerca de cinco imagens, que sejam consistentes e profissionais.

No estúdio, produzimos esses retratos profissionais em fundo branco, preto ou nas cores disponíveis no momento, como cinza ou bege. Também temos a opção de compor nas nossas janelas cenográficas banhadas por luz natural.

Como funcionam os retratos corporativos na prática?

Este é um ensaio que tem uma entrega menor e que contempla cinco fotos digitais. Gosto de ressaltar que é uma sessão mais curta também, com cerca de 30 a 40 minutos de duração e você pode planejar até dois 2 looks para os cliques.

Depois do ensaio, você escolherá as fotos que mais gostou por meio de uma galeria para, então, recebê-las tratadas por um link em alta definição e também para uso na web.

Além disso, contamos com profissionais parceiros que fazem a produção para o ensaio como make e cabelo, já pensando no nosso estilo fotográfico. Você pode contratar esse serviço a parte, basta conversar com a minha equipe com antecedência.

Ensaio de marca pessoal aprofunda a sua essência e do negócio

Se a sessão corporativa foca mais no retrato profissional, o ensaio de marca pessoal aprofunda um pouco mais a sua essência e do seu negócio. É este ensaio, por exemplo, que ajuda a criar e traduzir a imagem pela qual você quer se posicionar no mercado ou junto aos seus clientes.

Por isso, esse editorial é voltado para pessoas que desejam renovar ou reforçar a sua marca e presença online. Ele pode ser usado para diversos propósitos, como em redes sociais, blogs, páginas de vendas, em ferramentas de marketing, anúncio de serviços e tantos outros.

Importante também destacar que a fotografia de marca pessoal ajuda a conectá-la ao seu cliente ideal, porque não foca somente na estética, mas naquilo que realmente representa a sua MARCA, criando mais proximidade com as pessoas.

Para isso, busco fazer um ensaio onde as fotos reflitam as principais características e personalidade da sua identidade de marca, seja ela de serviços, produtos ou até de você mesmo, como um empreendedor.

Como funciona a fotografia de marca pessoal na prática?

Se no retrato corporativo o ensaio é mais compacto, a fotografia de marca pessoal já precisa de mais planejamento para o resultado ideal. Por exemplo, precisamos conhecer mais sobre sua empresa ou serviços que oferece, sua personalidade e características. Tudo para construir uma boa narrativa da marca.

Podemos incluir objetos e detalhes do seu ou do nosso acervo para ajudar a contar a história do negócio ou ainda contratar uma assessoria de styling ou de marca, caso necessário. Você pode verificar os detalhes da contratação desse serviço com a minha equipe.

Outro ponto que destaco é que aqui no estúdio temos um pequeno e charmoso jardim. Assim, se as condições do tempo permitirem e for compatível com a imagem que você deseja passar, podemos fazer algumas fotos externas também. Fica incrível!

Este é um ensaio mais longo, com duração de duas horas e troca de até quatro looks. E, assim como no retrato corporativo, você receberá um link para escolher as fotos que mais gostou. Após seleção, elas serão tratadas e entregues por e-mail.

Dê o próximo passo para alavancar o seu negócio

Como vimos, ter uma boa fotografia no perfil profissional é de extrema importância atualmente. Isso porque, assim como na “vida real”, a primeira impressão que as pessoas têm de nós é baseada na nossa imagem. E no mundo virtual não seria diferente, certo? 😉

Importante destacar que não basta apenas ter uma boa qualidade de imagem, também é preciso que a foto transmita uma a mensagem adequada. Assim, será possível criar uma conexão emocional com o seu público-alvo, transmitir valores e a visão de negócios.

Portanto, investir em uma boa fotografia para o perfil profissional, seja no ensaio de retrato corporativo ou de marca pessoal, pode ser um diferencial para alavancar o negócio. Para isso, busque um fotógrafo com experiência e que possa te ajudar a conduzir essa jornada.

Na galeria desse post, eu separei alguns exemplos dos dois ensaios para você se inspirar. Então, que tal agendar o ensaio para fazer o seu negócio decolar? Me envie uma mensagem pelo Whatsapp para construirmos esse momento em conjunto. Tenho certeza que essas fotos abrirão ótimas oportunidades pra você.

Até a próxima!
Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com.br
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

VEJA TAMBÉM

Eternize seu Natal com um ensaio fotográfico especial!

5 Fotos de Inspiração Para Seu Ensaio de Gestante

Por que fazer ensaio de gestante? Descubra 7 motivos para eternizar essa fase especial

Conheça as 7 melhores poses para ensaio de gestante

Como se vestir confortável e bem para um ensaio de gestante

As 10 melhores poses para ensaio gestante de casal

Ensaio fotográfico Dia dos Pais – Por que fazer e como é?

Ensaio gestante com filho – Como é? Como fazer?

Conheça os detalhes sobre o ensaio de fotos na gravidez

Confira ideias de fotos inspiradoras e criativas para ensaio de gestante

Conheça as melhores técnicas de direção de pessoas para o ensaio newborn

5 pontos essenciais para ter um ensaio newborn seguro

As melhores dicas para aproveitar um curso online de fotografia

Por que ensaios de marca pessoal ou retrato corporativo alavancam seu negócio?

4 verdades que nunca te contaram sobre o ensaio de gestante

Ideias inspiradoras para o ensaio de fotos de Dia das Mães

Dica de especialista: como otimizar o fluxo de trabalho no ensaio newborn?

Ensaio de família: por que é importante criar essas memórias ao longo da vida?

8 passos para crescer a sua fotografia newborn

Smash The Cake: ensaio inspirador para celebrar o primeiro aniversário do bebê

Dicas essenciais para ter um ensaio de gestante incrível

Conheça erros comuns na fotografia newborn e como evitá-los

Por que é tão importante fazer um mini-ensaio de Natal em família?

3 bons motivos para fazer as fotos de acompanhamento do bebê

5 lições valiosas para aprender em um curso de fotografia newborn

Tudo que você precisa saber sobre as fotos de festa infantil

Conheça 5 fotógrafos de ensaio gestante para se inspirar

Quais props são essenciais para um ensaio newborn de sucesso?

Entenda por que a amamentação é tão importante na fotografia

Dia da Gestante: ensaio fotográfico traz um novo olhar sobre a maternidade